[Diário De Um Pai - 005] - A Paciência e o Bebê

in #filhos7 years ago (edited)

Ser pai tem se mostrado uma missão de auto conhecimento.

Desde que a Joana chegou, ainda quando ela era só uma notícia em um envelope com o resultado do exame de gravidez, a minha cabeça começou a pensar diferente. E comecei a mudar.

Eu sou aquele tipo de pessoa geralmente descrita como difícil. Me considero um cara que faz o bem e também sempre muito disposto a ajudar os outros, mas sei que de todas as minhas virtudes, a paciência não é a maior delas.

Alguns anos de terapia me ajudou muito para encontrar respostas que explicasse o motivo de tanta irritação, ou melhor, porque meu pavio é curto.

Sendo a Joana uma cópia genética minha (e graças a Deus também da mãe) ela parece ter carregado um pouco desta minha pouca paciência.

Bebês choram


Uma vez eu li que o choro do bebê é propositalmente numa frequência de som que causa incômodo. Uma forma que a Natureza encontrou para que aquele ser pequenino e indefeso seja atendido de imediato quando alguma necessidade aparecer. E de todas as necessidades, a fome é que mais causa desespero neles, pois acredita-se que o bebê, quando sente fome, literalmente acha que vai morrer se não comer imediatamente, disparando o berreiro para que o alimento chegue logo.

alegre.jpg

Dá para imaginar esta alegria toda chorando?

Tenho pouca experiência com bebês para afirmar o que seria uma quantidade “normal" de choro, mas posso dizer que a minha pequena Joana parece estar bem a vontade praticando suas notas de tenor, colocando seus pequenos pulmõezinhos para berrar com tudo.

Sozinha Não


O choro de fome nem é um grande problema, pois basta um pouco do peito da mãe ou uma mamadeira para ela relaxar. Agora, e quando eu preciso fazer algo como lavar uma louça, pegar a roupa na máquina ou escrever um texto para o Steemit?

É meu amigo e minha amiga que estão acompanhando estes relatos, a pequena não gosta muito de ficar sozinha. Basta dar uns dois passos distante dela para que comece a berrar. Não é um choro em si, mas um berro chato pra caramba. Ela bate as pernas e fica irritada quando se vê sozinha, mesmo quando isso significa estar no mesmo ambiente ao alcance da visão dela.

Contando até mil


Minha técnica até o momento para lidar com esta demanda incessante dela têm sido respirar fundo e contar pausadamente até que me acalme, acredite, funciona. É claro, nem sempre isso é o suficiente e aí não tem como esconder a minha irritação. Neste ponto, é quando venho com aquelas chamadas de atenção bem de pai e mãe: -"JOANA! Para com isso!”, expresso na esperança de que o tom de voz mais ríspido (sem berrar, claro) será o suficiente para ela mudar o foco do choro para minha voz e com isso dar uma pausa.

foto-rezando.jpg

Papai do céu, obrigado pelo meu papai e mamãe. Prometo ser boazinha.

Quando funciona, eu tenho cerca de 5 segundos para achar algo que continue a prender a atenção dela, como um brinquedinho ou uma canção. Quando não funciona, aí é só pegar ela no colo e sair andando, coisa que ela gosta bastante, mas nem sempre é possível.

O Outro Lado Do Paraíso


Obviamente, bebês não têm a mesma percepção do mundo que os adultos. Ela não sabe usar de senso crítico para analisar se seu comportamento está de acordo com as normas do local. Ela vai fazer o que estiver com vontade de fazer e ponto. E isso inclui as famosas manhas.

Passado toda a primeira fase desde o nascimento, onde a criança pouco interage com as pessoas ao redor, percebo claramente que agora, começa a surgir um indivíduo naquela linda menininha do papai. A expressão do olhar mudou, ela começou a reagir com cara de choro com pessoas estranhas e as vezes parece querer levantar e sair andando. Então, percebo que começei a adentrar o universo do “Educar Uma Criança”.

Essa certamente será a missão mais difícil pra mim, não porque me sinto incapaz de educar a pequena, mas porque sei que a minha insegurança precisa ser superada para que possa entregar o melhor para ela.

