AMA da KuCoin - Suterusu (SUTER) - Transcrição completa

in #kucoin4 years ago

01.jpg

Caros usuários da KuCoin,

Hora: 9 de junho de 2020, 17:00-18:00 (UTC+8) / 6:00-7:00 (GMT-3, horário de Brasília)

A KuCoin organizou uma sessão AMA (Ask-Me-Anything) com a Suterusu no Grupo Oficial de AMA da KuCoin no Telegram.

Convidado: Sr. Huang Lin, diretor de tecnologia da Suterusu

Introdução à Suterusu


O projeto Suterusu foi criado em agosto de 2019. Ele integra um esquema ZK-SNARK confiável e de última geração com provas de tamanho quase constantes, geração e verificação eficientes de provas.

A Suterusu também apresenta a Suter Virtual Machine (SuterVM), que suporta blockchains de contrato inteligentes como o Ethereum.

O projeto também possui uma missão máxima: fornecer liquidez com privacidade incorporada em diferentes blockchains.


Perguntas e respostas da KuCoin

P: O que é Suterusu?


R.: Suterusu traz a privacidade no nível da ZCash para qualquer plataforma ou aplicativo blockchain. Ele integra um esquema ZK-SNARK confiável e de última geração com provas de tamanho quase constantes, geração e verificação eficientes de provas. A Suterusu também apresenta uma Suter Virtual Machine (SuterVM) que suporta blockchains de contrato inteligentes como o Ethereum. A Suterusu é um protocolo de proteção à privacidade voltado para o futuro, construído com tecnologia inovadora.


P: O que é a web 3.0 e por que precisamos da Suterusu na web 3.0?


R.: A Web 1.0 era uma Internet "somente leitura"; a web 2.0 evoluiu para uma Internet de “leitura e gravação”. Bilhões de usuários podem participar da economia da Internet, mas o que temos é uma Internet desequilibrada e monopolista da perspectiva do benefício econômico. Os gigantes da Internet conquistaram a maioria dos dividendos da economia digital, deixando os usuários individuais como produtores de dados. Os usuários se tornaram o produto.

Dr. Gavin Wood, ex-CTO da Ethereum, fundador da fundação web 3.0, apontou que a Web 3.0 é um conjunto de protocolos inclusivos que fornecem blocos de construção para desenvolvedores de aplicativos. Esses componentes não apenas substituem as tecnologias tradicionais da Web como HTTP, AJAX e MySQL, mas também fornecem uma nova maneira de criar aplicativos.

A Web 3.0 envolve funcionalidades básicas, como armazenamento de dados, proteção de privacidade e autenticação de identidade. Todos eles precisam ser implementados como módulos funcionais. Esses módulos demandam mais a infraestrutura subjacente, como abertura, descentralização e segurança. Comparado a protocolos focados em outras funcionalidades, os protocolos de proteção à privacidade podem desempenhar um papel vital na construção dos direitos de propriedade de dados.

A tecnologia Blockchain, sem dúvida, é um elemento fundamental para a web3.0. Essa também é a principal razão pela qual vemos vários projetos interessantes da Web 3.0 saindo da esfera da blockchain. A figura a seguir mostra aproximadamente o estado atual do processo de construção.


Quais são as principais características da Suterusu?


R.:

  1. O zk-ConSNARK original da Suterusu é mais seguro sem a necessidade de "configuração confiável" e mais escalável devido ao seu menor tamanho de zkp;

  2. Em termos de aplicação, a Suterusu pode fornecer serviço de proteção de privacidade para as principais criptomoedas, como BTC e ETH e é mais adaptável aos aplicativos DeFi em comparação com Zcash e Monero;

  3. Em termos de token economy, a quantidade total de SUTER é constante, reduzida pela metade com um halving a cada dois anos e tem a menor taxa de inflação entre as principais moedas anônimas.


P: Quantas vantagens técnicas da Suterusu em comparação com o Zcash e outros projetos de computação em privacidade


R.: O primeiro é a prova de zero conhecimento sem configuração confiável.

