#FAZENDOHISTÓRIA - Como o Café Chegou no Brasil - SEXO, TRAIÇÃO E ESPIONAGEM
link
Você sabe como o café, essa bebida deliciosa, chegou ao Brasil?
Senta que lá vem história, e é cheio de ação e espionagem. Tá bom, nem tanto assim.
Mas primeiramente gostaria de parabenizar o @leodelara por criar o Projeto Entrelaçamentos Históricos, parabéns Leo sua iniciativa irá fortalecer a comunidade luso-brasileira no Steemit!
O café é uma planta originada na Etiópia, mas seu cultivo se espalhou pelo mundo após chegar a Arábia.
Hoje o café brasileiro é reconhecido como um dos melhores do mundo, e nós, brasileiros, devemos ter orgulho disto, porém, o modo como este grão chegou ao país não é tão honorável assim.
O café foi trazido para o Brasil por meio de contrabando!
Explico!
O café chegou ao Brasil pelo norte em 1727 da Guiana Francesa pelo Sargento-Mor Franscico de Mello Palheta a pedido do governador do Maranhão e Grão Pará.
O problema é que já naquela época o café possuía um alto valor comercial, sendo assim o país vizinho não entregaria a planta facilmente, porque perderia a vantagem econômica no comércio, principalmente tendo em vista a extensão territorial do Brasil.
Deste modo, o Sargento-Mor seduziu a esposa do governador de Caiena, capital da Guiana Francesa, convencendo-a a lhe entregar uma muda de café, assim, escondida dentro de sua bagagem Palheta trouxe clandestinamente ao Brasil, devido as condições climáticas favoráveis o café se espalhou para boa parte do território nacional.
A produção de café por muito tempo foi responsável pelo crescimento econômico do Brasil, impulsionando a economia e o desenvolvimento do país, em contrapartida, a Guiana Francesa acumula grandes dificuldades sociais, com índice de desemprego atingindo 22% e com altas taxas de natalidade.
Foi errado o modo que o Brasil obteve o café?
É difícil julgar, certamente não foi o mais certo ou o justo, mas como disse no meu texto sobre o Maquiaveli, leia aqui na política não existe certo ou errado, mas sim que um "príncipe" deve fazer o necessário para o bem de sua nação - "os fins justificam os meios"
Até porque de uma forma ou outra o café chegaria ao Brasil e aos demais país, a Guiana Francesa sendo um país pequeno não perduraria muito com a vantagem sobre o café.
** Errado?** Pode ser, necessário? Sim.
Mas podemos dizer que existe uma dívida histórica?
Sem dúvidas, roubo é roubo, queira ou não nosso crescimento econômico durante muitos anos foi em cima do café, em cima do prejuízo de nosso vizinho.
Agora se esta dívida deve ser paga? Muito delicado falar sobre isso, primeiro como quantificar? Qual é o valor do dano em si? Até onde a influência brasileira impactou a Guiana?
Talvez um pedido de desculpa seja um gesto nobre, mas creio que seja o suficiente, porque aqui caímos novamente em Maquiavel, nosso governo deve se preocupar especialmente com seu povo, claro que deve-se atentar para não prejudicar os demais, mas em um momento de crise não seria o melhor momento para "pagar" uma dívida tão teórica.
fonte: GrãoGourmet
E você? Qual é a sua opinião? Temos uma dívida histórica com a Guiana Francesa? Devemos reparar de alguma forma?
Saiba mais sobre o projeto Entrelaçamentos Históricos Participe você também!
Até a próxima!
Obrigado Steemit!
Parabéns, seu post foi selecionado para o BraZine! Obrigado pela sua contribuição!
Parabéns, seu post foi selecionado pelo projeto Brazilian Power, cuja meta é incentivar a criação de mais conteúdo de qualidade, conectando a comunidade brasileira e melhorando as recompensas no Steemit. Obrigado!
Boa, @joaoprobst! Não fazia ideia desta história, muito interessante, a propósito. Gosto muito do Guia Politicamente Incorreto da História do Brasil, muito mais interessante do que a história oficial, sem dúvida :D Obrigado por compartilhar ;)
não cheguei a ler, vi um episódio no history, parece bem interessante!
Olá, tudo bem contigo @joaoprobst? Parabéns por seu post e obrigado por usar nossa nova tag #fazendohistoria. E é claro, de participar do Desafio! Incrivelmente problematizado esse seu post heim! Parabéns! Ousado abordar o debate sobre dívida histórica, mas bem necessário e muito bem apresentado. Sua contribuição pelo post já foi enviada.
Que a Deusa Fortuna esteja do seu lado!!
Saiba mais!
se não for pra ser ousado nem escrevo hehe, obrigado, amigo!
Tem tanta coisa para se produzir na terra, brigaram tanto por café porquê certamente não conheciam o guaraná ainda, que tem 90X mais cafeina que o café.
Independente da propriedade territorial, eu acredito que especies de plantas e fauna não deveriam ser monopolizadas por alguém pelo simples motivo que não é algo que foi produzido ou inventado por alguém e já estava na natureza de graça até chegar alguém e determinar que aquilo era sua propriedade.
O importante é que quem tem acesso tem que saber como cultivar melhor e aproveitar os benefícios de cultivar melhor que seu concorrente, independente da época a qual analisamos o melhor foi o café na mão do Brasil porquê criou concorrência contra a Guiana e o mundo todo saiu ganhando nessa historia com um livre mercado cafeicultor.
ptgram power | faça parte | grupo steemit brasil
concordo com você