AMA da KuCoin - Hubble Protocol (HBB) - Transcrição completa

in #kucoin3 years ago (edited)

01_pt.png

Caros usuários da KuCoin,

Data/Hora: 12:00-12:48 (UTC) / 09:00-09:48 (GMT-3) em 14 de fevereiro de 2022

A KuCoin organizou uma sessão AMA (Ask-Me-Anything) com o fundador do projeto Hubble Protocol, Marius Ciubotariu, no grupo global da KuCoin no Telegram.


Introdução do Projeto

O Hubble Protocol é uma plataforma financeira que cria serviços DeFi sustentáveis ​​na Solana. O serviço principal do Hubble gira em torno de um mecanismo de empréstimo com juros zero. Por uma taxa única de 0,5%, a stablecoin atrelada ao dólar do Hubble, USDH, pode ser emprestada em uma cesta de sete ativos, incluindo ETH, BTC e SOL. As bases para o Hubble foram lançadas durante o Solana Hackathon em 2021, durante o qual nosso fundador, Marius Ciubotariu, descobriu o potencial que as capacidades paralelas da Solana e Rust têm para protocolos de empréstimo e rendimento.

A segunda fase do projeto introduzirá produtos estruturados, pelos quais os ativos garantidos obterão rendimentos contínuos com o mecanismo de rendimento do Hubble. Na fase dois, o Hubble lançará as bases para um protocolo de rendimento abrangente em toda a blockchain Solana. A fase três do projeto envolverá empréstimos com garantias insuficientes. A visão do Hubble é colaborar com inovadores na Solana e além para promover a democratização das finanças e educar os usuários financeiros sobre o mundo de DeFi em rápida evolução.

Site: https://hubbleprotocol.io/
Twitter: https://twitter.com/hubbleprotocol
Telegram: https://t.me/hubbleprotocol


Convidado

Marius Ciubotariu, Fundador do Hubble Protocol

02.jpg

Marius Ciubotariu entrou na DeFi com quase uma década de experiência em finanças tradicionais. Tendo iniciado sua carreira como desenvolvedor freelancer, Marius começou a trabalhar no Morgan Stanley em 2013. Depois disso, em 2014, Marius passou a trabalhar na Bloomberg LP como especialista em Renda Fixa e Derivativos, tornando-se Engenheiro de Software Sênior em 2016. Em 2021 , Marius participou do hackathon Solana, onde foi apresentado ao whitepaper da Liquity, um artigo que ele achou fascinante e elegante. No entanto, Marius acreditava que a Solana e a linguagem Rust tinham um potencial ainda maior para um protocolo de empréstimo, onde uma maior variedade de ativos poderia ser aceita e um protocolo de rendimento mais extenso poderia ser implementado ao mesmo tempo. Assim, Marius, em combinação com Thomas Short, passou meses reunindo fundos e montando uma equipe e, em janeiro de 2022, o Hubble Protocol foi ao ar.


Perguntas da KuCoin

P: Em primeiro lugar, conte-nos sobre seu histórico. Como você chegou ao ponto em que é o líder do projeto Hubble? Como você entrou na programação e também nas finanças?

Marius: Sou engenheiro de software com experiência em fintech. Antes de trabalhar em cripto em tempo integral, eu estava trabalhando em um mecanismo de precificação de derivativos exóticos fazendo C++ e OCaml.

Comecei a programar quando comecei o ensino médio. Na Romênia, eles ensinam C++ na escola. Eu amei. Eu estava gastando muito tempo depois da escola codificando e construindo sites em php(!), mas eventualmente fui fazer uma faculdade de economia porque eu achava que já era um programador incrível (a arrogância!) e queria aprender outra coisa. Isso acabou me levando a ingressar na Bloomberg e aprender sobre derivativos financeiros e me apaixonar pela matemática por trás disso.

O Hubble começou como um projeto de hackathon em maio de 2021, uma época em que havia apenas um único tutorial onlina da Solana e “apenas” US$ 300 milhões circulando em sua blockchain. Mergulhei na Solana com o objetivo de satisfazer minha sede de escrever um pouco de Rust, sujar as mãos com contratos inteligentes e aprender sobre como o DeFi realmente funciona por trás do hype. Entrei com uma mente curiosa e encontrei muita coisa para saciar minha sede. A curva de aprendizado foi super íngreme, mas consegui conversar com muitos engenheiros inteligentes e experientes e desci a toca do coelho para aprender sobre escalabilidade, composição, etc. de blockchain, e ficou imediatamente óbvio que a Solana seria um dos grandes correntes do futuro.

Durante o hackathon, eu estava pensando que teríamos a chance de construir um novo ecossistema financeiro do zero, um que não seria atormentado por problemas de escalabilidade. Achei também que Rust seria uma espécie de barreira que filtraria grandes engenheiros (veja “Beating the Averages” de Paul Graham), e que, pelo meu conhecimento, me senti um pouco responsável por construir um instrumento financeiro sólido (primitivo) para o ecossistema.

