Panela de Barro: já ouviu falar?

in #cultura6 years ago

Eu moro em Vitória, uma ilha que é a capital do Espirito Santo, situado na região Sudeste do Brasil. Aqui em Vitória, faz parte da cultura usar uma Panela de Barro para o preparo de um prato típico daqui: a Moqueca Capixaba. Este prato é feito com tomate, cebola, alho, peixe Badejo, colorau (um corante natural) e coentro. Em outros posts passei receitas de dicas sobre esta iguaria aqui do Espirito Santo.

O que quero falar primeiro é sobre a história da Panela de Barro. Um produto artesanal, feito pelas Paneleiras Capixabas, que residem no bairro de Goiabeiras, em Vitória. Com competência, confeccionam em barro, panelas, potes, travessas, bules, caldeirões, frigideiras, assadeiras, etc., de diversas formas e tamanhos. O processo de fabricação é praticamente o mesmo que os índios usavam quando aqui aportaram os portugueses na época do descobrimento.

Anteriormente, as paneleiras trabalhavam individualmente em suas próprias casas. Atualmente, mais organizadas, estão agrupadas na Associação das Paneleiras de Goiabeiras, uma espécie de cooperativa.

A principal matéria prima, o barro, é extraído na própria região, em jazidas do Vale do Mulembá. A argila, antes de ser usada, passa por um processo de limpeza, denominado "escolha", que consiste na retirada de impurezas, como pedras e restos de vegetais. Em seguida, devidamente envolta em plástico para manter a umidade, fica armazenada, descansando, antes de ser usada.

A modelagem das panelas é feita manualmente, sem o uso do torno de oleiro. A parede vai sendo levantada, com a forma desejada, usando-se a técnica de roletes ou diretamente, escavando a "bola" de argila. Certamente, a característica mais marcante das panelas é a sua coloração escura. Isto é obtido por meio da impregnação da peça com tanino, existente na árvore do mangue-vermelho-"rhizophora mangle". Usa-se sua casca que é retirada do tronco batendo-se fortemente com um porrete de madeira. As lascas, assim obtidas, são picadas e colocadas de molho, em água doce, para curtir por três dias, no mínimo. Esta prática na região não é predatória, havendo uma clara consciência de preservação por parte dos "casqueiros". Neste sentido, só retiram a casca de um dos lados do tronco, em pouca quantidade, procedimento que não prejudica a árvore e o ecossistema do manguezal. O resultado desse método é tornar a panela impermeável, impedindo a proliferação de fungos, que, com o passar do tempo, esfarelam o barro. Observe-se que a coloração escura da panela permite uma melhor concentração do calor, facilitando o cozimento e a conservação dos alimentos.

As panelas, depois de modeladas, ficam em lugar ventilado e protegido do sol até secarem completamente. Só após é efetuada a queima, não em forno, mas em fogueiras a céu aberto. Mesmo método primitivo adotado pelas tribos indígenas que aqui existiam.

Mas, como escolher e como usar pela primeira vez uma panela de barro? Antes de qualquer coisa é importante saber escolher uma boa panela de barro, pois existem diversos formatos: panela para arroz, feijão e moqueca, entre outras.

Além disso, antes de ser usada, é preciso queimá-las:

Pegue sua panela de barro nova e com o auxílio de um pincel passe óleo de cozinha por toda a panela, tanto em sua parte interna como em sua parte externa, leve ao fogo sem nada dentro para queimar este óleo. Retire a panela de barro do fogo e deixe esfriar completamente. Com ela já fria pode lavá-la, pois já está impermeável e pronta para uso!

No próximo post vou colocar uma receita daquelas para ser feita em Panela de Barro!

Até a próxima!
Roberta3. Post 3 Panela de Barro.jpg

Sort:  

Ótimas dicas pra quem for conhecer o Espírito Santo e a belíssima Vitória.

@fishbaitbot is luring fishes with a 8.00% upvote thanks to @discernente!Send 0.05SBD/STEEM or more for a free resteem along with the upvote!
Delegate to the @fishbaitbot and get 100% of the profits which is better than all upvote bots! Click on one of the following links to delegate 50SP, 100SP, 250SP, 500SP, 1000SP or 5000SP.

This bot, the steembottracker and some other projects were made possible thanks to @yabapmatt. Make sure you vote for him as witness!

Parabéns, seu post foi selecionado para o BraZine! Obrigado pela sua contribuição!
BraZine.png

Coin Marketplace

STEEM 0.28
TRX 0.12
JST 0.033
BTC 61473.25
ETH 2969.27
USDT 1.00
SBD 3.48