A medida que nossos filhos crescem eles dependem menos de nós. Isso também quer dizer que cada vez mais vão interagindo com o mundo sem a necessidade de recorrer aos pais. Eu só quero que minha filha tenha as armas necessárias para enfrentrar o mundo com clareza e coragem. Ok, isso ainda está muito longe agora, mas é desde muito pequeno que começamos a preparar um indivíduo para a vida e aqui entra um esforço enorme em conseguir balancear o que é necessário para a educação dela e a vontade de atender as suas demandas. Trocando em miúdos, como saber quando ela está apenas fazendo manha?

Muitos pais, se vendo diante desta situação, entregam esta missão de educar para a escola. Eles atendem as vontades dos filhos (mais fácil que dizer não) e esperam que ao pagar uma boa escola terão um indivíduo completo para a vida. Não querem ser responsáveis por possíveis erros no processo de educar, afinal, é mais fácil culpar a incompetência de uma instituição do que a si mesmo. Mas escola não serve para construir boas maneiras e sim trazer informação para a mente vazia das crianças. Ainda que seja importante que as escolas ajudem no processo com bons exemplos de cidadania e respeito ao próximo, cabe aos pais criarem nas crianças os valores morais que irão ditar sua conduta em relação ao mundo.

Bem, mas aqui já estou indo longe demais pois nem na creche minha pequena chegou e neste exato momento, 9:15 da manhã, preciso parar este texto para começar a rotina dela. Agora, é completar as fases do dia para garantir minhas janelas de tempo livre e continuar produtivo. Então, minha pequena Joaninha, bora brincar no tapetinho sem bater perninhas. Estou aqui do seu lado. Papai te ama e apesar de meio nervosinho, nunca vou te abandonar.


Nota

Este conteúdo é para relatar a minha experiência ao cuidar de um bebê a partir da minha visão de pai, então quando estiver afirmando “ser pai” não faço de forma a excluir ou diminuir o “ser mãe” que na minha visão é uma missão ainda mais difícil e desafiadora.

Em breve trarei uma novidade ao Diário De Um Pai e vou começar a fazer vídeos relatando minha experiência. Aguardem.


Obrigado pela leitura e se gosta do que escrevo, upvote! ;) e follow!


dudutaulois-writes-stuff-low-gif.gif


steemit badge light.jpg

Sort:  

Sem comentários, sabe que curto viajar no mundo da paternidade através dos seus posts.

Um dia pode ser você nesta missão, então é bom ir aprendendo @casberp. Obrigado pela audiência. Grande abraço!

Como sempre cada vez mais está sendo tão bom acompanhar essas histórias, pois acho muito bacana. Achei muito fofa Joana com os bracinhos rezando e prometendo ser boa hahahaha... Eita @dudutaulois, é assim mesmo.

Olá @coyotelation. E ela fez isso sem querer, caiu no sono assim enquanto estávamos na academia (sim, vai junto com a agente malhar... kkk). Fique ligado, tenho novidade em vídeo para lançar amanha.
Abs!

Durante os primeiros 4 meses da nossa filha, @thomashblum e eu passamos praticamente as 24h do dia a embalando, revezando, mas os momentos cruciais de choro era só a mim que ela recorria. Mas ela tinha uma doença, que só descobrimos aos quatro meses, no caso... Então foi um pouco diferente... Mas o que quero te dizer é que te entendo quanto ao esquema da paciência. Tem horas que é impossível, porque eles choram e pelo menos eu não sabia que uma criança consegue chorar tanto, por tudo e para tudo. Claro, têm necessidades, ainda não sabem se expressar, mas tem que ter uma mente muito saudável para vivenciar essa rotina sem surtar... Eu surtei! hahahah

E preciso te contar uma coisa: vai ficar mais desafiador. Talvez fique mais engraçado, mais empolgante porque ela vai interagindo mais, descobrindo novas coisas (p.ex: ela pode subir alturas sem limites nos móveis ou que pode fazer você finalmente se redimir e comprar aquela balinha de uva no meio de um mercado lotado, depois de uma birra daquelas de se jogar no chão e se afogar com o próprio choro).

Mas não é nada que não valha a pena, como você comentou, você não é o mesmo depois do resultado positivo e vai descobrindo que ao passar dos anos, você vai se renovando mais ainda por meio dessa aventura paterna. E ainda estamos só no comecinho.