Dada minha formação e a oportunidade, fazia sentido montar uma equipe e começar a construir. 7 meses depois, lançamos a rede principal, a equipe cresceu para cerca de 15 pessoas e ainda estamos crescendo e construindo.


P: Como você vê as pessoas interagindo com o Hubble? Por que alguém iria querer usar seu protocolo DeFi? Por que usar o Hubble em vez de outro serviço? Você pode nos mostrar passo a passo o que os usuários podem fazer quando estão no Hubble?

Marius: Acho que as pessoas virão ao Hubble em busca de uma solução para suas necessidades. No momento, os usuários em busca de liquidez extra podem emprestar USDH, que é o primeiro serviço lançado pelo Hubble, e continuaremos enviando novos serviços à medida que o cenário DeFi evoluir.

Digamos que você tenha SOL, BTC, ETH e queira mantê-los a longo prazo, mas precise de algum dinheiro para gastar em outras moedas e não queira vender esses holdings de longo prazo. Você pode ir ao Hubble, depositá-los e pedir emprestado USDH a ​​um custo fixo único.

Você receberá USDH, que poderá trocar por outras moedas no ecossistema Solana e comprar outras coisas como NFTs ou novos tokens de IDO.

Quando você voltar e pagar seu USDH, terá acesso total aos seus depósitos originais.

Isso basicamente deixa você "long" em seus tokens.

O Hubble oferece uma taxa de empréstimo única no momento. Depois de mais ou menos um mês, é mais barato pegar emprestado do Hubble do que de outros protocolos de empréstimo.

Da mesma forma, o Hubble permitirá que você continue ganhando rendimentos em seus depósitos, de modo que o empréstimo continue melhorando e, eventualmente, se pague.

No futuro, adicionaremos todos os tipos de estratégias de rendimento das quais seus depósitos podem participar. Essencialmente, isso permitirá que você selecione sua própria estratégia de rendimento para escolher como crescer em valor e se pagar.


P: Seu projeto é responsável por dois tokens: HBB e USDH. Qual é a finalidade desses tokens e como eles se encaixam no ecossistema geral do DeFi?

Marius: USDH é o token que você pode tomar emprestado ao depositar garantias. Ao reembolsar sua garantia em USDH, você obtém acesso total à sua garantia.

USDH é chamada de stablecoin, mas existem muitos tipos de stablecoins e você pode confundi-los facilmente. Não é o mesmo que USDC ou USDT ou UST. Estas também são stablecoins, mas servem a propósitos diferentes. Nossa stablecoin USDH, em particular, é eficiente em termos de capital para empréstimos e alavancagem, mas não é eficiente em termos de capital para pagamentos.

USDH é uma stablecoin que oferece exposição aos seus ativos, enquanto que, para essas outras stablecoins, você teria que vender seus ativos.

USDH é negociado em exchanges de stablecoins como Sabre ou Mercurial, e deve ser negociado a uma taxa de 1:1 com outras stablecoins. Caso contrário, seria arbitrado.

HBB é o token utilitário do protocolo. É utilizado para recompensar os usuários que agem de acordo com os objetivos do protocolo.

Se você depositar USDH para ajudar nas liquidações, receberá HBB, se fornecer LP, receberá HBB e, se bloquear seu HBB, poderá ganhar recompensas com base nas taxas de empréstimo.

O HBB servirá a outros propósitos como:

(1) dar melhores taxas de cunhagem para grandes detentores bloqueados

(2) votar

(3) NFTs para recompensas aprimoradas e assinaturas exclusivas em nosso canal no Discord

A coisa a lembrar é que o HBB não é "apenas mais um token de governança". Se você agir de acordo com os mecanismos projetados do protocolo, poderá ganhar recompensas, e o único mecanismo é bloquear seu HBB ou fazer o staking onde ele precisa ser feito.


P: O Hubble aceita sete ativos diferentes como garantia, mas existem milhares de tokens no mercado de criptomoedas. O Hubble expandirá o número de ativos que aceita como garantia? Em caso afirmativo, que tipos de ativos o Hubble aceitará?

Mário: Sim.

Depende do que os usuários precisam tomar emprestado. Para isso, estamos analisando os dados on-chain, conversando com as pessoas e descobrindo o que elas querem manter a longo prazo, ou o que querem alavancar. Fazemos pesquisas de mercado para garantir que tomamos decisões que beneficiem os participantes a longo prazo. Existem alguns protocolos de empréstimo que permitem que você faça empréstimos contra o SOL. Precisamos de outro, ou podemos competir lá? Esse é o pensamento que estamos empregando para esses tipos de perguntas.

