MARTELADAS #2 - Nietzsche o Filósofo do Martelo

in #filosofando2 years ago (edited)

nie2.jpg

Salve comunidade luso-brasileira steemit!

O projeto da tag #filosofando já está no ar, para ver como participar na competição que irá premiar SBD, veja aqui.

Veja a primeira edição:

Marteladas #1 - Crise Existencial ao Ler Nietzsche

lin png.png

Para estrear a tag contribuo com o texto de hoje da minha nova série Marteladas que aborda a filosofia de Nietzsche, um autor polêmico, porem muitas vezes mal compreendido.

Autor das seguintes frases:

lin png.png

E aqueles que foram vistos dançando foram julgados insanos por aqueles que não podiam escutar a música.
Por as vezes as pessoas não querem ouvir a verdade porque não desejam que as ilusões sejam destruídas.
Não há fatos eternos, como não há verdades absolutas.
Há homens que já nasceram póstumos.

#Filosofia do Martelo. Curioso o nome, não? Você vai entender!

lin png.png

Autor de Crepúsculo dos Ídolos e Assim Falava Zaratustra, Nietzsche era um crítico social, pode ser descrito como um realista, via o mundo sem o idealismo, é um filósofo de como a vida é, e não como ela deveria ser, e justamente por isto colocou a filosofia na era moderna.

É um filósofo que nos leva a questionar nós mesmo e valores que sempre foram impostos em nossa sociedade, é um grito a favor do elucidamento racional das coisas e contra a influência irracional nefasta no pensamento humano.

Clama para que seu leitor comece a pensar por si só e que perceba como seus pensamentos são influenciados negativamente, e instintivamente, por uma série de coisas, pessoas e instituições, que muitas vezes não possuem os melhores dos interesses.

Assim, Nietzsche percorre uma verdadeira odisseia contra verdadeiros inimigos do pensamento racional, como falsos moralistas, demagogos e religiosos, aliás sua luta contra a religião é bem famosa - pela sua frase Deus está morto, que será trabalhada em outro texto.

Mas não foi contra os valores, pelo contrário, lutava contra a deturpação dos valores éticos e morais, portanto buscou uma substituição de valores, uma revisão porque para eles certos valores foram aceitos sem serem questionados, por fazer parte do sentido da fé, acreditar sem questionar.

Certamente não é uma leitura fácil, requer paciência, porém rende grandes frutos, e o maior dele é a enorme transformação dentro do "eu", aos leitores iniciantes recomenda-se que leia introduções à sua filosofia em artigos e livros sobre o autor, afinal, Nietzsche não estava preocupado em ser entendido e sintetizava conceitos filosóficos em pequenas frases, que para serem facilmente compreendidos necessitariam de um livro inteiro.

Esta série tem como objetivo popularizar as ideias e conceitos nietzschianos, que serão abordados semanalmente, espero que gostem!

linha.png

O que você acha da revisão de valores em Nietzsche? Participe nos comentários!

Participe do projeto #filosofando e concorra a premiação em SBD!

Obrigado Steemit! Até a próxima!

filosofia 2.jpg

Sort:  

Parabéns, seu post foi selecionado pelo projeto Brazilian Power, cuja meta é incentivar a criação de mais conteúdo de qualidade, conectando a comunidade brasileira e melhorando as recompensas no Steemit. Obrigado!

footer-comentarios-2.jpg

Congratulations! This post has been upvoted from the communal account, @minnowsupport, by JoaoProbst from the Minnow Support Project. It's a witness project run by aggroed, ausbitbank, teamsteem, theprophet0, someguy123, neoxian, followbtcnews, and netuoso. The goal is to help Steemit grow by supporting Minnows. Please find us at the Peace, Abundance, and Liberty Network (PALnet) Discord Channel. It's a completely public and open space to all members of the Steemit community who voluntarily choose to be there.

If you would like to delegate to the Minnow Support Project you can do so by clicking on the following links: 50SP, 100SP, 250SP, 500SP, 1000SP, 5000SP.
Be sure to leave at least 50SP undelegated on your account.

cara eu leio e gosto de Nietz, eu não preciso falar que essa já vai ser de longe a melhor série aqui, vou acompanhar irmão. parabéns pelo texto.


ptgram power | faça parte | grupo steemit brasil

fico muito feliz que tenha gostado, a princípio a série vai ser mensal