#FILMOTECA# - "Terminal" | "A Vingança Perfeita" (2018)

in #filmoteca6 years ago (edited)

Fonte: Divulgação (Cine Material)

Sinopse: Na trama, dois homens embarcam em uma missão suicida para um empregador misterioso que oferece um alto salário. Ao longo do caminho, a dupla se depara com Annie, uma mulher que aparenta estar mais envolvida com a situação do que o esperado.

Quando o assunto é filme com uma pegada puxada para o noir não existe meio-termo: ou você gosta ou você não gosta. Esse subgênero de filme costuma ser bem radical no gosto do público e quando o espectador compra a história viagem flue facilmente e agradavelmente, mas quando não... A viagem tem um gosto amargo e entediante. Infelizmente, é nesse segundo grupo que A Vingança Perfeita se encaixa.

Fonte: Divulgação (Collider)

Inicialmente, o roteiro consegue criar uma atmosfera bem precisa no que diz respeito a apresentar os cenários e seus personagens, garantindo até esse ponto, o interesse pelo que ainda estava por vir. Criando altas expectativas acerca dos próximos acontecimentos, não demora muito para o espectador começar a se frustrar com o rumo que a história está seguindo e começar a se sentir uma "indigestão visual".

A trama carregada no estilo noir serve como uma ótima base de uma narrativa (ainda mais quando onde o combustível principal é a "vingança"), mas o grande problema desse filme é se perder dentro da própria proposta (que por sinal, de complexa não tem nada... basta ficar um pouco mais atento para desvendar o mistério antes do início do segundo ato).

Tendo uma contextualização simples e sem muitas reviravoltas em mãos, os roteiristas se perdem ao optar por construir a história com uma linha do tempo relativamente confusa (e esse aspecto fica ainda mais evidente quando isso é colocado em contraste com o potencial adormecido na trama, que poderia ter sido muito melhor desenvolvido).

Fonte: Divulgação (NY Times)

Uma das armas para alavancar o projeto era o elenco, mas nem a presença da Margot Robbie (em seu tão aguardado filme pós-nomeação ao Oscar pelo ótimo Eu, Tônia) consegue salvar o filme do fracasso com seu personagem relativamente psicótico (apesar de terem explorado a beleza dela a exaustão, o que obviamente funciona visualmente). Todos os atores / atrizes são mal explorados(as) de uma forma que chega a incomodar (inclua aqui perfis desnecessariamente caricatos e desinteressantes que os tornam ineficazes) e demonstra um certo amadorismo por parte da direção.

Por falar em direção, o trabalho do Vaughn Stein (que aliás, é quem também assina o roteiro) é de uma chatice inebriante e extremamente oscilante entre momentos medianos e ruins (sendo a maioria deles essencialmente ruins, tornando o trabalho de Stein um erro dobrado, já que ele assume duas funções distintas e super importantes). Tenho a impressão de que ele leu o roteiro na véspera do início das gravações e no dia das filmagens, deixava a coisa correr solta para ver qual seria o resultado.

Fonte: Divulgação (Pinterest)

O único destaque positivo do filme é realmente o visual. A produção é algo contemplativo, prezando por uma atenção aos detalhes mínimos com bastante cuidado (às vezes, chega até a ser algo excessivo... mas ainda sim, é um acerto porque a história propicia esse artifício) e o trabalho da edição de arte fazendo dupla com o desempenho da fotografia cria bons momentos para serem assistidos (e - de uma maneira geral - aliviar um pouco a decepção filme como um todo).

Eu não diria que a trilha sonora é algo a ser pontuado (é apenas algo funcional... embora não acerte sempre), mas, considerando a quantidade de erros que esse filme tem, esse ponto técnico acaba tornando-se um tipo de elogio e ajuda a deixar o público um pouco mais animado para acompanhar a história até o seu clímax agridoce.

Fonte: Divulgação (Pinterest)

A Vingança Perfeita é um filme frustrante. Não apenas por desperdiçar todo o seu potencial de uma forma estranha, mas por saber que tinha uma essência bem interessante e que pela falta de percepção / condução acabou tornando-se apenas mais um filme "cirurgicamente estético" e "plasticamente bonito", mergulhando em uma onda completamente artificial.

Sort:  

Parabéns, seu post foi selecionado pelo projeto Brazilian Power, cuja meta é incentivar a criação de mais conteúdo de qualidade, conectando a comunidade brasileira e melhorando as recompensas no Steemit. Obrigado!

footer-comentarios-2.jpg

Eu quando assisti esse filme adorei.. mesmo pq gosto de um humor negro e sarcástico. Parabéns pela sinopse... ficou perfeita!


ptgram power

Eu também curto essa mistura de sarcasmo com humor negro (principalmente quando tem esse estilo noir no meio), mas eu confesso que fiquei muito frustrado com esse filme.

Talvez, em partes, porque o assisti com a expectativa lá no alto (aí a queda é maior, hehe)!

Coin Marketplace

STEEM 0.19
TRX 0.15
JST 0.029
BTC 64349.20
ETH 2673.53
USDT 1.00
SBD 2.83