No médio prazo, adicionaremos garantias que permitem que os usuários realmente ganhem um rendimento extra sobre eles. Estamos preparando algo especial, mas, eventualmente, você poderá depositar alguns de seus tokens e escolher a estratégia de rendimento à qual deseja delegar seu capital para ganhar dinheiro.

Atualmente, no roadmap, há alguns exemplos concretos:

(1) UST e derivativos de UST (como aUST)

(2) Alguns LPs

(3) Mais moedas básicas que as pessoas desejam manter a longo prazo, como LUNA, AVAX, BNB e alguns tokens de primeira linha da Solana


P: O espaço DeFi está evoluindo rapidamente. Seus documentos dizem que o Hubble é um projeto de longo prazo. Como o Hubble é um projeto de longo prazo neste ambiente em constante mudança? Que medidas o Hubble tomará para permanecer relevante para os usuários? O que você vê para o futuro do Hubble?

Marius: Acredito que o DeFi é e continuará sendo hipercompetitivo. Código aberto, barreiras de entrada mais baixas e muito dinheiro de VC dão a todos a chance de tentar sua mão e construir algo. Isso é incrível para os usuários, mas difícil para os fundadores.

Dada essa premissa, acredito que agora, o que distinguirá um protocolo que vem por um dinheirinho rápido versus um que está aqui para o longo prazo é a abordagem de construção de equipe e comunidade, e por equipe, quero dizer desenvolvedores e profissionais de marketing.

Existem dezenas de anúncios de startups levantando dinheiro diariamente, então é muito fácil encontrar ideias, mas você consegue executar bem, ter um bom time-to-market e construir uma comunidade em torno de sua ideia? Você consegue se manter competitivo após o lançamento da primeira versão da mainnet? Você será capaz de pivotar e encontrar um ajuste de produto ao mercado? Essa é a próxima parte difícil após o período de codificação inicial.

Estamos focando intensamente em construir uma equipe (devs e marketing) e encontrar o product-market fit, refinar nossa oferta, ter um roadmap ambicioso e conversar com nossos investidores para insights e parcerias.


P: Os Estados Unidos estão falando muito sobre a regulamentação de criptomoedas, DeFi e stablecoins. O que você pensa quando vê o Congresso dos EUA falando sobre stablecoins regularmente?

Marius: Não estou muito preocupado. É um desenvolvimento positivo, mas acho que muitas das discussões são equivocadas. Nem tudo que é negociado a $1 é igual, nem todas as stablecoins são iguais. Na verdade, nossa stablecoin é um derivativo e um ativo sintético mantido artificialmente atrelado por meio de alguns mecanismos. O USDH é apoiado por criptomoedas e é um produto derivado sintético, com garantia excessiva e mantido em paridade devido à arbitragem. É adequado para empréstimos e alavancagem, não para pagamentos.

Não é o mesmo que uma stablecoin lastreada em dólares. O problema com as stablecoins lastreadas em dólares reais (USDC, USDT) é que parece que há $1 milhão em uma conta bancária sem fazer nada. Ainda assim, de fato, eles se espelham on-chain e circulam livremente, permitindo que qualquer pessoa faça qualquer coisa com eles (quase, dados seus riscos de censura centralizada). Então, isso é um problema para os reguladores porque esses dólares são completamente pouco transparentes.

Com o Hubble, não há dólares reais apoiando o USDH. O USDH nem é uma stablecoin como o USDC; é uma besta diferente, mas ambas negociam em 1:1; essa é literalmente a única semelhança. Mas isso não os torna o mesmo tipo de ativo.

Não acho que a “regulamentação de stablecoin” afetará o USDH, mas a regulamentação específica de DeFi, potencialmente.


P: Que conselho você daria para alguém que quer entrar no DeFi hoje? Que conselho você daria a eles sobre o uso do Hubble?

Marius: Sim, a primeira coisa a saber é que as criptomoedas podem consumir tudo e ser difícil de penetrar inicialmente. Muita paciência e ceticismo é altamente recomendado. Por favor, eduque-se seriamente e não negocie muito até sentir que entende.

Em segundo lugar, em relação à negociação e preços - as flutuações diárias do mercado não são impulsionadas pelos fundamentos. No curto prazo, o mercado é muito impulsionado pela especulação, frenesi, hype e menos pelos fundamentos. Há muita informação privilegiada e negociação. Como tal, você deve saber que está jogando contra participantes muito capitalizados com uma grande vantagem de informações.

Se você acha que encontrou um token gema, certifique-se primeiro de que não é uma farsa e faça sua devida diligência na equipe e no produto. Se seu horizonte for de longo prazo, seu objetivo é encontrar produtos que continuem crescendo e estejam um pouco subvalorizados em comparação com suas avaliações futuras, ou produtos que gerem receitas diretamente (semelhante a dividendos no mercado de capitais).

