Saúde não é brincadeira! Diabetes Mellitus, você conhece?

in education •  last month

Hoje, no brasil, há mais de 13 milhões de pessoas vivendo com diabetes, o que representa uma média de 6,9% da população. E esse número está crescendo!!!

Diabetes Mellitus é uma doença crônica na qual o corpo não produz insulina ou não consegue empregar adequadamente a insulina que produz, dividindo-se em subtipos, dos quais os mais conhecidos são tipo 1 e tipo 2. Hoje vamos aprender um pouco sobre a nutrição que envolve o Diabetes Mellitus.



Fonte:Pixabay

MAS O QUE É INSULINA?

Um hormônio que controla a quantidade de glicose no sangue. O corpo precisa desse hormônio para utilizar a glicose, que obtemos por meio dos alimentos, como fonte de energia. Quando a pessoa tem diabetes, no entanto, o organismo não fabrica insulina e não consegue utilizar a glicose adequadamente. Com isso o nível de glicose fica alto (famosa hiperglicemia). Se esse quadro permanecer longos períodos, poderá haver danos em órgãos, vasos sanguíneos e nervos.

A diabetes tipo 2, está diretamente ligada aos hábitos alimentares e o estilo de vida em que a pessoa leva. Na grande maioria acomete adultos que não praticam nenhuma atividade física, com sobrepeso ou já obesos, com uma alimentação desregulada rica em carboidratos/açúcares e com uma carga elevada de estresse. Infelizmente no mundo atual, já temos casos de crianças com diabetes tipo 2, no qual encaram uma vida completamente desregrada, pouco ativa e cheia de guloseimas.



Fonte:Pixabay

E a alimentação nestes casos de fato faz toda diferença!!!!!

Alimentos que auxiliam na prevenção e controle do diabetes são em toda forma alimentos integrais, ricos em fibras. Porque as fibras irão auxiliar na redução da absorção do colesterol, gorduras e AÇÚCARES.

Pois é amigos, podemos começar logo, antes de descobrirmos que a nossa glicose está elevada naquele exame que fizemos de rotina.

  • Podemos começar a praticar atividade física.

  • Trocar o arroz branco pelo integral, o pão francês pelo integral com grãos, fazer uso de farelos como aveia, comer verduras e bastante folhosos e frutas.

  • Reduzir o consumo de doces, bebidas açucaradas e alimentos gordurosos.

  • Ingerir água adequadamente.

  • TER NÃO SÓ O PESO EQUILIBRADO, MAS UMA VIDA TAMBÉM!



Fonte:Pixabay


Atenção!!


Para os leitores, que já são diabéticos, o controle continua, uma boa alimentação é fundamental mesmo em uso de medicamentos! Afinal, mantendo o controle glicêmico, você irá ter uma vida normal, sem complicações. E Sim, vocês podem comer frutas, porém de forma moderada e dando preferência as com baixo índice glicêmico.

Não se assustem com a diabetes, mas como comecei dizendo lá em cima, não é brincadeira! Fiquem atentos, façam exames regulares, previna e mantenham o controle de suas vidas!

Obrigada pela leitura amigos!
Ate o próximo post!!!
(Caso este post ainda precisar de aprofundar mais, de acordo com as dúvidas de vocês, farei outro para complementar)


Autora: Hellena Zago - Nutricionista Clínica e Hospitalar - CRN9 19491

Instagram: Hellena Zago
Facebook: Hellena Zago


Imaginário Virtual

Apoio:

@brazilians:

PtGram

Dúvidas, críticas ou sugestões sintam-se a vontade para deixar nos comentários! Participações são recompensadas como voto acima de 0.1 STU!


Editor: Matheus Guimarães Gomes Rangel- Médico - R3 Psiquiatria SMS Rio de Janeiro - CRM-RJ: 5295376-8


Sponsored ( Powered by dclick )
DCLICK: Introducing the Advertise feature

Last week, the Advertise feature has opened. you can...


Originally posted on Imaginário Virtual. Steem blog powered by ENGRAVE.

Authors get paid when people like you upvote their post.
If you enjoyed what you read here, create your account today and start earning FREE STEEM!
Sort Order:  

Devemos está bem atentos mesmo. Meus filhos já fico em cima para não exagerar nas doses de açúcar por exemplo. Infelizmente meu Pai já é diabético, tona medicamento e tudo mais. Agora é saber controlar e viver. Valeu por compartilhar meu amigo, pois é um assunto de extrema importância.

Posted using Steeve, an AI-powered Steem interface

·

Isso aí. O problema muitas vezes é o exagero, a falta de limites, por diversos fatores. E a educação é imprescindível, desde cedo. Além de outros hábitos como atividade física! Obrigado pela participação @coyotelation!

Posted using Partiko Android

Realmente não adianta adocicar a realidade, a diabetes é uma doença muito séria e que demanda correção imediata dos hábitos alimentares.

Posted using Partiko Android

·

Exatamente. Uma escolha que cada um deve fazer se deseja ter qualidade de vida.

Posted using Partiko Android

Muito bom esse alerta. É alarmante encontrar esse tipo de deficiências no organismo das crianças de hoje... dá que pensar mesmo a sério sobre o tipo de vida que temos andado a construir para as gerações seguintes.
Gostei da forma leve e assertiva com que nos passou informação tão relevante.

ptgram

Posted using Steeve, an AI-powered Steem interface

Parabéns, seu post foi selecionado para o BraZine! Obrigado pela contribuição!
BraZine.png

This post was upvoted by SteeveBot!

SteeveBot regularly upvotes stories that are appreciated by the community around Steeve, an AI-powered Steem interface.

Hi, @matheusggr!

You just got a 3.08% upvote from SteemPlus!
To get higher upvotes, earn more SteemPlus Points (SPP). On your Steemit wallet, check your SPP balance and click on "How to earn SPP?" to find out all the ways to earn.
If you're not using SteemPlus yet, please check our last posts in here to see the many ways in which SteemPlus can improve your Steem experience on Steemit and Busy.

Dear matheusggr:

We are SteemBet, the next generation STEEM based gaming platform. We are honored to invite you to join our first fantastic dice game, which is just the beginning of SteemBet game series. Our dividend system has now launched. The prize pool has already accumulated 2,000 STEEM and more than 60 players have participated in staking mining token SBT. A huge reward of 40,000 STEEM is awaiting! Join us NOW with other 500 STEEM users to loot HUGE dividend reward!!

SteemBet Team

Official Website
https://steem-bet.com

Discord Server
https://discord.gg/95cBN3W

Telegram Group
https://t.me/steembet

Thank you so much for participating in the Partiko Delegation Plan Round 1! We really appreciate your support! As part of the delegation benefits, we just gave you a 3.00% upvote! Together, let’s change the world!

Hi @matheusggr!

Your post was upvoted by @steem-ua, new Steem dApp, using UserAuthority for algorithmic post curation!
Your UA account score is currently 3.494 which ranks you at #6716 across all Steem accounts.
Your rank has dropped 71 places in the last three days (old rank 6645).

In our last Algorithmic Curation Round, consisting of 213 contributions, your post is ranked at #39.

Evaluation of your UA score:
  • You're on the right track, try to gather more followers.
  • The readers appreciate your great work!
  • Great user engagement! You rock!

Feel free to join our @steem-ua Discord server

Excelente publicação Dra. Hellena ^^

Essencial compartilhar esse tipo de ensino. Aqui do steem, agradecemos muito sua participação!