Nós conversamos muito na série anterior sobre configuração trustless. A etapa de configuração confiável do esquema de prova de conhecimento zero envolve informações de trapdoor, que são equivalentes à chave privada em um esquema de assinatura.

Sabemos que, uma vez que a chave privada no esquema de assinatura é roubada, um invasor pode usar a chave privada para gerar um número ilimitado de assinaturas legítimas.

Se mapearmos para o caso de prova de zero conhecimento, esse tipo de informação de trapdoor sendo roubada significa que um invasor pode gerar quantidades ilimitadas de provas legítimas de zero conhecimento.

Várias criptomoedas populares, como ZCash ou o protocolo de duas camadas aztec para plataformas de contratos inteligentes, são baseadas em um esquema de prova de zero conhecimento que requer uma configuração confiável. Mesmo executando um protocolo de computação seguro com várias partes pode reduzir o impacto de uma configuração confiável, na verdade, não resolve o problema. Ele ainda fornece apenas um nível de segurança limitado.

Além disso, as suposições matemáticas nas quais o protocolo Zcash à prova de conhecimento zero se baseia não são padronizadas e foram propostas apenas recentemente. Sua segurança não foi totalmente investigada. Existem muitas controvérsias sobre sua segurança na sociedade matemática. Portanto, mesmo de uma perspectiva puramente matemática, a segurança desses esquemas de prova de conhecimento zero permanece questionável.

A prova de conhecimento zero implementada pelo Suter Mirage 1.0 não requer uma etapa de configuração confiável. Todos os parâmetros envolvidos na etapa de configuração são selecionados aleatoriamente a partir dos elementos de grupo correspondentes através de um processo transparente. A implementação do nosso algoritmo de prova de conhecimento zero está no repositório público. Qualquer um pode verificar isso checando nosso código.

Por fim, o esquema de prova de conhecimento zero usado nesta rede de teste é baseado em uma suposição padrão de logaritmo discreto, que também é a suposição subjacente de vários esquemas criptográficos que foram amplamente implementados na prática, portanto, sua base de segurança é muito sólida.

A segunda vantagem é nossa base de bibliotecas de códigos zkp para contratos inteligentes.

Atualmente, a implementação da biblioteca geral à prova de zero conhecimento no mercado visa, principalmente, servir à moeda de privacidade da camada 1, como zk-snark da ZCash, transações confidenciais de Monero, etc.

A principal diferença entre a biblioteca à prova de conhecimento zero para a plataforma de contrato inteligente e a biblioteca à prova de conhecimento zero para a moeda de privacidade da camada 1 é:

Sob o modelo UTXO da moeda de privacidade da camada 1, um esquema de compromisso digital é usado para proteger a quantia transferida para o destinatário. Se o destinatário da conta UTXO não puder abrir o compromisso digital, isso significa apenas que a conta UTXO específica não pode ser utilizada. Portanto, no modelo UTXO, o remetente não precisa fornecer uma prova de conhecimento nulo para provar a legitimidade da chave de criptografia ao enviar a secret key correspondente ao valor criptografado para o destinatário.

Principalmente por questões de usabilidade, o modelo de conta usado nas plataformas de contratos inteligentes simula o modo de trabalho de uma conta bancária, para que todos os valores de transferência no modelo de conta sejam eventualmente agregados em uma conta de usuário. Portanto, nesse modelo, mesmo que a chave aleatória do valor da transferência criptografada recebida por uma conta não possa ser aberta uma vez, isso implicaria que todos os outros valores recebidos da mesma conta não possam mais ser utilizados, porque a chave aleatória após a agregação pode não deve ser usada para abrir o texto cifrado correspondente.

Desta forma, a solução à prova de conhecimento zero para a plataforma de contrato inteligente precisa fornecer prova de conhecimento zero para a criptografia da chave da conta, a fim de atenuar os problemas mencionados acima. Isso significa que precisamos alterar a prova de consistência de transferência e a prova de intervalo correspondentes, respectivamente;

Também fizemos as modificações necessárias para impedir o ataque de repetição contra a plataforma de contrato inteligente, uma vez que difere do mecanismo usado para impedir ataques de gasto duplo em moedas de privacidade, como a Monero.

