#FILMOTECA# - "Última Parada 174" (2008)

in #filmoteca6 years ago (edited)

Fonte: Divulgação (Pinterest)

Sinopse: Baseado em fatos reais (ocorridos no ano 2000), o filme acompanha Sandro do Nascimento, um sobrevivente da chacina da Candelária, que após sequestra um ônibus no Rio de Janeiro mantém uma mulher sob a mira do seu revólver, atraindo assim, holofotes indesejados.

Um episódio trágico que acometeu a sociedade carioca há 18 anos atrás, mas que permanece tão atual e latente (inclusive, em esferas ainda mais profundas por causa da descentralização da violência) é o cerne principal dessa trama intensa sobre a violência e o descaso com as populações mais carentes da cidade que, ainda hoje, é tida como a "capital interina" do Brasil.

Fonte: Divulgação (Globo Filmes)

Bruno Barreto acerta em cheio ao dirigir o filme com ritmo visceralmente cru (em certos momentos, há uma nuvem narrativa que lembra um documentário... e isso aumenta o grau de qualidade do filme, em um aspecto geral). A maneira com a qual ele conduz à trama é muito hábil e proporciona ao público uma imersão a história que está sendo contada de uma maneira onde é impossível não criar empatia pela realidade daquele povo (não apenas por ser uma triste realidade, mas também, pelo fato do trabalho que o elenco entrega de ser de uma notável veracidade).

A trilha sonora tem toques de urgência e trabalha em congruência devido a sua assertividade no uso das cenas. Momentos simples tornam-se grandes acontecimentos apenas pela adição de algumas notas musicais, e a medida em que o roteiro vai crescendo (tanto no desenvolvimento dos personagens, como de toda a trama em si... que aos poucos vai ganhando um ar cada vez mais complexo e desafiador) o espectador consegue entender cada vez mais a realidade que muitas vezes está estampada na cara dos governantes (mas que eles insistem em dizer que não a enxergam).

Fonte: Divulgação (VEJA)

Os fatos que levam Sandro a chegar no que pode ser interpretado como um ápice na sua maneira de pedir socorro para uma comunidade que está - a cada novo dia - agonizando cada vez mais forte (e respirando cada vez mais lentamente). Com uma atitude potencialmente perigosa em suas mãos, ele não tinha a intenção de tornar o seu ato em uma comoção nacional... Mas, inconscientemente foi isso que ele fez.

A mídia, como de costume, fez o seu tradicional "circo" e colocou o jovem bem no meio do picadeiro. Sem ao menos considerar a motivação que o levou a planejar e executar tal plano, ela dilacera - juntamente com o sistema policial - por completo até a mais simplória das suas tentativas em mostrar que o que ele deseja não é criar uma catástrofe, mas sim, alertar a sociedade do quanto ele e sua comunidade vem sendo injustiçados ao longo dos anos.

Fonte: Divulgação (CinemAqui)

Evidentemente que seus atos não justificam suas ações, mas essa foi a medida mais ferrenha que ele encontrou para se fazer ouvido de uma maneira mais ampla. O roteiro consegue captar toda essa essência de uma maneira muito humanizada (e que ao mesmo tempo revela uma mistura de frustração e tristeza), fazendo com que um amplo terreno para discussões mais acaloradas possam acontecer acerca dos temas em questão. O problema maior é quem deveria dar ouvidos a isso prefere continuar a fazer ouvido de mercador (agindo apenas nos momentos em que lhe são convenientes).

O tom do filme é quase sempre puxado para uma obscuridade (seja algo destacado nos seus cenários, locações ou fotografia) e com edição de cenas intencionalmente abruptas (em certos momentos causando momentos de desconforto no público) aliada a toda a complexidade que é advinda dos problemas secundários que servem de suporte para encorpar ainda mais à trama, acaba resultando em um campo de guerra onde não há vencedores... Apenas perdedores (onde muitos deles, inclusive, acabam pagando uma conta não lhes pertence).

Fonte: Divulgação (Época)

Última Parada 174 é, sem dúvidas, um dos trabalhos que melhor representa a era do "Cinema Novo" do Brasil, onde a preocupação em fazer um filme que realmente carregue alguma essência na sua construção (algo que possa ficar de "legado" para quem o assiste) é a motivação fundamental para expressar o que conhecemos como arte (cinematograficamente falando).

Sort:  

Parabéns, seu post foi selecionado pelo projeto Brazilian Power, cuja meta é incentivar a criação de mais conteúdo de qualidade, conectando a comunidade brasileira e melhorando as recompensas no Steemit. Obrigado!

footer-comentarios-2.jpg

Coin Marketplace

STEEM 0.19
TRX 0.15
JST 0.029
BTC 63267.39
ETH 2572.65
USDT 1.00
SBD 2.80