Breve explicação e visão de investimento da Musicoin

in criptomoedas •  last year  (edited)


musicoin.png

“Without Music, Life Would Be a Mistake”, Friedrich Nietzsche


Musicoin é uma plataforma descentralizada que utiliza da blockchain para empoderar os músicos, oferecendo total direito de propriedade sobre seu conteúdo e finanças. A plataforma é construida em uma rede Peer-to-Peer (P2P) utilizando smart contracts (contratos inteligentes) para oferecer uma remuneração justa a todos os conteúdos e serviços oferecidos pelos músicos. A segunda versão de seu Whitepaper pode ser encontrado aqui.

Qual o propósito da Musicoin?



Estabelecer a marca como uma plataforma global que provê remuneração justa, distribuição e exposição para músicos independentes. O objetivo para 2020 é licenciar mais de 30 milhões de música e mais de 1 milhão de músicos independentes. Desde o começo do projeto em Fevereiro de 2017, a plataforma já alcançou mais de 5800 músicas, gerados pelos mais de 1300 músicos independentes.

Qual a principal diferença da Musicoin em relação a sistemas existentes, como Spotify e Apple Music?



Quando os artistas optam por utilizar esses serviços eles desistem ou dividem seus direitos autorais, na expectativa de ganhar popularidade e retorno financeiro. O problema é que estes serviços ainda ficam com a maior parte dos lucros sobre cada música/stream do artista. A Forbes publicou uma matéria calculando , quanto um artista ganha em média no Spotify . A imagem abaixo foi retirada do Whitepaper da Musicoin, e apresenta os preços do stream de sistemas existentes em 2017.


preços_sistemas_streaming.JPG

Como funcionam os pagamentos?

A Musicoin criou um smart contract baseado em Pay per play (PPP), o primeiro deste tipo. Na plataforma, os músicos retém todos os direitos sobre o conteúdo deles, e recebem recompensas anônimas através do smart contract. Assim que o PPP é executado, o músico recebe seu pagamento em $MUSIC (a moeda nativa da plataforma) por reprodução. Toda vez que um usuário escuta uma música, ele transfere $MUSIC da sua carteira para a carteira do artista.


Outra vantagem deste smart contract é que pode ser modificado para dividir automaticamente os lucros entre as pessoas envolvidas, como os integrantes da banda, compositores. A figura abaixo, retirada do Whitepaper da Musicoin, exemplifica tal processo.


divisao_lucros.JPG


Como qualquer outra moeda, a $MUSIC sofre variações do mercado, o que geraria pagamentos inconstantes aos músicos e com o aumento do preço da moeda, usuários poderiam deixar de usar o serviço. Tendo em vista estes dois problemas, o smart contract PPP da plataforma foi atualizado para uma nova versão, Musicoin v2.0 (Heal the World), onde ao invés dos pagamentos serem sempre 1 $MUSIC, agora permite valores fracionários, provendo um crescimento sustentável da moeda e fornecendo uma receita fixa, mas justa, para os artistas. Além disso a nova versão o Universal Basic Income (UBI), que promete ser um novo conceito revolucionário em criptomoedas .


O UBI é um modelo econômico para garantir que cada contribuinte seja recompensado, de forma justa, considerando sua contribuição. No contexto da Musicoin, uma UBI pool é criada para garantir a renda dos músicos pela PPP, a uma tarifa fixa justa, ou seja, que não seja influenciado pelo mercado da $MUSIC e maior que qualquer um dos sistemas concorrentes.

Na versão 2.0 da plataforma, é possível ouvir músicas sem possuir moedas. A UBI pool modifica as recompensas de mineração, sendo agora dividida em duas frações. A emissão continua 314 moedas por bloco a cada 15 ~30 segundos, baseado na dificuldade de mineração. Das 314 moedas, 250 (~80%) irão para os mineradores e as outras 64 (~20%) irão para uma UBI pool comum a todos. Das 64 moedas, 50 são reservadas para o streaming PPP e 14 para o desenvolvimento da plataforma. Isso permite que usuários escutem músicas sem possuir moedas, ou seja, de graça.

