Haja paciência!

in #life5 years ago (edited)

Eu não sei vocês, mas eu fico impressionado em quanta energia (e principalmente, tempo!) as pessoas desperdiçam em discussões online. Um mar de futilidades que parece não ter mais fim!

Mr. Tie Guy

Seja em blogs / fóruns com assuntos específicos ou em plataformas sociais (Facebook, Instagram, Twitter, YouTube...), o ritmo dos atritos continuam a crescer de uma forma espantosa e em paralelo a isso, a paciência das pessoas em criar rinhas cibernéticas é algo de se admirar (não se sentido positivo, obviamente... mas sim, na disposição delas para fazer isso todo santo dia).

Geralmente, o gatilho é sempre disparado por algum assunto relevante (embora muitas discussões aconteçam pelos motivos mais fúteis possíveis), mas a intenção do debate logo se perde quando as pessoas deixam de discutir sobre o assunto em si e começam a defender apenas o seu próprio lado (sobrepondo a própria maneira de pensar sobre a maneira de pensar das outras pessoas).

No final das contas, fica o dito pelo não dito e um amontoado de palavras jogadas ao vento... Mas, no meio desse caminho ficam as farpas que acabam machucando várias pessoas e causando uma poluição visual incrível (palavras de baixo calão / xingamentos espalhados em várias frases).

Isso sem falar na constatação da falta de cognição e argumentação das pessoas que tanto desprendem de tanta energia para entrar em debates dos quais elas não tem a mínima ideia do que estão falando (e acreditam estarem certas pela simples conclusão de que o ponto de vista delas é único e imutável).

A cada dia está mais complicado entrar em redes sociais (se bem que eu praticamente não uso mais nenhuma mesmo) e encontrar algum conteúdo com debates de qualidade. Me parece que uma grande partes dos seres humanos perdeu justamente a capacidade que os difere dos demais animais: a habilidade de se comunicar através das palavras.

Sort:  

A normatividade agora parece ser algo como "conhecimento é ruim". Constantemente vejo ponderações razoáveis acerca de diversos assuntos, nos espectros político/ideológico que forem. As respostas, porém, atacam o senso crítico. A questão é: por quê? Que isso acontece é bem óbvio, mas o que leva a isso?

A miríade de motivos precisa ser avaliada. Tudo está interligado em maior ou menor grau. Mas qual é o cerne da questão? Será a má utilização das redes por parte dos usuários e grandes veículos? Um problema geracional? Reflexo do revisionismo histórico infundado? Ou da guinada desleal à extrema-direita que o mundo vem passando?

Mas acho que mesmo diante tantas questões, é importante manter a tentativa de diálogo, a crítica ao status quo, aos líderes, ao jornalismo (veja que não é questionar a função do jornalismo, mas a forma como ele qualifica e conduz as informações). Mesmo parecendo inútil, o questionamento permanece necessário - talvez mais do que nunca - mesmo que apenas uma pessoa em um milhão seja capaz de debater e pensar por si só. É aquela máxima: para quem não tem nada, metade é mais do que o dobro.

É preciso instigar a curiosidade. Aliás, para mim, a curiosidade é um dos elementos fundamentais na definição do ser humano. E hoje em dia, em tempos onde o "bom" indivíduo aceita passivamente e o "mau" contesta, questionar é um dos maiores atos de resistência.

Sem curiosidade... O que faz de nós seres humanos pensantes?

Como você mesmo disse: "... a curiosidade é um dos elementos fundamentais na definição do ser humano."

Uma arte que aprendi a viver nos últimos tempos: Não ler comentários nesses tipos de redes sociais, sites de notícias e por aí vai.

Isso é libertador e manter nossa saúde mental em dia =D

Posted using Steeve, an AI-powered Steem interface

Realmente, essa é uma regra de ouro... Haha!

This post was upvoted by SteeveBot!

SteeveBot regularly upvotes stories that are appreciated by the community around Steeve, an AI-powered Steem interface.

Coin Marketplace

STEEM 0.19
TRX 0.15
JST 0.029
BTC 63548.34
ETH 2646.78
USDT 1.00
SBD 2.74