Breves reflexões de quem estava off

Hive, Proof of Brain, PeakD, Cos.tv, Lbry, Noish.cash, Leo Finance… Qual mais? Ou só o bom e velho Steemit?

Depois de cinco meses desconectada daqui, os nomes acima foram os que consegui garimpar. Para quem está off, parece que tudo mudou tanto, mas dando uma espiada nas plataformas, a sensação que fica é que tudo está apenas se desenvolvendo.

Fiquei com a impressão que temos VÁRIAS novidades, mas os problemas antigos não mudaram - ainda falta uma quantidade expressiva de brasileiros que esteja engajada (entenda isso de uma forma bem ampla).

Os antigos de Steemit

O Steemit recebe ou, melhor, recebia os mais variados perfis de usuários, desde os experientes investidores de criptos até os mais leigos que não sabiam nem como sacar o steem e chegaram até aqui por indicação de alguém. Independente do perfil, a maioria era atraída pela remuneração.

Quem chegou em 2016 conseguiu pegar um BOM dinheiro.

Até mesmo eu, que entrei em agosto de 2017, consegui uma boa grana no começo. O tempo passou e todo mundo sabe o que aconteceu. Os valores despencaram, desânimo ou outras prioridades da vida e novas opções surgindo.

WhatsApp Image 2021-10-21 at 13.05.30.jpeg
Foto: Letícia Chiantia

Novas possibilidades

As novas plataformas são ótimas para o desenvolvimento do sistema, mas ainda sinto que os problemas antigos vividos por aqui persistem. Entre tantos, para mim, o pior deles é a falta de informação e divulgação de tudo isso.

Lembro que quando eu entrei no Steemit, eu aprendi tudo na raça e também com ajuda de alguns usuários solidários. Na época, existiam alguns tutoriais em português, mas eles não eram nada didáticos para um leigo total no assunto.

Hoje em dia, procurando informações atualizadas sobre tudo que está rolando também não encontrei nada relevante. Então, eu fico pensando: será que vai ser sempre assim um fork atrás de fork, novas plataformas com pouco diferenciais e fracas em desenvolvimento?

Perguntas sobre as redes sociais na blockchain

O maior foco em ganhar dinheiro vai continuar falando mais alto e, aos poucos, estratégias para enganar as plataformas vão tornar o sistema insustentável ou chato?

Será que um dia teremos o Instagram da blockchain? Uma rede social fácil, intuitiva e amigável para qualquer usuário? Sem cobranças disso ou daquilo?

Claro, que nada é mil maravilhas… E ninguém pode descartar danos mentais e outros problemas que já são relatados nas redes sociais mais famosas.

Mas, por enquanto, só penso em uma plataforma de entretenimento na blockchain que tenha uma interface legal e seja fácil de começar a usar. Melhor ainda se puder remunerar com um valor minimamente atrativo para qualquer perfil de usuário.

Sort:  

Hi, @leticiachiantia,

Thank you for your contribution to the Steem ecosystem.


Please consider voting for our witness, setting us as a proxy,
or delegate to @ecosynthesizer to earn 100% of the curation rewards!
3000SP | 4000SP | 5000SP | 10000SP | 100000SP

Bem vinda de volta ao Steemit! Enquanto as novas plataformas forem apenas cópias, acho que não teremos um Instagram da blockchain pois já chegam atrasadas. Talvez seja mais provável vermos o Instagram incorporando tips em cripto e NFTs, como parece já ocorre no Twitter (tips com BTC). Aliás, o que tem mais chance de pegar são justamente as invenções como NFTs, games play to earn e DeFi, mas nem sempre estas coisas estão relacionadas com redes sociais e conteúdo. Valeu! Saúde, sucesso e boa sorte mais uma vez!

Obrigada, sim tem razão!

Coin Marketplace

STEEM 0.18
TRX 0.14
JST 0.030
BTC 58665.81
ETH 3153.57
USDT 1.00
SBD 2.44