Uma forma de fazer isso a longo prazo é buscar os produtos que foram testados em batalha, projetos que sejam transparentes e gerem receita. Dessa forma, você pode ser salvo de ser enganado, mas isso não significa que você está comprando barato ou que está subvalorizado.

Educação é fundamental, essencialmente, mas falar com as pessoas também. As pessoas no mundo cripto são super apaixonadas por compartilhar seus conhecimentos. Basta tocar nisso. Há tantos podcasts, boletins, blogs, entrevistas e grupos. A propósito, isso é NFA.

Venha para o nosso Discord, pergunte-nos o que o Hubble faz e como ele pode ajudar suas necessidades específicas, então tome uma decisão informada.


P: Conte-nos duas coisas que você realmente ama no Hubble e também uma coisa que você gostaria de melhorar.

Mário: Eu amo:

(1) Equipe e comunidade - muitas pessoas inteligentes e legais

(2) Que estamos no ar na mainnet e realmente fornecendo utilidade para alguns tipos de participantes do mercado (além da simples ação de preço do token)

Gostaria de melhorar nossa comunicação com a comunidade. Todos nós ficamos bastante esticados com o lançamento, mas acho que em breve teremos mais tempo para ter mais diálogos bidirecionais com pessoas da comunidade e pessoas curiosas sobre o Hubble.


Perguntas da Comunidade

P: Muitos projetos têm problemas com UI/UX, e este desativa novos usuários. Como você planeja melhorar a interação com novos usuários e usuários fora do espaço criptográfico?

Marius: Estamos trabalhando intensamente para melhorar a UI/UX. Temos um novo design em breve, tornando-o compatível com dispositivos móveis e adicionando tutoriais e assistentes. Continuaremos construindo até que alguém possa entender.


P: Onde posso comprar seus tokens agora? Qual é o seu contrato atual e como posso comprá-los?

Marius: KuCoin!


P: Quantos anos tem o seu projeto? Quais são os principais planos pela frente? Você poderia nos mostrar uma imagem do seu roteiro?

Marius: O roadmap será publicado esta semana, mas essencialmente inclui:

(1) Mais tokens como garantia

(2) Estratégias de rendimento nos tokens

(3) Produtos estruturados (mais um projeto separado)


P: Quantos membros da equipe você tem? Eles têm experiência suficiente no campo blockchain? Eles têm alguma experiência trabalhando em projetos de criptografia e não cripto?

Marius: Temos cerca de 8 desenvolvedores em tempo integral e 5 de marketing em tempo integral, e crescendo. Muita experiência em criptografia e não cripto, muita experiência em finanças e tecnologia.


P: Você considerou os comentários ou solicitações da comunidade durante a criação de seu produto para expandir novas ideias para seu projeto? Muitos projetos falham porque o público-alvo e os clientes não são compreendidos. Então, gostaria de saber quem são os consumidores ideais para o seu produto?

Mário: Sim. Lançamos um programa de recompensas de bugs devnet, que usamos para obter feedback dos usuários em troca de tokens HBB. Ainda está em andamento.


P: Staking é uma das estratégias que atraem usuários e os mantêm no longo prazo. Seu grande projeto tem planos de staking?

Marius: O staking está ativo no momento. Confira em https://app.hubbleprotocol.io/staking.


P: Vocês se sentem satisfeitos ao ver seu progresso e conquistas até agora, quando olham para o dia em que começaram este projeto?

Mário: Sim, 100%. É ótimo que a coisa que trabalhamos tanto para construir esteja no ar e usada por pessoas reais. Isso nos dá confiança e motivação para continuar construindo.


Distribuição

A KuCoin e o Hubble Protocol prepararam um total de 1.200 HBB para distribuir aos participantes da sessão AMA.

  1. Perguntas da Comunidade: 45 HBB
  2. Atividade AMA: 1.155 HBB
    Atividade 1 - Quiz: 900 HBB
    Atividade 2 - Palpite de Preço: 180 HBB
    Recompensas de participação: 75 HBB

Artigo original: https://www.kucoin.com/blog/en-kucoin-ama-with-hubble-protocol-supercharging-liquidity-on-solana


KuCoin_Horizontal_Green_small.png

Apoiada por gigantes do investimento estrangeiro, a KuCoin é a exchange escolhida por dez milhões de usuários no globo!

Website: https://www.kucoin.com
Telegram: Português | Inglês
Twitter: Português | Inglês
Facebook: Português | Inglês
Medium: Português | Inglês

Não possui uma conta ainda? Registre-se AQUI

Coin Marketplace

STEEM 0.17
TRX 0.15
JST 0.028
BTC 60051.08
ETH 2417.58
USDT 1.00
SBD 2.43