#FazendoHistória - A verdade sobre Tiradentes

tir.jpg
link

Você conhece a história de Tiradentes? **Aquele herói que lutou a favor da independência do Brasil?**
![lin png.png]()

Bem, pelo menos é o que contam nas escolas deste país, mas a verdade não é bem como é contada oficialmente.

O que aconteceu com esta figura histórica é pode ser chamado de "heroificação, a manipulação de fatores históricos para atender os interesses de um determinado governo ou classe.

Joaquim José da Silva Xavier foi enforcado e esquartejado no dia 21 de abril de 1792, se tornou símbolo nacional de mártir sendo homenageado com um feriado na data de sua morte, mas o Tiradentes que conhecemos não é bem como de fato existiu.

Senta que lá vem história!

lin png.png

Filho de um português proprietário rural, sofreu com a morte prematura de seus pais, sendo que por tal razão logo perdeu o patrimônio da família por dívidas. Não teve um estudo formal, sendo criado por seu tio. Trabalhou em diversas áreas, entre elas mineração, mascate, cirurgião dentista.

Em 1780, alistou-se na 6ª Companhia dos Dragões do Regimento da Cavalaria Regular da Capitania de Minas Gerais, alcançando o posto de alferes, o que não era um cargo muito alto na hierarquia militar, sendo a patente inicial do oficialato da época, pedindo licença em 1787.

A partir de agora a história começa a ficar interessante

- O lado obscuro de Tiradentes

lin png.png

Após sair da vida militar teve contato com Dr. José Alves Maciel, recém retornado da Europa que influenciou Tiradentes com as ideias democráticas e iluministas, incentivando-o a lutar pela independência.

Mas não a do Brasil, mas somente a independência mineira, (por isso o nome de inconfidência mineira), Tiradentes, então, juntou-se a um movimento iluminista elitista, iniciado na cidade de Vila Rica, que lutava contra as taxas sobre o ouro cobradas pela coroa portuguesa.

No entanto, ele apesar de ser membro do movimento, não era nem perto o líder ou até um dos grandes idealizadores da revolta, até porque era uma pessoa de pouco estudo, não tendo acesso direito aos estudos liberais, mas por ser muito conhecido entre os pobres funcionou como um mediador entre as duas classes.

Portanto, o viés de defensor dos pobres que a história oficial quer impor à figura histórica não é bem verdadeira, até mesmo porque o movimento teve uma forte influência maçônica, o termo Libertas Quae Sera Temen da bandeira mineira é um indício disso.

A Redescoberta de Tiradentes

lin png.png

O que acontece é que em 15 de novembro de 1889, os revolucionários republicanos precisavam de um herói para impulsionar o sentimento nacionalista de um país recém formado para substituir a figura de Dom Pedro I, uma figura monarquista, assim, conforme o movimento republicano crescia a imagem de Tiradentes, de herói da independência, fortalecia impulsionado pela imprensa do século XIX.

Como fizeram isso? Começa pela representação nas pinturas, que digamos não foi muito exata, veja como Tiradentes é retratado de forma muito idêntica a outra figura histórica, Jesus Cristo:

tiradentes-quadro_c.jpg

Inclusive a imagem de um negro chorando foi colocada na imagem de forma proposital para implicar que Tiradentes era um defensor dos marginalizados.

E agora, um retrato um pouco mais realista:

tiradentes-660x330.jpg

Novos estudos apontam que Tiradentes era bem diferente, sem barba, sem liderança, e sem glória, um peão de um movimento oligárquico, afinal como um simples alferes (o equivalente a coronel) lideraria todo um movimento intelectual?

O historiador Marcos Antônio Correa, por exemplo, chega a defender que Tiradentes sequer foi enforcado, segundo ele, um ladrão condenado foi morto no lugar, em troca de auxílio financeiro oferecido pela maçonaria, sendo que após o esquartejamento sumiram com a cabeça.

O quadro a seguir, por exemplo, Tiradentes Esquartejado, por Pedro Américo, mesmo autor de *O Grito do Ipiranga, foi pintado em 1893, o pintor não presenciou os fatos, em 1792, até porque sequer era nascido, nasceu somente em 1843, então não é exatamente um relato realista:

tira.jpg

Para concluir, meus caros amigos a história é contada sempre pelo lado vencedor, quando a manipulação é corriqueira temos que ter cuidado sobre o que acreditamos como verdade, por que Tiradentes foi retratado barbudo e com cabelos longos se era militar e na prisão se tinha o hábito de cortar barbas e cabelos para evitar piolhos?

