#FILMOTECA# - "Killer Klowns from Outer Space" | "Palhaços Assassinos do Espaço Sideral" (1988)

in #filmoteca6 years ago (edited)

Fonte: Divulgação (Amazon)

Sinopse: Um grupo de palhaços alienígenas chegam a terra para raptar pessoas de cidades pequenas, envolvendo suas presas em algodão doce para posteriormente alimenta-se delas.

O cinema Trash, um gênero clássico nas décadas de 80 e 90, tem aqui um dos seus melhores representantes. Infelizmente, a visibilidade desses tipos de filmes já não é mais mesma de outrora, mas ficou a essência de uma cinematografia marcante e que até hoje serve como inspiração para diversos outros tipos que seguem a linha do Horror/Suspense.

Indo um pouco mais além, há a inserção da Comédia no meio dessa bagunça... E não é que às vezes a coisa realmente funciona melhor do que a encomenda?

Fonte: Divulgação (Trash Movies)

O orçamento pífio de apenas $2 milhões de dólares não foi obstáculo suficiente para que os irmãos Chiodo criasse um universo quase mítico acerca de figuras tão populares quanto os palhaços, expandido a sua visibilidade através de diversos olhares. Há quem ache o filme de extremo mal gosto por conseguir desvirtuar, com louvor, a figura inocente e divertida que eles representam... Por outro lado (e aqui eu me encaixo), há quem ache o filme algo realmente diferenciado justamente por conseguir brincar de forma tão feroz e ácida com um ícone tão conhecido.

A relevância dessa produção para o cinema Trash é indiscutível. Os elementos que o tornaram atemporal (já que até hoje os fãs lembram desse filme com muito apreço e saudade) vão desde a eficiência por parte do roteiro em se utilizar da figura dos palhaços em um ambiente totalmente inusitado (afinal, eles vieram do espaço... haha!), a forma lúdica como eles são transformados em personagens medonhos, repulsivos, mas ainda sim, estranhamente cativantes e em como a presença excessiva dos clichês (que aqui gritam para todos os lados) pode ser algo muito benéfico quando utilizados da maneira correta.

Fonte: Divulgação (Human Echoes)

Os personagens são, propositalmente (e os roteiristas realmente pesam a mão nisso), estereotipados e caricatos. A construção deles é rasa e sem muita relevância (bem como a atuação de boa parte do elenco, que é bem mediano), mas acredite se quiser... Isso não influencia em absolutamente em nada a qualidade do filme, afinal, as estrelas são palhaços espaciais, e eles realmente não decepcionam em nenhum momento.

Eles são feios, tenebrosos, politicamente incorretos (eis uma das melhores sacadas do filme inteiro e responsável por oferecer risadas genuínas ao público) e tem hábitos extremamente questionáveis. Ao mesmo tempo, eles são divertidos, diabolicamente infantis e possuem uma fragilidade aparente por trás de tanta esquisitice. Isso é justamente o outro ponto mais forte do filme, a construção desses seres de uma forma irreverente e que mesmo sem maiores explicações, consegue prender a atenção do telespectador em todos os momentos.

No pacote de atrocidades que os palhaços oferecem as suas vítimas estão tiros de pipocas mortais, tortas ácidas, sombras que se transformam em criaturas reais, casulos de algodão doce, dentre outras estranhezas.

Fonte: Divulgação (Boca do Inferno)

A frente do projeto está o diretor Stephen Chiodo, e ele consegue captar todos pequenos detalhes da narrativa, desenvolvendo-os e conduzindo-os de maneira tão eficiente que ao observar o projeto como um todo, fica notória a importância de um filme com tão baixo orçamento para o cinema atual. Dinheiro não é nada quando não se tem boas ideias, porque é - principalmente - de boas ideias que vivem os filmes e não apenas de aspectos financeiros.

O tom "precário" por parte da produção não incomoda. Os cenários são muito simples, mas o telespectador se vê tão dentro da história que todas aquelas alegorias mal acabadas juntas e com efeitos especiais bem amadores tornam-se o palco perfeito para um espetáculo de horror e comédia que surpreende qualquer um, garantindo um entretenimento verdadeiro em sua trajetória.

Fonte: Divulgação (Cinéfilos)

Palhaços Assassinos do Espaço Sideral é uma opção perfeita para quem busca conhecer (ou relembrar) o cinema Trash em sua fase de ouro (com a balança perfeita entre elementos grotescos, muitos aspectos surreais e situações cômicas), onde a construção de uma história simples esconde elementos de grande magnetude para o Cinema mundial.

Coin Marketplace

STEEM 0.19
TRX 0.15
JST 0.029
BTC 63131.59
ETH 2586.04
USDT 1.00
SBD 2.78