Nossa biblioteca preliminar de prova de zero conhecimento fornece prova de consistência de transferência e prova de limite para as plataformas de contrato inteligentes. A prova de consistência da transferência significa que a soma dos valores de entrada e dos valores de saída é igual em um contrato de transferência. A prova de alcance significa que a quantia envolvida em uma transferência pertence ao alcance correto e, portanto, garantiria que o atacante não pudesse lançar um ataque para imprimir moedas SUTER do nada.

A terceira vantagem é que a implementação do nosso cliente suporta a verificação formal.

O cliente testnet é escrito na linguagem OCaml, que tem sido amplamente usada na programação de contratos inteligentes. O principal motivo é que é uma linguagem de programação funcional, portanto é fácil escrever bibliotecas e ferramentas de desenvolvedor para verificação formal. A chamada verificação formal refere-se a abstrair o código do sistema em um modelo matemático e, com base em certos atributos e descrições predefinidos, fornecemos provas matemáticas para provar a correção do algoritmo e, portanto, verificar a segurança do sistema.

Devido aos fortes recursos do sistema de tipos de texto e ao gerenciamento de memória da linguagem OCaml, ela possui uma vantagem exclusiva no suporte à verificação formal. A comunidade técnica da linguagem OCaml é particularmente forte e existem muitas ferramentas que podem ser usadas para gerar código OCaml para verificação formal, como *F **, Coq, Why3 etc. As funções atualmente suportadas pelo cliente testnet incluem: criar um conta, realizar transferências, visualizar informações da conta, gerar uma assinatura e a prova de zero conhecimento correspondente.

Para soluções técnicas detalhadas, consulte o Yellow Paper: https://github.com/suterusu-team/Suter_yellowpaper/blob/master/Suterusu%20yellowpaper%20V%200.2.pdf


P: Quais são os cenários de aplicação da Suterusu?


R:. Nossos cenários de aplicação incluem:

1. Fintech

Transação anônima: o Bitcoin foi reconhecido como ouro digital pelo setor financeiro tradicional, e a demanda do misturador de transações por bitcoin aumentou significativamente. A Suterusu fornecerá uma transação de anonimato para BTC, ETH e outros cripto ativos.

Pagamento descentralizado: é provável que uma moeda estável e uma moeda digital legal atuem como um pagamento alternativo ao BTC. O Banco Popular da China propôs um conceito de anonimato controlável ou auditável em seu plano de DC/EP. A Suterusu fornecerá um serviço semelhante para o pagamento descentralizado.

DeFi: Com base na SuterVM, a Suterusu pode realizar um módulo de contrato inteligente muito mais sofisticado. Por exemplo, incorpora diferentes disposições regulamentares em diferentes países. A transparência dessas regras predefinidas é garantida enquanto a privacidade do pagamento ainda pode ser protegida.

2. Identificação de conhecimento zero

No protocolo de autenticação por senha amplamente utilizado no site atual, a identidade do usuário que faz login no site é imediatamente revelada ao webmaster. No entanto, se os usuários não usarem identificação de conhecimento, eles poderão garantir sua privacidade ao fazer login no site. A identificação de zero conhecimento também pode ser usada na votação, doação e leilão.

3. Escalabilidade

O ZK-snark permite que uma grande quantidade de informações seja compactada nas chamadas provas, e essas provas podem manter o mesmo tamanho, independentemente do número de entradas. Vitalik sugere que a tecnologia zkp pode trazer melhorias de desempenho para a estrutura Ethereum dezenas de vezes.


P: Quantos parceiros a Suterusu possui até agora?


