Existe uma coisa que não aprendi na escola...

in #introduceyourself8 years ago (edited)

Capturadetela2016-07-1918.49.253b4c6.png


Existe uma coisa que não aprendi na escola e sempre que meus pais tentavam me ensiná-la eu achava aquilo uma grande besteira, coisa de gente velha, sabe. Esta coisa se chama a 'A difícil arte de viver o lado positivo da vida'. E como ter sucesso fazendo isso.

Capturadetela2016-07-1918.49.13fda28.png

Todo mundo esta cansado de saber que viver é foda. Viver feliz e satisfeitos com nossas escolhas é mais foda ainda.

No meio deste turbilhão de emoções que foram meus últimos 15 anos - sim, estou considerando que a vida só começou a ficar estranha depois dos 20 - os últimos 3 anos da minha jornada foram essenciais na mudança de mindset que precisava para começar a viver em harmonia com meus sentimentos.

Em 2013, no meio da onda do “Faça o que você ama” comecei a procurar por algo que pudesse me ajudar na busca da minha vocação. Foram muitas horas lendo blogs, posts, videos do youtube, livros de auto-ajuda até me deparar com um site que tinha a seguinte chamada como destaque:

“Disturb de Universe”

Putz! É isso! - pensei.

Quem mais atém de mim poderia estar disposto a causar este “Distúrbio no Universo”? Sempre me senti um incompreendido, alguém que nunca alinhava as escolhas com as do resto dos amigos e parentes. Foi então que a Exosphere entrou na minha vida.

Comecei 2014 me preparando para viver uma experiência de 3 meses no Chile, local onde o bootcamp de empreendedorismo da Exosphere seria ministrado.

Esta experiência em detalhes é um capitulo a parte e até escrevi um texto falando do primeiro dia desta jornada que você pode ler aqui.

uploads_2F1447461990778-qlbgm1sntbg-c4c4a076d9730e4a7e079af8da6557fa_2FUKBM532820151113-2846-1byvczc52a01.jpg
É assim que se faz um belo "Disturb the Universe". Construindo castelos de areia!

Não foi uma escolha fácil, afinal, foram 3 meses em um país estranho com pessoas do mundo todo discutindo temas filosóficos em paralelo com atividades ligada a empreendedorismo e carreira.

O que mais me marcou foi que finalmente eu havia encontrado pessoas que estavam na mesma sintonia que eu e sofriam dos mesmos problemas.

Os problemas

Vivemos num mundo diferente hoje, onde as escolhas não mais se baseiam em modelos simples como: estude, se forme, trabalhe, case, tenha filhos, se aposente e deixe um legado pra sua família. Para mim, o maior problema deste modelo não era a ordem das coisas e sim o conteúdo que cada elemento traz.

uploads_2F1447462085004-epp0lnuaezi-c4c4a076d9730e4a7e079af8da6557fa_2FXAYM441120151113-2879-ciq2x3fbbad.jpg
Construindo Apps ao ar livre em uma universidade abandonada. Quantas legendas cabem neste momento?

Estudar em um modelo arcaico, com uma hierarquia burra e sistemas de ensino baseados no século passado. Trabalhar em empresas quadradas numa metropole infernal, consumindo a valiosa juventude em busca de estabilidade financeira que sustente tudo de supérfluo que uma grande cidade pode oferecer já não me convence mais. Não vou nem entrar no tema família, apesar de me considerar um cara que adoraria ter esposa e filhos, não me vejo vivendo esta rotina tão cedo. Quem disse que precisa ser aos 30?

As alternativas (a solução?)

Okay, isso é lindo, mas o que devo fazer? Largar tudo que construí e sair por ai encontrando o sentido da vida?

Infelizmente a realidade é que não é possível viver somente daquilo que você mais ama fazer, ou melhor, é possível, mas não da maneira romântica que imaginamos.

uploads_2F1447462723101-710iq9c0bjy-c4c4a076d9730e4a7e079af8da6557fa_2FJOBG200520151113-2846-1kapskf072d2.jpg
Este sou eu, vivendo um dia romântico e indo estudar na Exo

O sofrimento é parte de todo o grande processo que é a vida. Nada mais fácil de ilustrar esta situação do que o velho ditado que diz “É preciso quebrar os ovos para se fazer uma omelete”, mas tudo fica extremamente mais fácil quando você encontra coisas que façam sentido de serem realizadas.

Sentar com pessoas de diversos países para discutir temas como amor e anti fragilidade, abrir meu coração em meio de dezenas de estranhos ao mesmo tempo que se conversa sobre MVP (Produto Mínimo Viável - do inglês minimum viable product) ajudou a tirar a minha mente da forma imposta a mim pela sociedade/família desde que nasci. O resultado, hoje sinto que vivo com escolhas mais concientes e sigo tranquilo dentro das minhas próprias regras.

Essa é a minha forma de causar um Distúrbio no Universo. De trazer para o mundo o meu melhor lado e com isso melhorar a minha própria vida. A fórmula não é mágica, requer dedicação e tempo para encontrar as perguntas certas que irão lhe guiar para as respostas certas. Mas vivendo a experiência da Exosphere tive a oportunidade de dar o primeiro passo.

E você? Se identifica de alguma forma com que escrevi?

Como pude comprovar no Chile não estou sozinho nesta estrada.


Gostou do que leu? Então aperta o up aí em baixo e compartilhe ;)

Sort:  

Welcome to Steemit! I hope your posts and earnings are plentiful!


"Be yourself; everyone else is already taken."-- Oscar Wilde

Vivir é doado se non te fas preguntas.
Pola contra o coñecemento e a percura de un lugar onde deberías estar a gusto con vc da a felicidade. ¿non é?
Saúde e apertas.

Coin Marketplace

STEEM 0.18
TRX 0.16
JST 0.030
BTC 63091.92
ETH 2469.23
USDT 1.00
SBD 2.67