YouTube: A febre mundial dos canais culinários.

in #food7 years ago (edited)

Hoje em dia, só não cozinha quem não quer né? 

[ Fonte da Imagem ]

Em algum lugar - televisão, rádio, rede social e etc... - vocês já devem ter se deparado com algum vídeo ensinando alguma receita para um jantar, um almoço ou um café da manhã diferente. Ou quem sabe, uma receita mais refinada ou algo bem criativo para chamar mais atenção de quem é "ruim de boca".

Os livros de receita não são - há um bom tempo - a única opção para aqueles que querem cozinhar, mas não sabem por onde começar. Então, com o surgimento da internet e de profissionais do mundo culinário dispostos a disseminar os seus conhecimentos sobre o assunto, decidiram criar canais virtuais para armazenar as suas criações (criando um "índice virtual" para os seus admiradores / seguidores). 

A partir daí, cada vez mais canais no YouTube relacionados ao mundo da culinária (não apenas aqueles dedicados a ensinar o passo-a-passo das receitas, mas também a como encontrar os melhores utensílios e ferramentas para cozinhar, dentre outros tópicos) são criados e a demanda só vêm crescendo cada vez mais.

Inevitavelmente, há um conflito de gerações: o lado mais antigo quer preservar as receitas em formas de livros por uma questão de tradição e valor pessoal... enquanto o lado mais novo quer a rapidez e a variedade de receitas que podem ser acessadas em qualquer lugar (basta apenas ter um smartphone ou notebook + acesso a internet para isso).

Eu confesso que não tenho vocação para ser um master chef (embora eu consiga me virar muito bem na cozinha ao ponto de não morrer de fome... o que para mim já é o suficiente, haha!), mas eu sempre sou salvo quando eu cozinhar algo novo de forma rápida, simples e geralmente barata. Por causa disso, eu prefiro o lado moderno do sistema.

Confesso também que os pratos nem sempre saem iguais aos dos youtubers (mas como tudo é editado, é claro que eles também erram até chegarem até o ponto final dos pratos, né? isso meio que alivia a minha culpa, haha!), mas como o que importa é o sabor, o que eu acabo cozinhando ainda está no jogo. ;)

Não tenho uma lista com vários canais selecionados com esse propósito, mas lembro de alguns poucos - porque os que costumo visitar com uma certa frequência - que são muito bons e sempre tem alguma receita interessante para ser experimentada (principalmente em dias tediosos, haha... parece que a inspiração nasce do meio do nada, né?). 

Segue a minha humilde lista com 5 canais bem interessantes para instigar o hábito de cozinhar (ainda que esporadicamente ;P):

Tastemade Brasil

Gastronomismo

Rolê Gourmet

Panelaterapia

Tasty Demais

Entre receitas de pratos doces e salgados, caros/refinados e baratos/"do povão", simples e complicados... Todos os canais acima provem conteúdo de muita qualidade de maneira dinâmica e prática. Evitando a monotonia (que por tabela afasta a ideia de que "cozinhar" tem que necessariamente ser uma atividade chata) eles conseguem deixar claro que cozinhar é uma arte que é bem democrática (e uma ótima forma de terapia, caso vocês precisem de uma)... Baste apenas se interessar por ela.

E vocês... O que acham desses "boom" de canais culinários? Vocês os acessam? Curtem essa vibe de cozinhar "on line" ou preferem os bons e velhos livro de receitas?

Sort:  

Deleted

O pior é quando você erra a receita e não tem ingrediente reserva sobrando, haha! #TensoDemais

Adoro cozinhar, mas n gosto de ir ao supermercado, então pego a receita e compro tudo certinho. No Youtube é mais legal :)

Olha aí você elevando o nível da praticidade do negócio, @naturald... Haha! ;P

Coin Marketplace

STEEM 0.19
TRX 0.15
JST 0.029
BTC 63501.83
ETH 2650.23
USDT 1.00
SBD 2.81