Olha o frio na barriga aqui @caroline.muller! Pois é, eu só fico pensando como será mais complicado a medida que a personalidade dela vai tomando forma. O choro é realmente a arma mais poderosa que eles têm contra a gente e é difícil não ceder.
Bom saber que não sou o único que acabo perdendo um pouco da paciência. A mãe, claro, têm uma conexão mais forte neste momento e consegue ser melhor que eu neste aspecto.
Mas como disse, no fim isso tudo vale a pena pois são um pedaço nosso neste mundo e sempre queremos o melhor para eles.
Muita paz e amor pra sua família e prometo continuar compartilhando meus apertos e alegrias nesta jornada que está, como você mesmo disse, só começando.
Um grande abraço para você e @thomashblum! Obrigado por ler meu post.

Que linda a bebês de vocês, uma graça de fofura! Imagino que quando vira-se pai/mãe o modo de ver o mundo deve mudar bastante, e com isso acredito que venha junto um grande amadurecimento. Parabéns pela atitude de querer ser um ótimo para sua filha e ver as coisas dessa maneira... se todos os pais pensassem dessa forma teríamos um país melhor. Abraços, tudo de bom para vocês!

Olá @caroliny. Só agora consegui te responder, estava viajando (veja meu último post) e fiquei fora do Steemit este final de semana.
Obrigado! Eu procuro fazer o melhor pra ela pois sei das minhas limitações como indivíduo. Só quero poder fazer o melhor e aprender com tudo isso para ser também, o melhor pra mim.
Acho que o mundo mudou bastante e muita gente hoje em dia está bem alinhada com esta minha forma de encarar a paternidade. A mãe, indispensável, o pai, fundamental.
Um grande abraço e obrigado pela leitura!

I agree with you, that babies do not have the same perception of the world as adults. He does not know how to use critical reasons to be analyzed if his behavior conforms to local norms. He will do whatever he wants to do, period. And that includes a famous morning. So cute

Thank you! She's an adorable girl.

Boa sorte educando e aprendendo com seu bebê. Ainda não tive a sorte de ter um, mas estou encomendando.

Obrigado @tiopatinhas! Nossa, nunca imaginei que falaria com o Tio Patinhas, enfim, aproveita o Carnaval para trazer mais um escorpião ao mundo! Eu fui feito nesta data, e vinguei... hehehe... Grande abraço.

How cute baby..love it pic dear bro @dudutaulois

Thank you @mizanrahman. She's everything to me.

Very good bro.. i think you are lucky person in da world..bcz you have nice angel..bro @dudutaulois

Que Linda sua Joana!!! Ela tem muita sorte de ter um Pai como você :) Curte cada minuto porque eles crescem muito rápido. O meu filho tem 6 anos e parece que foi ontém que estava engatinhando. Parabéns Paizão!

Obrigado @naturald! Nem fala me fala deste "passa rápdio" estava agora mesmo dando mamá pra ela e lembrando de 5 meses atrás quando era uma bebezinha miúda que adorava ficar encolhidinha no colo. Acho que sou muito nostálgico mesmo... kkkk

Gosto quando alguém retrata a realidade de ser pai, existem muitos textos que fantasiam muito a maternidade. Parabéns pelo post

A vida fica mais fácil para todos quando compartilhamos a verdade. Infelizmente as redes sociais retratam apenas o ideal de vida que a maioria deseja ter. Continue acompanhando meus relatos, quero desmitificar a paternidade. Obrigado pela leitura!

Ser pai é um dos meus maiores sonhos. É incrível ver toda esse ciclo pelo qual os pais passam até o amadurecimento dos filhos. Imagino que deva ser uma rotina muito cansativa e gratificante ao mesmo tempo.

Olá @croniquista. Sim, cansa um bocado e também acaba sendo estressante, mas eles consegue derreter tudo isso quando soltam uma gargalhada ou, após ficar um período distante, te olham com uma felicidade imensa. Aí é pegar no colo, encher de beijo e agradecer a Deus! Não desista do seu sonho.
Grande abraço!

Abraço e tudo de bom para a família. Criei uma personagem em uma história minha que tem o mesmo nome da tua filha e é quase tão fofa quanto ela. Que ambas cresçam com saúde.

Que legal @croniquista! Joana é um nome forte e não tive dúvidas na escolha. Muito obrigado e sucesso para as duas!

É um nome lindo, realmente

Coin Marketplace

STEEM 0.19
TRX 0.15
JST 0.029
BTC 63126.26
ETH 2596.37
USDT 1.00
SBD 2.76