R.: Certamente, a capacidade técnica da Suterusu atraiu fortes interesses de outras blockchains públicas e projetos DeFi:

Fizemos uma parceria com projetos públicos de blockchain, como NEO, IOST e Theta. A Suterusu criará um protocolo de proteção de privacidade da Camada 2 para esses projetos, e também trabalhamos com o economista-chefe da Dfinity em tópicos de pesquisa sobre governança on-chain;

Em termos de DeFi, a Suterusu desenvolverá uma cooperação estratégica com a STPT e a SWFT para trabalhar em conjunto no gerenciamento de ativos on-chain, ou seja, pagamentos interchain.

Também participamos da colaboração e discussão de pesquisas com pesquisadores do maior projeto de aplicativo descentralizado, o Basic Attention Token (BAT), que possui a maior base de usuários do mundo, com mais de 10 milhões de usuários ativos mensais; A Rede DOS também está realizando pesquisas sobre proteção de privacidade na blockchain com a Suterusu;

Em termos de pools de mineração de staking, a Kucoin, Hotbit, MXC, Lbank e Rockx criaram as atividades correspondentes de staking de SUTER. Com os esforços de várias empresas, a taxa global de SUTER atingiu cerca de 80%.


P: E a token economy da Suterusu?


R.: A quantidade total de token Suter é limitada e a produção é reduzida pela metade com um halving a cada dois anos. Entre eles, a equipe e a fundação responderão por 4,8% e 3,2%, respectivamente, contas privadas 16% e 76% do token Suter é produzido através da mineração por Staking. O token SUTER tem a menor taxa de inflação entre as moedas de anonimato mainstream.

Em 30 de maio de 2020, o token SUTER lançou um total de 1,27 B, o número de posições de staking é de 1,11 B e a taxa de participação de staking atingiu 87,4%. De outubro de 2019 a abril de 2020, a taxa de retorno anualizada real do staking de SUTER excede 50%.Além disso, a Suterusu também lançou o módulo de autonomia da comunidade SuterDAO. Entre eles está a proposta de autonomia comunitária №1. A taxa de participação do plano de reinvestimento automático de Staking chega a 93%, o que significa que mais de 90% dos usuários optam por recuperar e reinvestir automaticamente o SuterToken obtido pela mineração diária. Esses dados são suficientes para mostrar um alto grau de reconhecimento e consenso sobre a visão do projeto.


P: Como executar um node de validação da Suterusu e votar neles?


R.: Deposite 5 milhões de tokens SUTER e torne-se um candidato a node de validação;

O node de validação possui um modelo de negócios de pool de PoS e compartilhará as recompensas de staking de acordo com o "poder de mineração", calculado por "token de mortgage + token de votação" do node de validação;

Os usuários que votam podem receber de 10 a 20% de comissão para compensar o custo de operação do node.

Já possuímos 26 nodes de validação, incluindo MXC, Lbank e RockX;

Em fevereiro de 2020, a Alphabit, BlockGroup e Betterbit reinvestem no mercado secundário e a Curve Capital e a BlockX investem diretamente a Suterusu da mesma maneira.


P: Qual é o progresso do desenvolvimento da Suterusu?


R: O desenvolvimento da biblioteca de criptografia zk-ConSNARK foi concluído em março de 2020. Concluímos o desenvolvimento da testnet ocultando "o endereço de pagamento e o valor da transferência" e também desenvolvemos a mainchain do Suter com base no fork da biblioteca Substrate.

Planejamos lançar a Suter Chain 1.0 no final de 2020 e esperamos lançar pelo menos de 2 a 3 aplicativos na Suter Chain ao mesmo tempo.


P: Por que a Suterusu é o cavalo mais forte na corrida de criptomoedas anônimas em 2020?


R.: A principal diferença entre a Web 3.0 e o modelo tradicional da Internet é que a privacidade do usuário é levada em consideração no início do design do sistema, o que significa que algumas ferramentas criptográficas de ponta se tornarão a pedra angular de todo o sistema. Se o Bitcoin é a onda frontal do modelo tradicional da Internet, a moeda digital anônima é a poderosa onda inversa da Web 3.0, buscando o melhor equilíbrio entre privacidade do usuário e políticas de transparência. Com nossa tecnologia ZK-conSNARK original e nosso foco em fornecer a melhor proteção de privacidade possível para as principais criptomoedas e produtos DeFi, e a menor taxa de inflação entre as principais moedas anônimas, a Suterusu está no topo dessa onda.


