Divulgar a Literatura Portuguesa! - Alberto Caeiro! #1

in #dsound6 years ago


Boa tarde!

Hoje iniciarei um tópico novo no dsound. Acredito que a cultura de um país é algo essencial para o seu entendimento mais profundo. Por isso, a partir de hoje quero mostrar a toda a comunidade do Steemit a qualidade literária dos autores portugueses. São autores e são poemas que marcaram a nossa história e a nossa literatura e saber sentir cada palavra, cada verso é um passo além para conhecermos melhor Portugal.

Considero essencial que se valorize a cultura portuguesa e tudo o que está associado a ela. E daí acredito que seja algo importante para disponibilizar a todos aqueles que têm interesse nas coisas que tornam Portugal um país especial.

A minha escolha de hoje recaiu sobre Fernando Pessoa, mais propriamente sobre Alberto Caeiro, seu heterónimo, e o poema escolhido foi “O Guardador de Rebanhos”. A música que acompanhará este poema é um instrumental presente no site Youtube, cujo link deixo aqui: youtube.com/watch?v=CcsUYu0PVxY.

"O guardador de rebanhos

Eu nunca guardei rebanhos,
Mas é como se os guardasse.
Minha alma é como um pastor,
Conhece o vento e o sol
E anda pela mão das Estações
A seguir e a olhar.
Toda a paz da Natureza sem gente
Vem sentar-se a meu lado.
Mas eu fico triste como um pôr de sol
Para a nossa imaginação,
Quando esfria no fundo da planície
E se sente a noite entrada
Como uma borboleta pela janela.

Mas a minha tristeza é sossego
Porque é natural e justa
E é o que deve estar na alma
Quando já pensa que existe
E as mãos colhem flores sem ela dar por isso.

Como um ruído de chocalhos
Para além da curva da estrada,
Os meus pensamentos são contentes.
Só tenho pena de saber que eles são contentes,
Porque, se o não soubesse,
Em vez de serem contentes e tristes,
Seriam alegres e contentes.

Pensar incomoda como andar à chuva
Quando o vento cresce e parece que chove mais.

Não tenho ambições nem desejos
Ser poeta não é uma ambição minha
É a minha maneira de estar sozinho.

E se desejo às vezes
Por imaginar, ser cordeirinho
(Ou ser o rebanho todo
Para andar espalhado por toda a encosta
A ser muita cousa feliz ao mesmo tempo),

É só porque sinto o que escrevo ao pôr do sol,
Ou quando uma nuvem passa a mão por cima da luz
E corre um silêncio pela erva fora."

Espero que tenham gostado!

Aguardo a vossa opinião sobre este excerto nos comentários!

Tenham um resto de boa tarde! 😊

Obrigada! 😊



► Listen on DSound

► Listen from source (IPFS)

Coin Marketplace

STEEM 0.28
TRX 0.12
JST 0.032
BTC 60200.47
ETH 3004.36
USDT 1.00
SBD 3.63