Um altruísmo aqui, uma barganha acolá

in #lifelast year

“Quem dá, não deve lembrar. Quem recebe, não deve cobrar.” Escutei algumas vezes na minha vida essa frase. Acabei me lembrando dela esses dias, navegando no LinkedIn. Uma das pessoas que sigo perguntou: “Não é melhor pagarmos pelas coisas em vez de ficar devendo favor?”

Achei interessante o questionamento porque já pensei nisso, não exatamente assim, mas algo próximo. O mais curioso foram os comentários na publicação. Alguns diziam que tinham até medo de aceitar favores. O receio seria o custo posterior, não equivalente com ajuda prestada.

Quando penso em não aceitar favores não é exatamente pelo medo das cobranças futuras, mas pela qualidade do trabalho prestado. Tive experiências não muito boas. Entre elas, serviços feitos de qualquer jeito e às pressas. Porém, nesse caso, não necessariamente pode ser um indicativo de má vontade, considerando que muitas tarefas pagas também deixam a desejar.

altruismo.jpg

Como seres individualistas, o tempo todo estamos querendo ganhar vantagens nas situações, até mesmo quando fazemos favores. Eles deveriam ser inegociáveis e frutos de uma ação altruísta.

Infelizmente, essas percepções acabam funcionando melhor na teoria. A maioria tem dificuldade em praticar o amor - fazer sem querer nada em troca. De qualquer forma, como será que se sentem os que cobram pelas suas horas de dedicação?

Por outro lado, devemos mesmo nos sentir em dívida quando recebemos favores? Já ouvi pessoas dizendo que sempre que recebem uma vasilha com comida, devolve não apenas lavada, mas com outra comida dentro. Particularmente, paro no lavada e nunca me senti mal por isso ou pensei na continuidade da atividade depois disso.

É incrível como existe uma tendência para criar regras para absolutamente tudo. Comportamentos e sentimentos deveriam ser algo natural, involuntário assim como a batida do nosso coração. Mas, não. O tempo todo estamos sujeitos ou com medo de julgamentos.

Por isso, uma ação altruísta acaba se tornando um receituário, um manual de conduta ou simplesmente uma barganha.

Sort:  

Parabéns, seu post foi selecionado pelo projeto Brazilian Power, cuja meta é incentivar a criação de mais conteúdo de qualidade, conectando a comunidade brasileira e melhorando as recompensas no Steemit. Obrigado!

footer-comentarios-2.jpg

Não sei o significado de barganha 😅
Mas dar e receber também é um bom princípio! 😃

Posted using Partiko iOS

hahaha barganha significa troca

Posted using Steeve, an AI-powered Steem interface

Hi @leticiachiantia!

Your post was upvoted by @steem-ua, new Steem dApp, using UserAuthority for algorithmic post curation!
Your UA account score is currently 2.634 which ranks you at #15603 across all Steem accounts.
Your rank has dropped 79 places in the last three days (old rank 15524).

In our last Algorithmic Curation Round, consisting of 366 contributions, your post is ranked at #326.

Evaluation of your UA score:
  • Only a few people are following you, try to convince more people with good work.
  • The readers like your work!
  • Try to work on user engagement: the more people that interact with you via the comments, the higher your UA score!

Feel free to join our @steem-ua Discord server

This post was upvoted by SteeveBot!

SteeveBot regularly upvotes stories that are appreciated by the community around Steeve, an AI-powered Steem interface.

Coin Marketplace

STEEM 0.18
TRX 0.03
JST 0.025
BTC 18693.04
ETH 569.52
SBD 3.09