"Eu não acredito em astrologia"

in #dsound6 years ago (edited)


Estou de volta com um podcast sobre astrologia, um assunto que me encanta. Passei um tempo sem postar, as tirinhas tomaram bastante espaço da minha rotina e só agora consegui encaixar um podcast e devo postar mais daqui para frente.

Pra retomar o assunto venho conversar sobre algumas questões que sempre aparecem quando falo sobre astrologia com amigos. Como eu circulo bastante entre ambientes diferentes, sempre há aqueles que acreditam e os que não acreditam em astrologia. E sobre isso quero comentar algumas coisas.

O primeiro é que todas as pessoas que me dizem que não acreditam não costumam conhecer a astrologia além da superficialidade e, muitas vezes, só conhecem a falácia dos horóscopos de jornais. Por isso, pensam que cada um tem um signo, ou no máximo, dois ou três (Sol, ascendente e Lua) e que horóscopo é previsão de futuro. Desconhecem que o mapa astral tem 12 casas, 12 signos, 8 planetas e mais alguns elementos a serem analisados como meio do céu, nodos, lilith e outros que nem eu sei rs. Se fizermos um calculo só com estes elementos para saber quantas possibilidades de combinações existem, temos mais de 1100 - bem mais que 3, certo? Fora as combinações que um planeta pode fazer com outro.

Ainda assim, isso não quer dizer que existem exatos 1100 tipos de pessoas. Isso porque o mapa é uma energia, uma tendencia que influencia nossa vida, mas não a única. Além disso, temos nosso contexto familiar, as situações que nos acontecem, nosso livre arbítrio e sei lá mais o quê. Qual é o peso de cada uma dessas coisas? Sei lá! Só sei que tenho comprovado a pertinência da astrologia mais e mais conforme estudo e faço mapas das outras pessoas, e acredito que falar que não acredita em astrologia é como falar que não gosta de sorvete de pistache sem antes experimentar rs.

Uma outra questão é que, mesmo sem acreditar, ela nos é útil. Sei que já falei isso, mas quero repetir. Os conceitos dos 12 signos foram criados e vem sendo aperfeiçoados desde 4.200 A.C, quando estima-se seu surgimento. A astrologia é só mais um exemplo de forma de raciocínio que usa arquétipos, classificações, categorias para compreender melhor as coisas, assim como isso existe em diversas áreas do conhecimento. Os psicólogos pensam em tipos de personalidades, os coaches classificam talentos diferentes, médicos criam categorias de patologias, enfim. Criar estes "tipos" nos ajuda a entender, mas não é o mesmo que querer resumir uma pessoa a um título, porque ela nunca caberá nele. Mas, saber quais dinâmicas envolvem as energias de cada signos (sentimentos, atitudes, padrões) oferece uma baita ajuda para nos conhecermos. Eu costumo, quando falo de coaching com alguém que não acredita em astrologia, descrever o que sei sobre os signos mas sem falar que estou usando de conhecimentos que obtive da astrologia, e dá bastante certo! hehehe

Escolhi trazer estas questões porque elas sempre circundam a cabeça de quem fala sobre o assunto. Então, aqui estão algumas reflexões para nos ajudar a dissolver alguns nozinhos. Me desculpem, porque acho que o podcast está um pouco confuso no começo, mas acho que consegui deixar mais claro do meio para o final.

Fonte da imagem: [Pixabay](pixabay.com/pt/gato-engra%C3%A7ado-cara-pateta-animal-2483826)

Com carinho,

Barbara


► Listen on DSound
► Listen from source (IPFS)
Sort:  

Sou da opinião que nenhum ramo de conhecimento espiritual deve ser ignorado. Todos os ensinamentos são parte de um quebra cabeça que juntos podem nos levar à verdade. Ótima semana pra vc!

pois é eu não se acredito ou desacredito sabe, por um lado meu lado racional diz que é impossível uma coisa dessa existir e tals, porque somos homens isolados na terra e porque não creio em deus e nas coisas divinas, mas por outro na astrologia tanta coisa bate tão certinho, meu signo e de outras pessoas que conheço é uma descrição literal da personalidade delas e de mim que fico meio assim, acho que apenas não chegamos no ponto evolutivo da astrologia ser entendida como ciência, ainda vamos descobrir mais coisas para que ela se encaixe no método científico. Belo texto, ainda não pude ouvir o podcast.


ptgram power | faça parte | grupo steemit brasil

very good friend publication, greetings from me and continues to inform us.

Perfect structure to get us the topic.

Gosto muito das análises comparativas que você faz dos arquétipos (a rigor, 'signos'). Acho bastante válidas. E muito sensatas! Ferramenta de couching! Perfeito!
Mas só consigo pensar em arquétipos mesmo. Não consigo entender nem aceitar como a posição da Terra ao redor do Sol bem como a posição dos outros astros no momento do nascimento de uma pessoa possa de alguma forma imprimir nela uma personalidade ou que seja uma mera tendência comportamental. Isso parece-me mais herança do pensamento antigo que separava o reino dos homens do reino dos deuses. Os deuses, em tese, comandavam os astros e através deles nos mandariam 'mensagens'. Mas as leis do Universo valem, em princípio, "assim na Terra como no céu".
Bebês que nasceram num mesmo dia e horário serão, certamente, muito diferentes ao longo de suas vidas, embora tenham o mesmo mapa astral. Isso acontece no planeta todo dia, a toda hora. Poderíamos argumentar que o meio (fatores externos) modelou o comportamento destas pessoas a ponto de torná-las tão diferentes. Pelas experiências pessoais, traçaram rotas distintas e tornaram-se adultos bem diferentes. Ok.
Mas e o caso de dois gêmeos idênticos (univitelinos)? Eles têm o mesmo mapa astral. Os nascimentos se deram com a diferença de minutos, o que em termos de mapa astral não significa diferença significativa. Certo? São criados pelos mesmos pais, na mesma família, na mesma casa, sob as mesmas condições. Mas tornam-se pessoas completamente diferentes desde cedo. Se observarmos gêmeos, desde bebês até a juventude, já apresentam diferenças, o que para quem com eles convive, já é suficiente para distingui-los apesar da semelhança fisionômica. Conheci, como professor, vários casos assim. Ou o mapa astral não funciona (hipótese 1) ou tem tão pouca influência (hipótese 2) que não passa de uma mera perturbação que, na prática, é desprezível. As duas hipóteses dão na mesma na prática, não dão? Ou estou errado? Ou "o que não estou vendo"?
Ajude-me a counching-nuar meu raciocínio lógico mas de forma a entender a sua concepção de Astrologia. :)

Coin Marketplace

STEEM 0.30
TRX 0.12
JST 0.033
BTC 64400.33
ETH 3140.71
USDT 1.00
SBD 3.93