E se não der certo?

in #filosofando2 years ago (edited)

Esta publicação faz parte do projeto #filosofando, iniciativa do @joaoprobst, que premia com SBD os melhores textos filosóficos da comunidade, participe!

QmaD99ymmUL9QrAdkehNypCkJFUeYXMKqkxP5yX7J3ud5R.jpg
Arte: @joaoprobst

Em um das minhas idas a São Paulo, aonde eu vivo indo e vindo sempre que surge uma oportunidade, estava aguardando uma reunião de negócios e uma colega me fez uma pergunta que me ajudou a perceber por que alguns vão mais longe que outros.

– Você sabe que pode não dar certo, né?

– Claro, mas eu só vou descobrir se tentar.

A pergunta e a resposta eram óbvias, mas percebi que trazia o medo que muitas pessoas tem de fracassar. Como se não conseguir fosse algo a se evitar para não frustrar as expectativas.

Eu fui à reunião, apresentei a minha proposta, fui contratado e criei uma das primeiras agências de mídia social do país. Poderia não ter dado certo, mas assumi o risco e fiz dar certo.

Não tem como saber se vai dar certo ou não. É claro que podemos aumentar as chances estudando mais sobre o assunto, colocando em prática e testando, mas certeza só se tem quando nos dispomos a fazer e não desistimos mesmo que não dê certo nas primeiras tentativas.

E se realmente não der certo? Fica o aprendizado e a experiência para a próxima vez. Eu aprendi muito mais com os meus erros do que com os meus acertos. Mas também dá para aprender com os erros e acertos dos outros. Por isso, é importante contar com a ajuda de quem já passou por experiências semelhantes.

Já a frustração pode ser evitada ajustando a expectativa. Desde que não se espere a solução de todos os problemas a partir de uma oportunidade, que pode ou não dar certo, qualquer resultado serve para quem está determinado a continuar tentando.

Muito obrigado pela leitura e até a próxima!


Faça parte do projeto Brazilian Power, fazendo sua assinatura e nos ajude a incentivar a criação de mais conteúdo de qualidade, conectando a comunidade e melhorando as recompensas no Steemit. Você sabia que também pode nos apoiar delegando um pouco de Steem Power e receber por isso?

Assinatura

Sort:  

Saudações, casagrande

Há uma coisa que li há alguns anos que realmente é verdade. É um ditado mais ou menos assim. "Os burros nunca aprendem. Os normais aprendem errando. Os sábios aprendem vendo o erro dos outros. Isso pode ser transportado para tudo em nossa vida. Depois disso, comecei á entrar em fóruns de assuntos que me despertavam a atenção e sempre busquei a fala das pessoas mais velhas.

Em finanças por exemplo, aprendi muitas coisas vendo várias pessoas de várias áreas por exemplo. Elas falavam tanto sobre seus erros quanto sobre o erro dos outros. Vi por exemplo, um advogado que contava várias histórias de erros dele e dos clientes que os fizeram perder muito dinheiro ao longo da vida. Isso me ajudou á não cometer o mesmo erro deles. No mercado de ações é a mesma coisa. Porém, noto que, mesmo sabendo a teoria, é muito necessário que passemos pelo erro para verificar realmente a sabedoria dos mais velhos e treinarmos nossa "capacidade de reação ao erro", ou seja, como você disse, aprendemos muito mais errando do que acertando!!

Obrigado e boa noite!!!

Valeu, @julisavio! É isso mesmo, quanto mais estudamos, menos erramos, mas mesmo assim vamos fracassar algumas vezes, o importante é não se abalar por isso. Como já ouvi falar, você só descobriu mais um jeito que não dá certo, mas se continuar tentando, pode conseguir. Ou não :D A questão é não se desesperar e seguir em frente. Obrigado pela leitura e pelo comentário ;)

Ótimo texto @casagrande, isso me faz lembrar de um texto que escrevi chamado #Filosofando sobre a Coragem, e isso, se transpõe a você, porque para enfrentar uma possível frustração, você não pestanejou e não teve medo de tentar, e possivelmente tentaria novamente, porque a vida é repleta de riscos, e quanto mais riscos , mais ganhos. E lembro bem de uma frase "Quando tentar algo novo na vida, tente pra valer, mude, arrisque-se mais, para não arrepender-se depois!"
Abraços e Sucesso!

Parabéns, seu post foi selecionado pelo projeto Brazilian Power, cuja meta é incentivar a criação de mais conteúdo de qualidade, conectando a comunidade brasileira e melhorando as recompensas no Steemit. Obrigado!

footer-comentarios-2.jpg

parabéns, você está participando do #filosofando, boa sorte, é como diz o ditado popular quem não arrisca não petisca, no meu ponto de vista não existem derrotas, tudo é aprendizado.

Valeu, @joaoprobst! Sem dúvida, não existe como crescer sem fracassar algumas vezes, faz parte do processo, então não tem motivo para baixar a cabeça, só está mais perto de dar certo :D Obrigado pela iniciativa ;)

Muito bom seu texto Casagrande! Muitas pessoas tem mesmo muito medo do fracasso, e esse pode vir com as repetitivas mentalizações das possibilidades de algo der errado, acompanhado do inevitável e se, mas se, sendo que determinada situação está longe para acontecer, e que causa uma ansiedade muito maior.

Como você escreveu, pra saber se teremos sucesso ou fracasso em algo, apenas temos de ir lá e fazer, e aguardar o veredito. E focarmos a mente para que tudo ocorra bem. Abraços!


ptgram power | faça parte | grupo steemit brasil


Boa, @handrehermann! Tem o fator psicológico também, se a gente já ficar imaginando que vai dar errado, abala a confiança e diminui ainda mais as suas chances. Obrigado pela leitura e pelo comentário ;)

É verdade, muita coisa que a gente pensa, pode acontecer. Essa é a famosa Lei da Atração hahaha

Congratulations! This post has been upvoted from the communal account, @minnowsupport, by casagrande from the Minnow Support Project. It's a witness project run by aggroed, ausbitbank, teamsteem, theprophet0, someguy123, neoxian, followbtcnews, and netuoso. The goal is to help Steemit grow by supporting Minnows. Please find us at the Peace, Abundance, and Liberty Network (PALnet) Discord Channel. It's a completely public and open space to all members of the Steemit community who voluntarily choose to be there.

If you would like to delegate to the Minnow Support Project you can do so by clicking on the following links: 50SP, 100SP, 250SP, 500SP, 1000SP, 5000SP.
Be sure to leave at least 50SP undelegated on your account.