#FILMOTECA# - "The Great Wall" | "A Grande Muralha" (2017)

in #filmoteca6 years ago (edited)

Fonte: Divulgação (SBS)

Sinopse: Um grupo de soldados britânicos está lutando na China e se depara com o início das construções da Grande Muralha. Eles percebem que o intuito não é apenas proteger a população do inimigo mongol e que a construção esconde na verdade um grande segredo.

Utilizar um acontecimento histórico (ou parte dele) para servir de base narrativa na construção de um roteiro para um filme que vislumbra "ser lembrado" por sua magnitude (focando principalmente nos aspectos visuais) é algo sempre complicado de ser trabalhado. Se não peca na retratação da época, peca no desenvolvimento do roteiro / direção e ainda corre o risco de decepcionar na questão que tanto tem prioridade, a parte técnica. Um trabalho meticuloso precisa ser feito antes de entrar em uma aventura cinematográfica dessas... E isso, é algo que A Grande Muralha definitivamente não consegue fazer.

Fonte: Divulgação (Apple)

Ambientado em um dos cenários turísticos mais famosos do mundo, a Muralha da China deveria ser a peça principal de apreciação e contexto narrativo do filme, mas é impressionante o quanto todo o poder do projeto é desperdiçado em questão de poucas cenas (porque não demora muito para o público perceber qual é o caminho desastroso que o segmento do roteiro optou seguir).

Historicamente falando, não existe nada que dê peso à importância da presença desse monumento tão importante como sendo o cenário principal (é, de longe, o aspecto da narrativa que é mais mal explorado pelos roteiristas e pelo diretor). O mesmo foi meramente utilizado (diga-se de passagem, de forma muito hábil pela equipe de marketing) apenas para falsificar uma grandiosidade no aspecto "épico" que em momento algum existe (restringindo-se apenas a um contemplação visual, que acaba tornando-se algo vazio, sem emoção e - às vezes - sonolenta).

Fonte: Divulgação (The Exploder)

O roteiro tem um problema sério para apresentar os personagens de forma convincente (pois os mesmos são muito caricatos, além de serem bem desinteressantes) e consegue deixar visível diversas falhas em uma narrativa que é muito simples (inclui-se aqui a tentativa de criar uma atmosfera de mistério acerca da ameaça mais perigosa do filme, que não de inovadora não tem nada), pois não há nenhum tipo de complexidade ou reviravolta aqui. Tudo é muito linear e deixa a história relativamente sonolenta... Algo que representa um problema muito grande para um filme que tem a intenção (e isso é reforçado a todo momento durante a projeção) de se tornar uma espécie de "épico moderno".

A direção do Zhang Yimou não colabora para tentar salvar o filme. Com exceção de um ou outro jogo de câmera diferenciado, ele não oferece nada de novo na condução da história (e muito menos no trato para com o elenco liderado por Matt Damon, que sem nenhuma exceção, apresentam atuações muito fracas e sem a menor inspiração). Não há muito esforço da parte de Yimou em tentar criar momentos mais dramáticos em meio à tanto perigo (principalmente nos momentos de guerra, que são o ponto de toda à trama) e isso anula a potencialidade na qual o argumento do filme foi baseado.

Fonte: Divulgação (Mashable)

Trilha sonora esforçada (mas ineficiente), edição de cenas apressada (em alguns momentos, se o espectador decidir piscar o olho perde algum take importante em alguma cena de ação), fotografia mal trabalhada e o duo composto pelo figurino + edição de arte (algo que fica ainda mais visível na retratação de certos pontos do cenário) é até bem intencionado, mas exagerado demais.

Decepcionando até no aspecto que deveria ser o mais forte, os efeitos especiais / visuais são - embora não em sua totalidade - decepcionantes. Praticamente tudo é muito digitalizado e o espectador que prestar atenção nos pequenos detalhes logo vai perceber a precariedade do trabalho de produção envolvida nesse filme. Esse desleixo compromete o impacto que deveria existir nas melhores cenas do longa, e todo o esforço para criar momentos visualmente de "cair o queixo" (onde alguns deles até são bem planejamos, mas muito mal executados) é jogado pelo ralo.

Fonte: Divulgação (Ungrand Moment)

A Grande Muralha é aquele tipo de filme que promete, mas não cumpre... Tendo todo o combustível para correr uma super maratona, mas que logo nos primeiros metros após o início da corrida apresenta sinais de problemas e não consegue avançar da maneira que deveria (embora se esforce muito em alguns momentos para que isso aconteça, o trabalho acaba sendo um desperdício de tempo e principalmente, de dinheiro).

Sort:  
Em breve você receberá vários votos da equipe Ptgram Power.

Participe do ptgram como LEITOR, COMENTADOR ou AUTOVOTER para aumentar significativamente os valores desses votos, enquanto melhora seu networking de forma contínua e organizada.


Guia Completo Steemit | Grupos de batepapo da Comunidade | Steemit Brasil


realmente esse filme foi muita decepção, horrível, a história não atraí, não convence, é só um blockbuster.

Decepcionante DEMAIS.

Parabéns, seu post foi selecionado pelo projeto Brazilian Power, cuja meta é incentivar a criação de mais conteúdo de qualidade, conectando a comunidade brasileira e melhorando as recompensas no Steemit. Obrigado!

footer-comentarios-2.jpg

Coin Marketplace

STEEM 0.20
TRX 0.15
JST 0.029
BTC 63396.80
ETH 2615.51
USDT 1.00
SBD 2.86