#FAZENDO HISTÓRIA# - "FAST-FOOD: A revolução da "alimentação rápida".

in #fazendohistoria6 years ago (edited)

Expressão de origem inglesa que significa uma "modalidade alimentar" associada a uma tradução livre popularmente conhecida como "comida rápida".

Frequentemente associadas (e com grande aderência) às grandes cadeias de alimentação, o sistema de fast-food ganhou o mundo à partir de 1970, tornando-se um dos símbolos mais consistentes do capitalismo durante a Guerra Fria.

Fonte: Divulgação (Pinterest)

Dentre as suas características principais destacam-se a a rapidez com a qual o modo de preparo e consumo é realizado, o poder de venda e o tempo de consumo do produto (algo que assemelha-se facilmente a linha de produção fordista das linhas de montagens, onde tudo é estrategicamente pensado para agilizar a produtividade, e consequentemente, o lucro).

Cozinhas modernamente bem equipadas também fazem parte do padrão (porém, são limitadas a produção de poucas variedades de alimentos) e os locais que funcionam como sede, geralmente são pequenos e/ou desconfortáveis (um estímulo adicional para que as refeições sejam feitas mais rapidamente).

Alguns dos exemplos de maior destaque desse cenário alimentício é o império da McDonald's (tida como a maior rede de fast-food do mundo), seguido de outros exemplos bem consolidados como Burger King,, Subway, Pizza Hut e KFC. No cardápio: lanhces (basicamente sanduíches com várias combinações diferentes) que vem acompanhados por algum tipo de fritura (onde a batata-frita puxa o bonde da preferência) e refrigerantes.

Fonte: Divulgação (Huffpost)

Primeiro McDonald's fundado na Califórnia (1940) pelos irmãos Richard e Maurice McDonald.

Vale lembrar que apesar de tudo isso ter começado a se popularizar na década de 70, o sistema de fast-food foi uma evolução do drive in... Surgidos na Califórnia, mais precisamente na década de 40, logo se espalhou pelo mundo.

E O FAST-FOOD NO BRASIL?

Por aqui, esses tipo de rede alimentar começou no Rio de Janeiro. Pelas mãos de Robert Bob Falkenburg (esportista e empresário nova-iorquino), em 1951, a cidade carioca foi a casa da Falkenburg Sorveteria Ltda..

Inicialmente o local vendia apenas sorvetes de baunilha, mas não demorou muito para evoluir (com receitas trazidas dos Estados Unidos) e em um futuro próximo, viria a tornar-se uma as gigantes em terras tupiniquins: o Bob's.

Fonte: Divulgação (Top Franquias)

Em destaque no Brasil, segue um ranking das redes com mais unidades:

*Considerando que o mercado financeiro é muito dinâmico, os números podem variar um pouco mais para ou para menos.

  • Subway (cerca de 1.600 pontos de venda);
  • Bob’s (cerca de 960 pontos de venda),
  • McDonald’s (cerca de 750 pontos de venda);
  • Giraffas (cerca de 400 pontos de venda);
  • Habib’s (cerca de 305 pontos de venda).

Entre os exemplares genuinamente brasileiros, destacam-se: Habib’s, Vivenda do Camarão, Spoleto e Giraffas e Mini Calzone.

E aí... Vai um fast-food agora prefere algo mais natureba? ;)

Sites (referências): Universo Delivery / A História

Esse post é a minha quinta participação na reformulação do concurso #fazendohistoria, uma iniciativa de @leodelara.

Sort:  

Rapaz quanto mais o homem mexe nos alimentos pra processa-lo menos ele se torna alimento propriamente e mais se torna um frankenfood.

You got a 39.00% Upvote and Resteem from @ebargains, as well as upvotes from our curation trail followers!

If you are looking to earn a passive no hassle return on your Steem Power, delegate your SP to @ebargains by clicking on one of the ready to delegate links:
50SP | 100SP | 250SP | 500SP | 1000SP | 5000SP | Custom Amount

You will earn 90% of the voting service's earnings based on your delegated SP's prorated share of the service's SP pool daily! That is up to 38.5% APR! You can also undelegate at anytime.

We are also a very profitable curation trail leader on https://steemauto.com/. Follow @ebargains today and earn more on curation rewards!

@sadkitten is countering 50% of @discernente self-votes for 1 week starting Friday, September 21st 2018 because it is part of last weeks top self-voters. For more details see this post.

Parabéns, seu post foi selecionado para o BraZine! Obrigado pela sua contribuição!
BraZine.png

Fast food e crescimento do capitalismo praticamente andam juntos. A praticidade garante que as pessoas tenham mais tempo para trabalhar e realizar suas tarefas, todavia há o lado ruim dos alimentos processados conterem uma enorme de quantidade de sódio e gordura. Já pegou um hambúrguer do MC e comeu, tem gosto de sal e mais nada, a grande quantidade de molhos que faz o lanche ficar gostoso.
Atualmente está havendo uma tendência de alimentação mais saudável, devido aos altos índices de obesidade as pessoas estão se conscientizando mais.
Bom post!

@leodelara

Ultimamente tenho preferido comida de verdade, mas não nego que quando bate a fome química, só um fast food salva.

Coin Marketplace

STEEM 0.19
TRX 0.15
JST 0.029
BTC 63313.88
ETH 2629.50
USDT 1.00
SBD 2.76