Vale a pena investir na moeda?

A plataforma é revolucionária para o mundo da música, o artista pode oferecer sua música sem pagar Royalties e sem ter anúncios, o que é o maior diferencial da plataforma. Seu fórum é extremamente ativo, possuindo cerca de 1.600 usuários. No fórum existe também uma page de ideias, para que os usuários possam sugerir ideias ao projeto. Os usuários são extremamente ativos, em todas as partes do fórum, sendo isso crucial para o crescimento da plataforma e da moeda.


Considerando as mídias sociais, o Twitter é ativo, sempre retweetando os tweets dos músicos e sempre em contato com a comunidade. O Facebook não é tão ativo quanto o Twitter, mas possui 2.691 pessoas curtindo a página e possui publicações semanais. O canal no YouTube é bem parado, com algumas publicações de 2 meses atrás e 1 ano atrás, onde mostram demos e explicam como as músicas são tocadas gratuitamente e os músicos são pagos. Também possuem um Instagram ativo onde estão sempre publicando noticias e falando sobre dúvidas comuns. Também possuem uma página no Medium. O GitHub está sempre sendo atualizado e possui uma excelente Wiki. A página de issues atende aos pedidos dos usuários, como adição de suas mining pools para a wiki.


O preço atual é de $0,077441 USD ou 0.00000555 BTC, com um market cap de $42.526.965 USD, de acordo com o CoinMarketCap. Em Março de 2017, a moeda valia 0.000817 USD a moeda cresceu muito desde seu lançamento e hoje varia entre 0.4 e 0.9 USD.
Com uma comunidade tão presente e visando o crescimento da plataforma e sendo uma plataforma revolucionária para os músicos, na minha visão, é certo que moeda e a plataforma ainda tem muito para crescer, e por ainda estar em um momento inicial, é ideal para investimentos.


Link para se cadastrar na Musicoin aqui
Obrigado por ler até aqui, espero ter conseguido dar uma esclarecida sobre a Musicoin e seu funcionamento, qualquer dúvida sinta-se a vontade para perguntar.
Abraços.

May the blockchain be with youm













Authors get paid when people like you upvote their post.
If you enjoyed what you read here, create your account today and start earning FREE STEEM!
Sort Order:  

Salbe @rafaelzerbini, bom texto cara!! uma dica, faz um post de apresentação com as tags: #introduceyourself #pt #apresente-se, falando mais sobre você, onde mora, o que curte, etc., vai ajudar a galera a te conhecer melhor e saber o que pode encontrar no seu perfil!!!

·

Obrigado pela dica! Irei fazer

·
·

De nada :)

Muito interessante! Não tinha conhecimento dessa moeda/plataforma e me interessou por demais!! Mas ainda não está online né?

·

Está sim! Já tem várias músicas e artistas lá, só fazer o login e aproveitar.

·

Não sei se está online, mas tem a moeda na bittrex, ultima vez que vi tava baratíssima(foi até uma complicação para comprar por causa das novas regras), vou ver se compro algumas de novo

·

Tem uns links de invite, para você ganhar musicoin quando alguem se cadastrar.

Parabéns, seu post foi votado e compartilhado pelo projeto Brazilian Power, cuja meta é incentivar a criação de mais conteúdo de qualidade, conectando a comunidade brasileira e melhorando as recompensas no Steemit. Obrigado!

footer-comentarios-2.jpg

Achei muito interessante, uma pena que maior parte da $MUSIC está na Bittrex, exchange que não aceita novos cadastros desde o ano passado. Alguma previsão de ir para Binance ou até mesmo alguma exchange brasileira?

·

Realmente não sei sobre a Binance, mas também tem como comprar na Cryptopia e, se não me engano, o cadastro deles está aberto. Agora brasileira infelizmente não ouvi nenhum notícia sobre .

Bacana demais esse lance dos músicos poderem receber recompensas através do smart contract.
E melhor ainda, pois pode ser dividido entre outros integrantes da equipe.
Gostei!

Muito bom! Você poderia nos atualizar sobre o projeto? Valeu!