Chá Matcha e seus benefícios

in #health7 years ago (edited)

O que é o chá Matcha e por que eu vou adicioná-lo a minha alimentação

Matcha é uma espécie de chá verde em que tem um cuidado especial por 3 semanas antes da colheita de sua erva. Esse processo é deixar elas crescerem na sombra, pois a exposição de raios ultra violetas reduzem muito os nutrientes compostos na erva. Sendo assim matcha tem muito mais propriedades anti-oxidantes do que chá verde comum.

Matcha também é rico em cafeína e teanina (um composto relaxante que modera a cafeina). Cafeína e teanina tem um efeito nootrópico quando combinados. Promovem um estado de alerta e tranquilidade em seu corpo, além de maior resistência mental, e melhora na memória de curto prazo e tempo de reação mais curto.

Outros benefícios do chá Matcha

O chá matcha tem diversos outros benefícios mas o meu principal interesse é na fonte de energia que ele proporciona, todo resto é um excelente bônus. Segue alguns dos outros benefícios que podem ser do seu interesse.

Antioxidantes

  • Chá de Matcha contém vários antioxidantes, polifenóis, EGCG, L-teanina que contribuem coletivamente para impulsionar a defesa imunológica do corpo e ajuda a oferecer proteção contra vários antígenos.
  • Os antioxidantes capturam os radicais livres e fazem com que essas moléculas não fiquem soltas no organismo danificando as células. Com isso, os antioxidantes previnem as doenças que são causadas por esses danos celulares, além de melhorarem a saúde do sistema imunológico.
  • Os antioxidantes são valiosos para manter um metabolismo saudável e isso é bom para qualquer um, mas principalmente para quem tem diabetes tipo-2, pois o mesmo ajuda na redução dos níveis de triglicérides, colesterol e teor de glicose hepática nos indivíduos diabéticos

Saúde Cardiovascular

  • Chá Matcha é o mais rico em epigalocatequina galato (EGCG) dos chás verdes que existem e essa substância ajuda na manutenção da saúde cardiovascular.
  • A grande presença de EGCG ajuda a manter os níveis de colesterol baixos pois ela ajuda a reduzir a acumulação de lipídios e promove autofagia nas células endoteliais vasculares.

Desintoxicação

  • A clorofila presente no chá acentua a sua eficácia no processo de limpeza do corpo. A clorofila é um excelente desintoxicante que ajuda na limpeza do sangue. Isso ajuda a manter a alcalinidade do sangue e tecidos.

Proteção contra infecções

  • A grande presença de EGCG também ajuda no combate contra infecções bacterianas, virais e fúngicas diversas.
  • o EGCG se liga à membrana lipídica e exerce a sua ação inibidora contra o crescimento de vários agentes patogênicos humanos importantes, incluindo o vírus da gripe, vírus da hepatite B e C etc.

Saúde gastrointestinal

  • Combinar chá é útil para o tratamento de distúrbios gastrointestinais. O estudo realizado neste domínio revelou que o consumo de Chá de Matcha estimula a excreção fecal e ajuda o corpo a se livrar de substâncias químicas nocivas e toxinas.

Uso pessoal do chá

Eu pessoalmente tenho interesse nas propriedades energéticas do chá mas também tenho problemas de saúde gastrointestinal então é um grande bônus. Atualmente consumo chá de menta para ajudar no meu intestino e no meu refluxo. Chá matcha é algo que ainda não incluí em minha vida mas pretendo fazer ainda essa semana, já tenho algumas receitas pretendo fazer com chá para deixar mais saboroso ou cremoso enquanto fornece ainda mais energia. Mas você deve se perguntar por que tanto foco em energia?
Meu principal uso será de manhã para substituir o café da manhã. Eu tenho grande foco em melhorar meu corpo para que ele precise de menos horas de sono enquanto melhoro minha saúde sem me prejudicar por falta dessas horas de sono assim como foi publicado recentemente em meu outro artigo Como dormir menos de maneira saudável.

Receita para café da manhã

Esta é uma receita que encontrei na internet dentre diversas outras, mas gostei mais dessa. Tudo que foi usado como ingrediente pode ser opcional ou adaptável, faça experimentos e veja o que mais lhe agrada e comente depois o que achou.

Ingredientes:

 1 xícara leite de coco
 1/2 xícara água filtrada recém fervida
 1 colher de chá de pó de macha.
 1 colher de chá  de baunilha em pó
 2 colheres de chá de proteína de colágeno em pó (opcional)
 Stevia ou xylitol (opcional)

Preparo:

1. Em uma pequena panela, leve o leite de coco para ferver em temperatura média-alta, e imediatamente apague o fogo quando começar a ferver.
2. Misture a água quente e o pó do chá de matcha numa xícara.
3. No liquidificador, combine o chá, leite de coco, pó de baunilha. Bata até ter uma consistência cremosa com uma camada de espuma no top.
4. (opcional) Adicione pó de proteína e bata mais um pouco levemente até a proteína estar misturada.

Como comentei mais acima isto é algo que eu ainda não experimentei, apenas pesquisei e tudo que escrevo aqui são frutos de pesquisa e experiência própria. Assim que eu começar a utilizá-lo no meu dia-a-dia irei publicar os resultados das minhas experiência e opinião pessoal sobre. Para serem notificados de futuras publicações sigam @ggrpg

Alguém aqui já utiliza o chá matcha rotineiramente? E se sim o que acham dos efeitos que tem surgido desde então?

Sort:  

Mactha está com tudo, na rede de fast food japonesa Sukiya presente em SP tem uma linha de bebidas quentes e geladas com esse chá. Parece que agora nos EUA outro chá japonês está fazendo sucesso, o kombucha... Valeu!

Kombucha eu já consumi há 5 anos atrás. Tive que me desfazer pois eu produzia em casa e o cheiro forte da fermentação incomodava meus familiares, mas pretendo um dia voltar utilizar kombuchá. Ele é mais dificil de comprar pronto, o ideal é voce mesmo produzir e consumir e se quiser doar para outras pessoas. Ele é meio difernete de um chá tradicional, é uma bebida fermentada e boa de ser consumida gelada. Eu nunca provei ele quente, sempre gelado ou temperatura ambiente. Só tem que tomar cuidado pra nao tomar demais em um dia pois pode aumentar drasticamente seu numero de enzimas.

Essa história valeria outro post hein :-) Valeu!

Acabei de entrar de férias da faculdade, vou fazer mais postagens e trabalhar em alguns projetos meus que são relacionados ao conteúdo que faço aqui.

Coin Marketplace

STEEM 0.18
TRX 0.13
JST 0.029
BTC 58625.96
ETH 3101.66
USDT 1.00
SBD 2.41