Jacques Lacan – O filho, o pai, o mestre, o analista.

in #dlike2 years ago (edited)

Dhared From Dlike

Em um dia como hoje 13 de abril do ano de 1901 na França, nasce Jacques-Marie Émile Lacan.

J. Lacan fez um corte na Teoria do Conhecimento, trazendo uma nova leitura da Teoria Psicanalítica.

Médico, estudioso, migrou da psiquiatria para a psicanálise, quando evidenciou em sua experiência, e prática, que o segredo dos signos psíquicos humanos estava na linguagem e não na bioquímica.

Mesmo assim elaborou sua teoria partindo do monismo, da mente como um todo, moldando e sendo moldada pelo biológico humano.

Traz Clérambault como seu grande mestre em Psiquiatria, e queixava-se de não ter acompanhado-o mais tempo na enfermaria.

Sua época foi marcada pela ascensão da Psicodinâmica na Psiquiatria, e pelo fortalecimento da Teoria Psicanalítica desenvolvida por S. Freud.

Foi um crítico da técnica empregada por muitos psicanalistas da época, principalmente a escola americana que fundamentou-se na segunda tópica de S. Freud do ego, superego e id.

Durante muito tempo foi colocado de lado pelas organizações psicanalíticas vigentes, principalmente àquelas que utilizavam a doutrina freudiana como um dogma.

Mesmo assim, como um programador, construiu sua própria linguagem da subjetividade humana. Ensinava em sua escola, em seminários que recebiam gente do mundo inteiro.

Colocou a trabalho os grandes matemáticos e físicos da época, elevou a psicanálise à proximidade da física teórica. Construiu a estrutura da linguagem do inconsciente até onde seu conhecimento permitiu.

E ainda culpava-se acreditando que tinha começado tarde demais.

Os escritos de Lacan ainda nos servirão por anos, talvez tenha sido o último grande erudito na área do conhecimento psíquico.

Estudar e praticar o ensino de Lacan, é avançar. É fazer o que o mesmo fez com S. Freud. É não matar o pai, como faz quem vive o dogma da doutrina lacaniana.

Respeitar o conhecimento é entender a contribuição de cada alma que se doou ao conhecimento. Respeitar a elaboração do saber com ética e respeito ao outro, com amor.

É avançar, não esquecendo do passado, e sim aprendendo com ele. Pois o passado passou, e assim como o futuro, só existe em nosso Imaginário.

O conhecimento só nos serve a prática. A dificuldade em entender J. Lacan é tomar seu ensino como teórico, e tentar concatenar ideias e linguagens diferentes. O ensino de Lacan é prático, para atuar no vivo, ou seja, um ensino técnico. Só vai entender quem experimenta em suas realidades e contextualiza a linguagem lacaniana.

Source of shared Link



Sponsored ( Powered by dclick )

dclick-imagead

Sort:  

This story was recommended by Steeve to its users and upvoted by one or more of them.

Check @steeveapp to learn more about Steeve, an AI-powered Steem interface.

This post was upvoted by SteeveBot!

SteeveBot regularly upvotes stories that are appreciated by the community around Steeve, an AI-powered Steem interface.

Tive um professor de psicologia que era Lacaniano, o cara era muito louco, e eu achava a aula maravilhosa. Lembro que ele falava sem parar sobre "corte", "ausência", e "negação" como forças dinâmicas positivas que funcionam como o impulso oculto de muitos comportamentos humanos. Achava fascinante demais mas nunca compreendi muito bem, pois apesar de brilhante, ele não era muito didático. Lendo teu texto e lembrando disto, agora deu vontade de voltar a estudar o assunto.

Posted using Steeve, an AI-powered Steem interface

O desenvolvimento de Lacan tem muita influencia na Europa, e no Brasil. Também acho fascinante os estudos sobre a subjetividade humana. Acredito que o melhor para começar é ler boas traduções dos textos de S. Freud. Obrigado pela leitura e comentário!

Posted using Steeve, an AI-powered Steem interface

Interessante essa forma dele ver a linguagem, na Filosofia essa é uma das minhas áreas de interesse, tem algum livro dele que fale apenas sobre linguagem?
Excelente texto @matheusggr

Posted using Steeve, an AI-powered Steem interface

Obrigado @antigourmet! Vou dar uma olhada se conheço algum sobre linguagem específico. É porquê ele faz uma linguagem própria, e de diferentes formas, até em fórmulas com símbolos. Ainda acredito que levará anos para eu mesmo compreendê-lo mais profundamente. De toda forma, acho que o melhor texto para compreender e iniciar uma leitura sobre os escritos de Lacan são os textos - Percurso de Lacan: Uma introdução (Campo Freudiano no Brasil) do Jacques-Alain Miller, psicanalista que traduz até hoje os seminários do qual participava, sendo um dos contribuidores de Lacan e também genro.

Posted using Steeve, an AI-powered Steem interface

Obrigado por nos trazer uma descrição tão bem apresentada e resumida de quem foi Lacan e sua obra no mundo da psicanalise. No meu caso foi a primeira vez que tomei conhecimento pois nunca foi a minha área mas li com entusiasmo ate ao fim.

Voçê recebeu um voto de 100% da curadoria @pataty69 que apoia o rodízio do pt-gram

ptgram

Posted using Steeve, an AI-powered Steem interface

Obrigado @pataty69! Espero que tenha gostado. Ainda tem muita coisa para aprendermos com Lacan, e bom de ler sobre psicanálise, é poder reconhecer em nos mesmos o ensino. Obrigado pela leitura e comentário!

Posted using Steeve, an AI-powered Steem interface

Thank you so much for participating in the Partiko Delegation Plan Round 1! We really appreciate your support! As part of the delegation benefits, we just gave you a 3.00% upvote! Together, let’s change the world!

Coin Marketplace

STEEM 0.16
TRX 0.03
JST 0.026
BTC 12818.13
ETH 395.90
USDT 1.00
SBD 0.99