É sempre vital questionar a história oficial, e buscarmos por nós mesmos a verdade, a história de Tiradentes tem várias nuances e detalhes que não cabem neste texto, mas eu deixarei os links caro queiram ler.

linha.png

O que você acha? Houve mesmo uma construção do herói Tiradentes? Ou você concorda com a história oficial?

Só tenho o que agradecer ao @leodelara pela iniciativa deste projeto maravilhoso, o #fazendohistoria é uma ótima oportunidade para aprendermos sobre história e melhor unir nossa comunidade, parabéns Leo!

Fontes:

Justificando
Nova Escola
Portal Conservador

Obrigado Steemit! Até a próxima!

Sugestão de leitura:

Precisamos Falar sobre o Suícidio
banner steemit.jpg

Sort:  

Parabéns, seu post foi selecionado para o BraZine! Obrigado pela sua contribuição!
BraZine.png

Parabéns, seu post foi selecionado pelo projeto Brazilian Power, cuja meta é incentivar a criação de mais conteúdo de qualidade, conectando a comunidade brasileira e melhorando as recompensas no Steemit. Obrigado!

footer-comentarios-2.jpg

Congratulations! This post has been upvoted from the communal account, @minnowsupport, by JoaoProbst from the Minnow Support Project. It's a witness project run by aggroed, ausbitbank, teamsteem, theprophet0, someguy123, neoxian, followbtcnews, and netuoso. The goal is to help Steemit grow by supporting Minnows. Please find us at the Peace, Abundance, and Liberty Network (PALnet) Discord Channel. It's a completely public and open space to all members of the Steemit community who voluntarily choose to be there.

If you would like to delegate to the Minnow Support Project you can do so by clicking on the following links: 50SP, 100SP, 250SP, 500SP, 1000SP, 5000SP.
Be sure to leave at least 50SP undelegated on your account.

Boa, @joaoprobst! A História precisa ser revista o tempo todo, muitos fatos históricos, na verdade, não são fatos :D Hehehehe! Estou aprendendo muito por aqui com a iniciativa do @leodelara :) Obrigado por compartilhar ;)

eu que agradeço a participação!

Olá @joaoprobst, tudo bem? Parabéns por seu post, obrigado por usar nossa nova tag #fazendohistoria e é claro por participar do Desafio!

Que a Deusa Fortuna esteja do seu lado!!

Assinatura #fazendoHistória
Saiba mais no Steem.Center!

eu que agradeço!!

Eu fico muito feliz que tenha gostado da @joaoprobst. Espero que cada vez mais pessoas a utilizem. Pois praticamente tudo é possível envolver história. Obrigado mais uma vez.

pois é, e deu pra adaptar meu estilo de escrita com o seu projeto, eu gosto de sempre trazer uma provocação ou reflexão, e a história está cheia de momentos polêmicos.

Com certeza que dá! hehe! Quando eu pensei em uma tag pra história que pudesse ser usada pela nossa comunidade, pensei bem foi nisso ae! Algo que não obrigasse ninguém a escrever de um jeito X ou Y... Mas do jeito que quiserem... Apenas acrescentando história no conteúdo do post. E tenho gostado demais do resultado!

Nós e a ilusão que os livros de história nos trouxeram. Muitas personalidades, assim como Tiradentes foram moldados a época e como a história deveria ser construída (para eles). Uma pena sermos enganados desde os nossos primeiros conhecimentos, e vivermos rodeados a tamanhas mentiras!

Parabéns pela postagem @joaoprobst

Obrigado, Tabata, seu comentário me enche de alegria, você conhece o projeto ptgram power? É uma curadoria de trail que ajuda a comunidade luso-brasileira a crescer no steemit, seria muito interessante você participar, ajuda bastante, aqui está um link que fala como participar: Ptgram

Coin Marketplace

STEEM 0.20
TRX 0.13
JST 0.030
BTC 64724.35
ETH 3436.21
USDT 1.00
SBD 2.55