#FILMOTECA# - "The Witches" | "Convenção das Bruxas" (1990)

in filmoteca •  2 months ago

Fonte: Divulgação (Movie Geek and Proud)

Sinopse: Enquanto está hospedado em um hotel na Inglaterra com a avó, Luke espiona uma convenção de bruxas e descobre que elas estão planejando transformar todas as crianças em ratos. As bruxas percebem que Luke as ouviu e testam a fórmula nele.

Os anos 90 são marcados por diversos filmes que se tornaram verdadeiros clássicos atemporais. As especificidades que levam um filme a se tornar uma produção atemporal são complicadas de serem taxadas através de regras específicas, mas é certo que é preciso haver uma ótima fusão que exale muita qualidade entre roteiro, direção, elenco e produção técnica... Então, considerando esses aspectos, Convenção das Bruxas fez a lição de casa direitinho.

Fonte: Divulgação (The World Of Movies)

Acredito que o grande trunfo desse filme é, antes de mais nada, a forma como os roteiristas brincam a todo momento ao parodiar uma temática cinematográfica que já está consolidada na mente do público há tantos anos como algo supostamente - sempre - assustador: o mundo da bruxaria. O clima leve e divertido que predomina durante todo o filme é algo que deixa o telespectador bem a vontade com toda a estranheza que o filme joga na tela (um trabalho de maquiagem que merece aplausos pela complexidade do material que resulta em uma conclusão visual incrível... pelo menos para os padrões da época).

Misturando um tom de comédia, sobrenatural e alguns leves toques dramáticos, a narrativa segue sendo construída através de personagens que são, sem nenhuma exceção, importantes para o ritmo narrativo da história. Por mais secundário que seja algum personagem, eles sempre estão ali para desempenhar algum momento importante... E o mais importante nesse aspecto, eles demonstram uma ótima sinergia na tela e isso é muito agradável de ser assistido.

Fonte: Divulgação (Draft House)

Em diversos momentos o público pode se perguntar sobre a surrealidade da história (já que muita coisa na história das bruxas é tratada de forma subjetiva no filme... algo que pode ser visto como um defeito por muitos, mas que necessariamente não atrapalha em nada a produção), mas tudo é retratado com tanto cuidado e atenção, que não demora muito para o telespectador comprar a história e torcer para que Luke não vire um rato (e é claro, para que as bruxas sejam eliminadas... haha!).

Jasen Fisher (Luke) e Angelica Huston (A grande bruxa) são a alma do filme. Enquanto Fisher dá vida a um personagem sensível, cativante e ao mesmo tempo corajoso... Huston imortaliza o seu trabalho em uma performance cheia de névoa sombria e caricata que se mostra uma combinação explosiva na tela (principalmente nos seus momentos de identidade mais "real"). Eles são antagônicos, mas que tem uma forte conexão pela maneira como são desenvolvidos.

Fonte: Divulgação (Bloody Disgusting)

A produção, de maneira geral, é simples... Mas se engana quem espera assistir ao de baixa qualidade visual. A locação principal é muito bonita (à beira da praia) e o cenário onde praticamente tudo acontece (o hotel) tem um ar imponente que enche os olhos pelos detalhes de sua construção. Além disso, o filme tem uma edição de arte inspirada e uma trilha sonora que só acrescenta ainda mais qualidade a narrativa.

Nicolas Roeg, que na cadeira de diretor fez um trabalho digno de ser lembrado todos esses anos, conseguiu mesclar diversos elementos (desde os mais estranhos aos mais "infantis") e criar uma fábula assombrosa cheia de cenas encantadoras e que conversam com o público de uma maneira bem direta, sem parábolas ou citações filosóficas... E ainda consegue fazer isso com um viés adulto, mesmo em se tratando de um filme para crianças.

Fonte: Divulgação (The Verge)

Baseado no livro escrito por Roald Dahl (que aliás, é bem interessante), Convenção das Bruxas é uma adaptação bem fiel ao material original, e que consegue transpor na tela elementos visivelmente mais mágicos do que os que estão presentes nas páginas impressas, tornando-se assim, uma experiência mais divertida e emocionante.

Authors get paid when people like you upvote their post.
If you enjoyed what you read here, create your account today and start earning FREE STEEM!
Sort Order:  

Hi there,
I've just upvoted this post
A small contribution from me, to help the steem community to thrive ;)