#FazendoHistoria - DITADOS POPULARES: "OK".

in #fazendohistoria6 years ago (edited)

Durante uma conversa informal (ou formal, dependendo da contextualização) quando você pergunta a alguém como aquela pessoa está se sentindo naquele momento; ou se há uma resposta pendente para algum procedimento aguardado (principalmente depois de muitas tentativas) ou ainda durante uma atividade de mergulho, o termo "OK" é uma expressão extremamente popular e usada com muita frequência.

Fonte: Divulgação (Tumblr)

Mesmo que muitas pessoas não considerem a palavra "OK" como um ditado popular (porque há algumas divergências nesse aspecto), a expressão (que é inglesa = Okay) serve, como definição base, para indicar que tudo está bem ou muito bem ou para indicar um final de positivo / afirmativo.

O significado dessa junção de apenas duas letras é bem mais interessante (e super criativo) do que você poderia imaginar...

A origem mais conhecida e aceita - porque na verdade existem mais umas 5 teorias sobre o assunto: a norte-americana, a indígena norte-americana, a afro-americana, a grega e alemã - acontece por meio da Guerra Civil Americana (conhecida como Guerra de Secessão ou Guerra Civil dos Estados Unidos), que aconteceu nos Estados Unidos entre 1861 e 1865.

Fonte: Divulgação (História do Mundo)

Durante uma guerra, é esperado que haja muitas baixas nas tropas (fazendo com que a quantidade de soldados possa cair drasticamente... a depender da intensidade da gerra em questão, dentre outros fatores) antes que as mesmas retornem aos seus postos designados.

No entanto, quando havia o "milagre" das tropas não terem perdido nenhum dos seus integrantes durante a guerra (ou no caminho de volta), ao chegar em suas bases, era escrito numa placa (que normalmente costumava ficar em destaque, de maneira bem visível) o seguinte dizer:

Fonte: Divulgação (Pinterest)

"0 KILLED" (Tradução literal: Nenhum Morto)

A expressão era uma forma genuína e inspiradora que demostrar uma satisfação evidente pela vida de todos que permaneceram vivos em meio a tempos difíceis.

O termo "OK" surgiu então através da junção no número "0" (em alusão da letra/vogal "O") + a primeira letra de killed ("K").

Fato Curioso: Jornalisticamente falando, a estreia do "OK" (também obtendo função de acrônimo) aconteceu no jornal "Boston Morning Post" - com autoria atribuída ao editor Charles Gordon Greene - no dia 23 de Março de 1839.

Site (referência): Significados

Esse post é a minha oitava participação na reformulação do concurso #fazendohistoria, uma iniciativa de @leodelara.

Sort:  

Mas esse @wiseagent tá uma máquinta de postagens!!! lol


Saiba mais clicando no banner acima.
Ou cliqui aqui para ouvir um podcast
em que tiro dúvidas sobre O CONCURSO.

Essa semana eu estou com mais tempo, então...

E se rapaz!
Já tinha ouvido falar sobre essa origem do OK, só não sabia que eram escritos de forma comemorativa em "placas". Você deu uma pesquisada nas outras possíveis origens também? Seria interessante sabwr a história por outros olhos!
@leodelara
comentario+upvote+reestem

Coin Marketplace

STEEM 0.18
TRX 0.15
JST 0.029
BTC 62837.64
ETH 2542.11
USDT 1.00
SBD 2.65