#FILMOTECA# - "Aquaman" (2018)

in filmoteca •  3 months ago

Fonte: Divulgação (Decider)

Sinopse: Arthur Curry (um ser metade humano e semi atlante) aprende que não pode fazer tudo sozinho quando começa uma perigosa jornada com Mera em busca de um algo muito importante para o futuro de Atlantis e de todos os seus habitantes.

A batalha é Marvel vs. DC, não tem como não pensar nessa rivalidade quando algum filme de super-herói pertencente a qualquer uma das duas empresas estreia nos cinemas... Então, o projeto da vez é Aquaman e com isso, a DC é posta a prova mais uma vez (depois dos fiascos com Esquadrão Suicida e Liga da Justiça) e de antemão, eu já posso confirmar, a DC não apenas voltou a boa forma, como excedeu as expectativas!

Fonte: Divulgação (Variety)

Houve quem duvidasse do potencial do diretor James Wan em ficar à frente de um filme tão grandioso quanto este (afinal, foi uma das grandes apostas da DC para voltar por cima e mostrar a Marvel que a competição está mais viva do que nunca), mas o cidadão abraçou a empreitada e mostrou um serviço de qualidade incontestável.

Desde os seus minutos iniciais, Wan deixa claro o quão ciente ele está sobre o material que tem em mãos. Os enquadramentos que ele escolhe para contar a história são sensacionais, os diversos ângulos de câmera diferenciados, os planos sequências mostrando toda Atlantis são de cair o queixo de tão bem digitalmente idealizados. Sinceramente, os aspectos técnicos desse filme são um verdadeiro espetáculo... Literalmente, um show à parte.

Os efeitos digitais/visuais são uma obra de arte (toda a tecnologia utilizada para criar e filmar o mundo aquático é digna de ser aplaudida de pé), a trilha sonora instrumental consegue provocar um apogeu em determinadas sequências de ação, a edição de cenas é certeira e dinâmica (ajudando o filme a emplacar um ritmo sempre agitado sem perder o foco) o figurino é de uma criatividade ímpar e a fotografia é embasbacante de tão caprichada.

Fonte: Divulgação (Time)

O roteiro faz o público mergulhar em um reino aquático onde a aventura não para. Os perigos são monstruosos e a adrenalina é descarregada de forma visceral. Jason Momoa, Nicole Kidman, Amber Heard, Patrick Wilson e Yahya Abdul-Mateen II protagonizam cenas de ação extremamente bem orquestradas e principalmente, oticamente bem filmadas (algumas até complexas demais... mesmo dentro do universo dos filmes de super-heróis).

No entanto, apesar do roteiro ser uma "explosão de H2O" o filme peca no sentido do seu tom narrativo. Há uma confusão insistente no roteiro por não conseguir se decidir entre ser um filme mais sério (puxado para o lado "sombrio" e mais dramaticamente profundo) ou um filme que veste a carapuça do entretenimento e se joga nessa concepção. O contra ponto parece não existir, fazendo com que o telespectador seja obrigado a ter que administrar essa bipolaridade presente em toda a narrativa.

Fonte: Divulgação (Collider)

O filme não perde a linha por causa desse "defeito", mas a falta de objetividade do roteiro nesse aspecto é algo que, se tratado com mais atenção, teria surtido um resultado mais agradável do que o atualmente impresso nas telas. Apesar dos personagens conversarem muito bem entre si (ponto para um elenco coeso - em sua grande maioria - e competente, que parecia estar bem confortável em seus respectivos papéis) e todo aquele mundo azul ser extremamente crível, a dualidade na personalidade do filme termina incomodando um pouco mesmo.

Toda e qualquer falha que existe é compensada (gloriosamente, diga-se de passagem) pelo senso crítico do diretor em enxergar o filme não apenas como uma simples película, mas sim, como algo mais potente e que demandaria dele muito mais do que ele já havia feito até então. Não apenas por Wan, é claro, mas pelas incríveis investidas dos roteiristas em criarem cenas de ação de cair o queixo e cenários estonteantes!

Fonte: Divulgação (Deadline)

Aquaman é um filme de origem que, apesar dos diversos clichês muito bem utilizados, ousa ir muito mais além do que se propõe e entrega para o espectador um aventura de proporções épicas e inimaginavéis. Em se tratando do - ainda tímido, mas cheio de potencial - universo DC, ao lado do fantástico Mulher Maravilha, esse filme entra para o hall de como realmente se narra os primeiros passos até a ascensão de um super-herói!

Authors get paid when people like you upvote their post.
If you enjoyed what you read here, create your account today and start earning FREE STEEM!
Sort Order:  

Olá @wiseagent

Quanto tempo que eu não passo por aqui, heim?

(^ . ^)'

Sinto muito por isso. Mas a dissertação tá bem difícil de sair, viu? Muito bom saber que Aquaman é tão bom quando Mulher Maravilha, filme que está entre os meus favoritíssimos! Quero muito assistir esse também, principalmente depois desse seu Review. Me deixou com ainda mais vontade! Aliás, falando em DC, hoje eu postei um #boxdeseries sobre o novíssimo seriado Titans

capa

Se tiveres algum tempinho passal lá e dar uma olhada, ok? Como a maioria dos meus Reviews, tem mais imagens do que texto, hehehe... Então te garanto que vai ser rapidinho de ler. =P

Uma abraço e até a próxima!

Posted using Steeve, an AI-powered Steem interface

·

Não posso nem reclamar, haha!

Estava há um tempo afastado, mas hoje voltei as atividades por aqui! ;)

·
·

Eu tava precisando dar esse tempo pra poder me dedicar direito aos estudos... Mas como faz? hehehe

Posted using Steeve, an AI-powered Steem interface

Muito boa crítica. Você trabalha com cinema?

·

Obrigado, @teu! Mas não, tô bem longe de trabalhar com cinema... Eu apenas assisto muitos filmes, hehe! ;)