#FILMOTECA# - "Jawbreaker" | "Um Crime Entre Amigas" (1999)

in filmoteca •  20 days ago

Fonte: Dviulgação (Tribeca Film)

Sinopse: Três das garotas mais populares do Colégio Reagan acabam matando a futura rainha do baile da escola, quando o seu plano de sequestrá-la de brincadeira no dia do seu aniversário dá errado. Agora terão que se livrar dessa mancha no seu currículo.

Em algum momento da sua vida, você já se sentiu tão isolado que estaria disposto a se submeter as vontades de outras pessoas apenas pelo prazer de ser aceito em um grupo a qual você tanto quer participar? Independente de qual seria a sua resposta para essa pergunta, Um Crime Entre Amigas é um filme que com certeza pode ter oferecer um ótimo panorama sobre esse dilema enfrentado por muitos jovens e adultos espalhados pelo mundo.

Fonte: Divulgação (Vogue)

Courtney e suas lacaias (quero dizer, amigas) Marcie e Julie são a tríade mais invejada da escola. Uma ótima combinação de beleza, influência e futilidade que desperta o interesse de muitas pessoas. Dentre elas, a ingênua Fern, que passa a ser o novo "animal de estimação" do grupo. Depois de uma mudança radical, ela finalmente sente-se parte do meio que tanto sonha, mas seus sonhos são interrompidos quando ela acaba envolvida em um assassinato que era para ser apenas uma brincadeira.

Estabelecida essa narrativa (que por sinal, é bem sólida durante toda a projeção), o filme segue uma linha eficiente que mistura suspense e comédia de uma forma bem incomum para os padrões que normalmente são vistos. O humor é ácido (em alguns momentos, até mais do que deveria) e o clima de mistério na ocultação do assassinato paira sempre no ar criando novas e inusitadas situações que as amigas precisam enfrentar para se livrar daquele problema.

Fonte: Divulgação (Vulture)

Darren Stein é o responsável pelo roteiro e também pela direção. Enquanto roteirista, ele cria um notável mundo de artificialidades onde graves consequências podem surgir como um amargo resultado de escolhas erradas. Personagens mesquinhas, estúpidas e que estão a um passo do nonsense pipocam na tela fidelizando aquele cenário vazio.

Enquanto diretor, ele consegue manter o equilíbrio necessário para que a trama se mantenha fiel desde o seu início (inclusive, escondendo alguns plot twists bem interessantes na manga). Crescendo gradativamente, o filme nunca perde o foco e o telespectador consegue dimensionar de forma cada vez mais fácil as consequências dos atos cometidos pelas "assassinas".

Fonte: Divulgação (Metacritic)

O elenco liderado por Rose McGowan e Rebecca Gayheart tem uma afinidade imensa na tela. Suas atuações fazem com que seus personagens tenham uma linguagem complementar e isso acaba fidelizando o que o roteiro está querendo contar. De protagonistas a coadjuvantes, todos tem uma função importante a ser desempenhada... E com muito ou pouco tempo de tela, o resultado é bem acima da média para filmes desse gênero.

Contando com uma trilha sonora bem divertida (que tornam alguns momentos ainda mais What the f*ck is that?!... nesse aspecto, o teor cômico do roteiro se eleva de uma maneira surpreendente), vale ressaltar que o trabalho de edição de cenas é bem caprichado porque ele consegue segurar as surpresas que estão por vir a cada momento que a trama atinge níveis mais instigantes.

Fonte: Divulgação (Horror Freak)

Divertido, provocante e dissimulado do início ao fim (prepare-se para algumas cenas "fora da curva"), Um Crime Entre Amigas é aquele tipo de filme que prende a sua atenção desde os primeiro minutos (principalmente pela ótima utilização de diversos tipos de clichês) e de quebra, ainda faz você repensar a importância das suas verdadeiras amizades e como / por quê todas elas realmente surgiram.

Authors get paid when people like you upvote their post.
If you enjoyed what you read here, create your account today and start earning FREE STEEM!