P: Por que a Harmony precisa de recursos de privacidade


R.: O objetivo da Harmony é criar uma infraestrutura econômica justa e descentralizada para o mundo.

Como tornar os usuários livres e justos? Acreditamos que a primeira prioridade é colocar a privacidade do usuário em primeiro lugar, incluindo a privacidade da identidade e do comportamento do usuário.

Vimos muitos casos reais em que os usuários não estão sendo bem tratados por causa de todos os rótulos anexados a eles. Um é a ONE, no mundo do blockchain, a identidade de um usuário não deve estar diretamente relacionada à cor da pele, região, etc. Todo mundo é um indivíduo justo.

Na vida real, especialmente no momento do big data, rede de IA, as pessoas perderam o controle de sua privacidade. Todos estão sobrevivendo sob uma lupa de tecnologia, só podemos esperar que aqueles que dominam a tecnologia avançada, big chaebol, grupo etc, não sejam maus, não nos invadam por meio de nossa privacidade.

Mas isso é possível? Sem dúvida, esperava-se que o tigre largasse o alce e lhe desse uma saída.

Desista da ilusão de que a única coisa que um tigre pode fazer é cuspir os ossos de um alce e começar a procurar sua próxima presa.

Somente protegendo verdadeiramente a privacidade dos usuários, podemos alcançar verdadeira justiça e liberdade.

É por isso que a Harmony precisa de recursos de privacidade.


P: Então, por que a Harmony escolheu a Suteruse como parceiro?


R.: Encontramos as conquistas da Suteruse em proteção à privacidade e prova de zero conhecimento, de que a Harmony precisa.

A integração da Suterusu adicionará privacidade no nível do ZCash ao Harmony Protocol.

Ele integra um esquema ZK-SNARK confiável e de ponta com provas de tamanho quase constantes e geração e verificação eficientes de provas.

A Suterusu fornece proteção de privacidade para vários blockchains e dapps importantes, como BTC e ETH. Ao estabelecer um protocolo de camada 2 de preservação da privacidade sobre a blockchain Harmony, a Suterusu trará pagamento anônimo, transações confidenciais para a rede Harmony.

Por meio da corporação, uma preservação da privacidade da camada 2 completamente transparente do Harmony facilitará definitivamente o DeFi e outros aplicativos descentralizados de maneira mais suave.

Acreditamos que esse tipo de parceria expandirá nosso ecossistema e permitirá uma melhor ocupação de ativos confidenciais.O futuro da privacidade já está aqui, mas distribuído de maneira desigual.


P: Como está o Harmony e qual é o próximo passo?


R.: A Harmony é uma blockchain rápida e segura para aplicativos descentralizados. Nossa mainnet de produção suporta 4 shards de 1000 nodes, produzindo blocos em 8 segundos com finalização.

Nosso EPoS (Effective Proof-of-Stake) reduz a centralização, ao mesmo tempo em que apoia a delegação do staking, a composição de recompensas e a double-sign slashing.

Acabamos de lançar nossa mainnet de staking, que permite a verdadeira descentralização da tecnologia de sharding. Todos os detentores de ONE podem votar ao realizar o staking para determinar o Validador de diferentes fragmentos. O retorno esperado agora é de cerca de 40%.

As dificuldades de curto prazo da Ethereum são escalabilidade e segurança, que a Harmony resolveu com sharding e Proof-of-Staking.

O valor de longo prazo das plataformas abertas é a descentralização, com a qual a Harmony se comprometeu com milhares de nodes e desenvolvimento aberto.

Nosso próximo passo é o CrossFi, desenvolvimento aberto e privacidade auditável.

Você pode encontrar o nosso plano em https://harmony.one/plan e https://harmony.one/grants

A Harmony concentra-se em conectar economias de alto crescimento em países como China e Índia, daí o CrossFi para financiamento transfronteiriço. A Harmony continua sendo uma camada de infraestrutura; nossos parceiros locais atendem os clientes com produtos e conformidade específicos do país.


