3 Livros sobre estratégia: Para sua vida profissional, negócios ou vida pessoal

in #estrategia7 years ago

Existem dois temas que eu adoro falar. Vendas e estratégias. Acredito que eles se relacionam muito com minha trajetória pessoal e de vida, e olhando de uma perspectiva mais ampla, precisamos sempre traçar planos e metas para chegar em nossos objetivos, e também vender nossas ideias para conversarmos pessoas a virem junto conosco, mas isso é assunto ora outro texto.

Quero falar aqui sobre três livros que me ajudaram a pensar de forma mais estratégica, com pensamento mais prático e de longo prazo. Foram livros que me ajudaram nos últimos anos e quero compartilhar com você.

Então vamos lá.

1- As 48 Leis do Poder - Robert Greene.

As-48-Leis-do-Poder-177403.jpg

Esse livro me trouxe uma perspectiva de como as pessoas poderosas agiram e agem durante toda a história, em vários locais do planeta. Empresários, políticos, cientistas, artistas e todo tipo de gente que entendeu as regras dos jogos sociais e utilizaram para conseguir mais poder.

Os principais pontos que aprendi com este livro foram referente ao pensamento de longo prazo, o que me fez deixar de ser tão imediatistas, o segundo foi a importância de se expor e expor suas ideias, tanto para atrair atenção e conseguir ter uma imagem forte de quem as pessoas querem estar próximas tanto para se proteger, principalmente de quem quer tirar proveito das suas ideias sem lhe dar créditos.

Admito que quem seguir todas as tais leis a risca seria facilmente um sociopata, mas sabemos que nem tudo se segue a risca, certo?

2- 33 Estratégias de Guerra - Robert Greene.

33 estrategias.png

Sim, ano passado resolvi ler esse autor rs.

33 Estratégias de Guerra mostra algo que eu gosto muito na estratégia: Adaptações de estratégias de guerra para a vida cotidiana.

Neste livro o autor compara as situações de uma guerra com aquelas que vivemos em nosso dia a dia. Afinal sabemos que a vida adulta não é nada fácil. Algumas pessoas tentam nos atrapalhar, precisamos sempre buscar formas de vencer as batalhas diárias, conseguir mais espaços e mais recursos e mostrando acontecimentos históricos o autor traz relações interessantes que mostram que a natureza humana é extremamente competitiva.

Destaco como aprendizado o ponto de estarmos sempre alertas, pois isso evita problemas futuros em nossas estratégias e também um dos pontos do livro onde o autor destaca uma estratégia onde se ganha "pequenos territórios" por vez, sem fazer grandes alardes ou chamar muita atenção, fazendo isso de pouquinho em pouquinho, quando olharem você já dominou todo o continente.

Trago como ressalva assim como no livro anterior a questão da atenção para não levar TUDO do livro ao pé da letra.

3- Mini Manual do Guerrilheiro Urbano - Carlos Maringhella

Minimanual.jpg

Neste momento gostaria de pedir que não olhasse o livro com seu viés político ideológico, seja há direita ou esquerda, mas que olhe o livro com um viés único das lições estratégicas.

Eu vejo este livro como uma versão nacional do famoso "A arte da Guerra" do Sun Tzu e explico o motivo.
O autor traz as técnicas utilizadas pelas guerrilhas urbanas para enfrentar a Ditadura Militar, e a parte interessante a meu ver é: A guerrilha quase não tem recursos financeiros, quase não tem gente, armas ou munição e ainda assim monta estratégias incríveis, com poucos recursos que lutam contra um inimigo gigante.

As estratégias do livro mostram alguns pontos importantes : Descentralização, a organização é pequena e precisa ser rápida, logo ela é extremamente horizontal para poder ser rápida. Improvisação e criatividade na aplicação de recursos, afinal eles precisavam agir com o que tinham, e eu enquanto empreendedor vejo isso de forma genial, utilizar o que se tem para chegar no seu objetivo final com inteligência.

Essas são indicações de 3 livros que sempre consultoria, pois sempre me abrem a cabeça para pensar em novas estratégias e possibilidades. E você, qual livro curte quando o assunto é estratégia?

Não deixe de comentar para que possamos seguir o papo e caso tenha gostado deixe seu upvote e Resteemit.

Valeu

Sort:  

Valeu pelas dicas! Confesso que não conhecia nenhum deles, mas já estão na lista dos próximos a serem lidos.

Tenho todos @Brupras, se quiser posso te emprestar

Um que não é bem de estrategia porém que me ajudou muito na parte profissional foi "O Poder do Habito"

Esse eu ainda não li, mas está na minha lista para esse ano.

48 Leis do Poder tenho e já li alguns capítulos, os outros dois não conhecia. Obrigado por postar!

@guifaquetti aconselho ler ele inteiro, tem uns capítulos mais chatinhos mas vale a pena pelo contexto geral

Parabéns, seu post foi votado e compartilhado pelo projeto Brazilian Power, cuja meta é incentivar a criação de mais conteúdo de qualidade, conectando a comunidade brasileira e melhorando as recompensas no Steemit. Obrigado!

footer-comentarios-2.jpg

Coin Marketplace

STEEM 0.16
TRX 0.16
JST 0.030
BTC 59190.54
ETH 2521.17
USDT 1.00
SBD 2.53