Desenvolvimento de infra-estrutura africano - uma suíte de nozes (Parte 1 de eu não tenho certeza de quantos ainda)

Mudança de ritmo! O grande Beck Trek através da França, um pouco da Bélgica e da Holanda é perfeitamente feito, despejado e documentado na cadeia de blocos (para a lista completa de postagens sobre essa jornada épica, confira o final da última publicação que escrevi sobre isso ), então agora é hora de voltar para o negócio de quebrar a noz da infra-estrutura africana.


Fonte de imagem

Primeiro, um pouco de fundo
Porque isso é complicado ... e simples ao mesmo tempo. É complicado porque há uma multiplicidade de jogadores envolvidos e os processos para identificar, desenvolver e financiar projetos de infraestrutura são complexos, provavelmente excessivamente complexos para o que realmente é necessário. Isso pode ser considerado uma ressaca dos dias em que a ajuda foi "inserida", em vez de "resultados" ou "resultados" conduzidos. Pode ser difícil para uma empresa que procura investir na África para entender a paisagem, que pode parecer opaca e, portanto, intimidante para os não iniciados.

Alguns jogadores e iniciativas importantes
A União Africana (AU) é o órgão geral que fornece mandato político a entidades envolvidas no desenvolvimento africano. Isso funciona através da Comissão da União Africana (AUC). A NEPAD é uma iniciativa da UA. O Secretariado da NEPAD, juntamente com a AUC e o Banco Africano de Desenvolvimento (BAD), lideram o Programa de Desenvolvimento de Infra-estrutura para África ( PIDA ).

O que é NEPAD ?
Essa é uma sigla para a Nova Parceria para o Desenvolvimento de África. Ok, já não é tão novo - foi a ideia do presidente Thabo Mbeki com o presidente Wade do Senegal de volta ... 2001, eu acho. Antes disso, era um nome bastante inacessível como o Millennium Partnership for Africa's Recovery (MARP). Em desenvolvimento, se o seu acrônimo não é forte ... não, estou sendo injusto. Foi considerado novo, porque se baseou em repor as relações entre a África e seus parceiros de desenvolvimento de um paradigma de doadores / destinatários para um mais equilibrado, argumentando que o cenário para acordos históricos, como a Declaração de Paris de 2005 sobre a Eficácia da Ajuda e a Accra Agenda de Ação , que consagrou o conceito de países que possuem seu próprio desenvolvimento.

A NEPAD percorreu um longo caminho desde os primeiros dias na virada do milênio e agora é uma das iniciativas mais visíveis da UA. A Agência de Planejamento e Coordenação da NEPAD, com sede em Midrand, África do Sul (basicamente fora da rodovia entre Joanesburgo e Pretória), capitaliza a presença do Banco de Desenvolvimento da África Austral, bem como uma série de instituições financeiras do setor privado, e tem uma pequena equipe de profissionais e especialistas internos.

Agenda 2063
Em uma das minhas publicações mais antigas sobre o pensamento estratégico, enfatizei a importância de uma estratégia a ser enraizada em saber onde estamos indo. Eu vou acrescentar que é importante saber por que estamos indo lá - o objetivo é fundamental para a missão. A Agenda 2063 é um "quadro estratégico para a transformação socioeconômica do continente ao longo dos próximos 50 anos [foi lançado em 2013]. Seu (sic) se baseia e busca acelerar a implementação de iniciativas continentais passadas e existentes para o crescimento e desenvolvimento sustentável ".

Impulsionada pelo pensamento estratégico, a UA desenvolveu a Agenda 2063 através de consultas a nível nacional e subnacional em todo o continente africano, com base em outras iniciativas e planos de desenvolvimento nacionais e regionais.

O que é PIDA?
PIDA é um programa de todo o continente com ênfase na integração regional para catalisar e estimular o desenvolvimento socioeconômico. Seu Plano de Ação de Prioridade (PAP, I kid you not) até 2020 compreendeu projetos selecionados ostensivamente com base na sua capacidade de contribuir com um objetivo global de crescimento do PIB de 6%. Esses projetos foram selecionados em parte com base na sua capacidade de contribuir para o comércio intra-africano, que é um tópico inteiro em si mesmo - mas comparado ao comércio com parceiros além do continente, os países africanos ainda lutam para trocar mercadorias e serviços entre si. Na realidade, a lista original do projeto PIDA PAP apresentava muitos favoritos políticos sobre o que os Chefes de Estado estavam relutantes em desistir, mas a equipe que elaborou o

Há muitos outros jogadores
Principalmente no setor público - instituições financeiras multilaterais, agências bilaterais de desenvolvimento, doadores, organizações não governamentais, Comunidades Econômicas Regionais ... qualquer coisa que você possa agitar um acrônimo em.