Perguntas do Público

P: Existe alguma diferença entre o Solidity ++ da Harmony e o Solidity do Ethereum?


R.: Adicionaremos mais recursos de privacidade no Solidity ++ da Harmony.


P: O que significa o algoritmo criptográfico ZK-ConSNARK, usado pelo projeto Suterusu? Você pode explicar em detalhes o ZK-ConSNARK e como ele funciona?


R.: A taxa de transferência máxima de um protocolo blockchain é determinada principalmente pelo tamanho máximo do bloco e pelo tamanho médio da transação, que é ainda mais determinado pelo tamanho do SNARK quando se trata de um protocolo blockchain que preserva a privacidade.

Existem principalmente dois tipos de esquemas ZK-SNARK usados no espaço cripto:

  • O Zcash tem um tamanho SNARK constante, mas requer uma etapa de configuração confiável, cujo comprometimento permitirá que o atacante imprima quantidades infinitas de Zcash do nada, sem a possibilidade de ser detectado [12, 4].

  • As criptomoedas sem configuração, como Monero, Grin e Beam, não são dimensionadas corretamente devido ao tamanho SNARK assintoticamente maior. Seu tamanho de prova permanece logarítmico mesmo após a adoção da muito elegante técnica Bulletproof [7].

Podemos literalmente "comer o bolo e tê-lo". Vemos duas rotas avançando para projetar esquemas ZK-ConSNARK:

  • A primeira direção possível é combinar provas probabilisticamente verificáveis com o esquema de compromisso de subvetor eficiente recentemente proposto [8, 5] sobre grupos de ordem desconhecida. No entanto, o provador, nesse caso, pode precisar executar cálculos redundantes para garantir a solidez do ZK-SNARK. Por outro lado, quando a declaração do ZK-SNARK é tão específica quanto uma transação confidencial com prova de intervalo, essa sobrecarga computacional extra pode ser aceitável. Também estamos trabalhando em um projeto personalizado de transação confidencial, inspirando-se em esquemas semelhantes baseados no grupo RSA.

  • Também podemos basear nosso esquema ZK-ConSNARK no esquema Spartan recentemente proposto [11]. O Spartan é uma variante sucinta do protocolo de verificação de soma, que é executado com um polinômio de baixo grau que codifica uma instância de satisfação do circuito. Seu tamanho de prova é k×n^{-c}, onde n é o tamanho do circuito aritmético e k é uma pequena constante.

É possível obter um tamanho quase constante de SNARK usando a estrutura Spartan, pois nosso esquema de pagamento confidencial possui uma declaração bastante simples para o esquema SNARK subjacente e c pode ser escolhido para ser suficientemente grande.

Como a principal funcionalidade técnica do nosso sistema é um mecanismo de pagamento anônimo para plataformas de contrato inteligentes, a aplicação do ZK-ConSNARK existente ao nosso sistema não é trivial. O usuário interessado pode verificar nosso Yellow Paper [Lin19] para descobrir como isso pode ser feito.

Yellowpaper 1.0 do Dr. Lin. Suterusu: https://github.com/suterusu-team/Suter_yellowpaper.


P: Por que do nome SUTER?


R.: Suterusu é a tradução de furtividade em japonês.


P: O SUTER tem algum plano de lançar sua própria mainnet?


R.: Planejamos lançar a Suter Chain 1.0 no final de 2020.


Artigo original: https://medium.com/kucoinexchange/kucoin-ama-series-suterusu-full-transcript-bea82dbd2f49


KuCoin_Horizontal_Green_small.png

Apoiada por gigantes do investimento estrangeiro, a KuCoin é a exchange escolhida por cinco milhões de usuários no globo!

Website: https://www.kucoin.com
Telegram: Português | Inglês
Twitter: Português | Inglês
Facebook: Português | Inglês

Coin Marketplace

STEEM 0.17
TRX 0.13
JST 0.027
BTC 61042.80
ETH 2605.92
USDT 1.00
SBD 2.65