[Portuguese Version] Em busca da eficiência no dia-a-dia

in #life6 years ago

hourglass-time-hours-sand-39396.jpeg

Penso que todos nós temos a consciência que o maior recurso que temos é o tempo. Não é o dinheiro, não são as posses que temos, mas sim o tempo. Porquê? Porque sem ele não podemos exercer atividades que vão gerar dinheiro, ou posses, ou outro tipo de recursos que iremos precisar no dia-a-dia. Portanto, se o nosso maior recurso é o tempo, como é que podemos maximiza-lo para conseguirmos fazer o maior número de atividades por dia?

Esta questão tem estado muito presente no meu dia-a-dia, visto que passei de uma fase da vida em que havia tempo suficiente para fazer tudo o que queria, para uma fase em que se tiver 4 ou 5 horas por dia para fazer os meus projetos, já é muito bom. Assim, gostaria de partilhar convosco algumas coisas que tenho andado a fazer para tentar ”ter mais tempo” com o pouco que já existe durante o dia.

Cuidar da saúde ajuda a manter a concentração


Para mim, este aspeto é, muito provavelmente, o mais importante. Tenho reparado que dormir às horas certas e ter uma alimentação equilibrada ajuda muito a manter a concertação durante o dia. Se mantivermos esta concentração constantemente, não iremos perder tempo com ações do género “o que é que eu queria fazer mesmo?”, otimizando assim o tempo que demoramos a concluir uma tarefa.

Outro aspeto importante aqui é criar o hábito de fazer exercício físico regularmente. Embora saiba que esta prática é muito importante, ainda não a consegui implementar na minha rotina diária. No entanto, pretendo que este seja o meu próximo passo.

Criar rotinas saudáveis


Ter uma boa rotina implementada é uma boa forma de aumentar a eficiência de tempo durante o dia. Penso que se conseguirmos traçarmos uma ordem de tarefas a executar todos os dias, então estes processos serão mais mecânicos e iremos tratar destas tarefas de forma mais rápida. Para além disso, noto que, no meu caso, se não fizer uma determinada tarefa numa certa ordem, irei dar conta que falta algo.

Por exemplo, ao sair de casa, vejo sempre se tenho o meu telemóvel e um pacote de lenços no bolso esquerdo das calças e a carteira e as chaves no bolso direito. Posso dizer que já tenho este hábito há mais de 8 anos e que se me esqueci das chaves de casa mais de 5 vezes é muito.

Neste tema das rotinas, ainda é importante frisar que para que uma rotina seja eficiente, é importante estar sempre à procura de novas formas para a melhorar.

Cortar na procrastinação | Aumentar a produtividade

É normal que depois de um dia de trabalho queiramos descansar e não fazer nada. Existe sempre aquele problema de começar a fazer uma tarefa que temos ou queremos fazer, mas é sempre preciso aquele empurrãozinho inicial. Mas já pensaram quanto tempo poderiam poupar se não cedessem à Dona Procrastinação?

O que tenho feito em relação a este caso é conseguir olhar para um projeto como “não fazer nada”, e ao mesmo tempo produzir descansando. Por exemplo: neste momento, estou a desenvolver uma aplicação relacionada com as criptomoedas nos meus tempos vagos, e para mim, considero esta ação como produtiva e para mim é um tipo de descanso, ou pelo menos não me custa nada em começar.

Ou seja, se tiverem alguma atividade que considerem que seja produtiva e que a façam descansados, como ver um documentário ou ler um livro, então ótimo! Mas este “descansar e ser produtivo” por vezes também pode ser apenas uma boa noite de sono. Isto porque às vezes mais vale recarregar as “baterias” para que o dia seguinte seja mais produtivo do que insistir e não aproveitar o tempo. Tudo isto é bastante subjetivo, tendo em conta as motivações e a situação da pessoa em questão.

Imagem 1 | Fonte

Obrigado por lerem


Penso que para já é tudo o que tenho feito para aumentar a minha produtividade/eficiência de tempo no meu dia a dia. Espero que tenham gostado!
E vocês? O que fazem para melhorar a vossa produtividade?

Gostaria mesmo de saber para ver se juntos conseguíamos ser mais eficientes no nosso dia a dia!
Se tiverem alguma questão ou feedback, sabem o que fazer!
Se quiserem saber mais sobre mim e sobre o meu trabalho, passem pela minha página do Steemit!

Até breve,
Shaden

Sort:  

Procrastinar no steemit pode? To aqui cheia de coisa pra fazer, e to no steemit lendo e comentando nos posts. 🤦🏻‍♀️

A meu ver, se considerar ler e comentar no steemit como algo produtivo, então não vejo porque não. Claro que se houver coisas para fazer mais importantes que ler e comentar no steemit, eu despacharia o mais importante primeiro.

Obrigado pelo comentário!

Coin Marketplace

STEEM 0.30
TRX 0.12
JST 0.033
BTC 63924.41
ETH 3120.23
USDT 1.00
SBD 3.88