Há uma voz crescente no setor privado para fazer parte do desenvolvimento sustentável de África através do investimento, e é isso que eu gostaria de falar mais sobre esta semana. O post de hoje é apenas um cenário para algum trabalho emocionante que está acontecendo no fundo.

Onde a infraestrutura se encaixa no desenvolvimento de África
Não há nada como o proverbial "plano em uma página", e o Relatório Anual do BAD de 2016 resume o contexto do desenvolvimento da infra-estrutura africana particularmente bem - o elogio à sua equipe gráfica por comunicar a complexidade do plano para a transformação de África em uma única página, e maiores elogios para sua equipe de liderança por chegarem à iniciativa High 5.


Fonte de imagem

Como você pode ver, o BAD tem em conta os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável , a Agenda da UA 2063 e seu próprio plano de ação de 10 anos, já em andamento quando o novo presidente do BAD assumiu o cargo.

Como parte das suas responsabilidades de desenvolvimento de infra-estrutura em África, o BAD é a Agência de Execução do PIDA, responsável pela "gestão contratual, financeira, técnica e administrativa do programa, incluindo a responsabilidade pelos procedimentos de adjudicação, de acordo com seus regulamentos existentes, gerenciamento de orçamento e desembolsos " .

A PIDA não é a única iniciativa de infra-estrutura em que o Banco está envolvido. Quando chegarmos à estratégia de 10 anos do Banco, descompactaremos a extensão das iniciativas de infraestrutura financiadas nesse nível (se você estiver se perguntando onde encontrar infra-estrutura, Olhe para a linha superior no círculo verde no centro do plano de 10 anos no canto inferior direito da figura).

De onde é a partir daqui?
Esta semana vou descompactar alguns dos elementos críticos desse gráfico em um exame mais amplo de onde o setor privado pode / deve / deve encaixar no desenvolvimento da infra-estrutura africana e como podemos ajudar o setor público africano e seu desenvolvimento parceiros para obter melhores resultados.

Espero que isso nos leve a discussões interessantes sobre onde os avanços em tecnologia e finanças, especialmente soluções de criptografia e convergência com tecnologia (sim, eu significo a Internet de Coisas, entre outros) podem levar o desenvolvimento de infra-estrutura de África.

Por que saltar, quando podemos transformar em vez disso?

Sort:  

Este Post ha recibido un Upvote desde la cuenta del King: @dineroconopcion, El cual es un Grupo de Soporte mantenido por 5 personas mas que quieren ayudarte a llegar hacer un Top Autor En Steemit sin tener que invertir en Steem Power. Te Gustaria Ser Parte De Este Projecto?

This Post has been Upvote from the King's Account: @dineroconopcion, It's a Support Group by 5 other people that want to help you be a Top Steemit Author without having to invest into Steem Power. Would You Like To Be Part of this Project?

Congratulations! This post has been upvoted from the communal account, @minnowsupport, by alvaroquenta from the Minnow Support Project. It's a witness project run by aggroed, ausbitbank, teamsteem, theprophet0, someguy123, neoxian, followbtcnews/crimsonclad, and netuoso. The goal is to help Steemit grow by supporting Minnows and creating a social network. Please find us in the Peace, Abundance, and Liberty Network (PALnet) Discord Channel. It's a completely public and open space to all members of the Steemit community who voluntarily choose to be there.

This post has been ranked within the top 25 most undervalued posts in the second half of Oct 02. We estimate that this post is undervalued by $44.03 as compared to a scenario in which every voter had an equal say.

See the full rankings and details in The Daily Tribune: Oct 02 - Part II. You can also read about some of our methodology, data analysis and technical details in our initial post.

If you are the author and would prefer not to receive these comments, simply reply "Stop" to this comment.

Coin Marketplace

STEEM 0.30
TRX 0.12
JST 0.033
BTC 63122.79
ETH 3119.97
USDT 1.00
SBD 3.86