Planos para 2019?

in life •  17 days ago

Olá Steemianos!

Que tal de época festiva? Tudo bem?
Se ainda estiverem magros continuem a celebrar até ao dia de Reis. Para mim já chega :)


Gostam desta fase dos balanços, planos, objetivos e afins?

start-line-3449607_1280.jpg

Em tempos não gostei.
Depois passei a apreciar.
Há pouco tempo adorava.
Agora acho tão natural que não aprecio propriamente mas tornou-se tão benéfico para mim que acabo por fazer tudo quase automaticamente sem grande dispêndio de energia.

Há quem faça grande alarido disto.
Há quem fuja a sete pés.
A maior parte das pessoas não faz balanços nem planos nunca, porque havia de fazer na mudança de ano?!


Para os principiantes é caótico.
Ou fazem balanços com muita anestesia para parecer que tudo correu bem ou desistem a meio do exercício quando percebem que muita coisa correu mal.

E a preparar o futuro ainda é preciso mais experiência porque é fácil deixar de assentar em factos e previsões prováveis e começarmos a propôr-nos objectivos irrealistas que só servem para no ano seguinte ficarmos desesperados na altura de fazer o balanço.

Definir os objectivos só por si, pode ser uma confusão. Se começamos só a pensar em coisas que queremos mudar e lhes chamamos objectivos, misturamos objectivos principais com secundários, com metas, actividades, tarefas, etc. "Gastar menos dinheiro" e "comer menos vezes fora" ou "chegar a horas ao trabalho" e "ser promovido" são coisas relacionadas mas diferentes que facilmente se misturam quando a experiência de planeamento é pouca.

E o orçamento anual?
Outra dor de cabeça! Estarão alguns a perguntar porque raio é que eu faço um orçamento anual...

Pois, pode soar a picuinhas nerd do planeamento.

Uma prática básica que comecei há alguns anos para identificar para onde o dinheiro fugia foi fazer um excel onde apontava tudo. Nos primeiros tempos convém ser obcecado e não deixar fugir nada. Depois de perceber os padrões, os menos disciplinados podem folgar um pouco a prática sem que daí advenham grandes problemas.
A tabela tem uma parte de receitas e a muito importante parte de despesas dividida por rubricas e sub-rubricas, "Supermercado", "Combustível", "Férias". Cada um fará as que entender.
Ao fim do ano, percebendo quanto gastei em quê e antecipando o estilo de vida que terei no ano seguinte, é fácil fazer um orçamento. Ou pelo menos torna-se mais fácil a cada ano evitar orçamentos rectificativos!!!

Não prometo que seja divertido mas que dá jeito, dá!


E depois é só fazer as contas para saber quantos posts têm de fazer à cotação actual para pagar as férias em Bora Bora. Palpita-me que são uns quantos...
bora-bora-701862_1280.jpg


Bom 2019!!


RMach

Authors get paid when people like you upvote their post.
If you enjoyed what you read here, create your account today and start earning FREE STEEM!
Sort Order:  

Bom Ano! :)
Espero que Bora-Bora se concretize ;)

Posted using Partiko Android

·

Ahah not a chance!

Bom ano!

Posted using Partiko Android

·
·

😉

Posted using Partiko Android