#FILMOTECA# - "Pokémon: Detetive Pikachu" (2019)

in #filmotecalast year (edited)

Nerd Break

Sinopse: Um jovem une forças com o detetive Pikachu para desvendar o mistério por trás do desaparecimento de seu pai. Perseguindo pistas pelas ruas de Ryme City, a dupla dinâmica logo descobre uma trama desonesta que representa uma ameaça ao universo Pokémon.

Uma adaptação em live action de um dos desenhos mais aclamados na TV mundial era o sonho de muitos fãs (e aqui eu me incluo totalmente, haha!). No entanto, embora esse desejo tenha se tornado realidade com a realização desse filme não foi exatamente como o esperado.

Isso porquê o mesmo ainda não foi feito com base no anime original (com os personagens humanos clássicos: Ash, Misty ou Brock, por exemplo... baseando-se diretamente nos jogos de vídeo game), a não ser é claro, pela presença obrigatória dos próprios pokémons (afinal, o filme é sobre eles). Então fica a pergunta no ar: Será que funcionou? E a responta é um sonoro SIM!

O Vício

Antes de mais nada, se você é adulto... É preciso estar ciente de dois aspectos para que se possa aproveitar o filme da maneira que ele merece: 1. Você tem que ser fã do anime (ou pelo menos, do jogo) e 2. Você tem que ter a mente aberta e desligar o botão da racionalidade narrativa - e também da lógica - pelos próximos 100 minutos (afinal, o protagonista do filme é um animal que fala e tem super poderes!).

Dito isso, o roteiro mergulha o público em um mar de diversão sem precedentes (e não mede esforços para fazer isso de forma bem frequente... conseguindo êxito em grande parte de suas investidas). Tudo o que está na tela é feito meticulosamente para agradar a todo tipo de fã (seja do jogo, ou do anime)... Mas especialmente - como já era esperado - focando no público infantil.

Considerando que a diversão reúne uma grande gama de pokémons (algo que resulta em filme dinâmico e cheio de cores, além da natureza presente em sua nostalgia), um dos grandes trunfos em destaque é a valorização perante a construção desse universo tão peculiar e tão particular.

Agentes Nerds

Em sua trama simplificada (mas nem por isso subestimada... é sempre bom lembrar isso porque muitas pessoas tendem a naturalmente desmerecer filmes com uma temática que não atendam as suas lógicas pessoais), o roteiro se estabelece com fluidez e imprime-se como uma grande aventura, tendo a seu favor um grupo de personagens carismáticos e eficientes (esmagadoramente por parte das criaturinhas).

O elenco não faz nenhum trabalho fenomenal (embora se comporte muito bem nas cenas, vestindo a roupa de seus personagens com propriedade... especialmente a dublagem realizada por Ryan Reynolds), mas não há como desmerecer a química que eles deixam nítida na tela). A interação deles com o trabalho realizado em CGI é bem coreografada e oferece ao espectador a dimensão real de suas ações.

Falando sobre o CGI, é impossível não mencionar o cuidado e o capricho dedicado a esse ponto essencial do filme. Os efeitos especiais são minuciosos e extremamente realistas, tornando possível a experiência de imaginar tais criaturas cheias de particularidades físicas (e seus respectivos super poderes) em uma coexistência com humanos no mundo real.

Polygon

As sequências de ação instigantes (com direito a grandes batalhas de teor clássico e que certamente são um deleite para os fãs mais exigentes) são responsáveis por grandes momentos do filme. Por mais que a trama grite surrealidade em meio os seus acontecimentos ao longo da projeção, a mesma consegue ir se explicando de maneira justa e lógica... Transformando-se em uma experiência satisfatória e consolidando-se também, como um roteiro crível e de proporções aceitáveis.

Rob Letterman está à frente da direção e realiza um bom trabalho, fazendo questão de distribuir as luzes dos holofotes do filme para o maior número de pokémons possível (aliás, espere encontrar uma mistura incrementada de pokémons antigos e novos). Além disso (algo que já demonstra o cuidado para com o legado do anime e a importância do jogo), o humor é equilibrado - reservando piadas engraçadas que funcionam -, há espaço reservado para um drama pertinente as consequências do desenvolvimento da história e os demais detalhes técnicos como a trilha sonora, mantém-se como um ótimo suporte para deixar a produção ainda mais empolgante.

GQ

Pokémon: Detetive Pikachu é entretenimento puro (inquestionavél e de alta qualidade!) carregado de uma nostalgia incrível (algo que não se explica, apenas se sente), mas sem obviamente esquecer-se das próprias regras e limitações estabelecidas desde os seus minutos iniciais... Fazendo dele, ao final de tudo, algo plausível perante as diretrizes que constroem à sua narrativa.

Sort:  

Thanks.

Posted using Steeve, an AI-powered Steem interface

Obrigado por postar! Esse comentário é o novo bot que dará upvote 5% para todos os posts que usam a tag #pt. Ainda não votou em mim como witness? Clique aqui e dê o seu voto! É rápido!

xD

Posted using Steeve, an AI-powered Steem interface

Gostei, vou assistir aqui. Valeu amigo por compartilhar.

Posted using Steeve, an AI-powered Steem interface

Diversão garantida! :D

Posted using Steeve, an AI-powered Steem interface