Tutorial para Iniciantes em Criptomoedas: Cadastros e Ferramentas Necessárias

in #criptomoedas6 years ago (edited)

INTRODUÇÃO

Acredito que o próximo boom no valor do Bitcoin (e consequentemente das Altcoins) atrairá um número ainda maior de novatos para este mercado, que hoje é composto somente por uma pequena parcela da população, em sua maioria jovens, já mais acostumados com tecnologia em geral.

De forma a facilitar estes primeiros passos pelo mercado de criptomoedas, decidi preparar um tutorial básico das ferramentas e cadastros necessários para que você tenha maior segurança, menor custo e melhor interface. Esse último ponto, por sinal, é o calcanhar de Aquiles dessa nova tecnologia, já que a atual interface dos aplicativos dificulta a vida dos usuários em transações do dia-a-dia. Diversos projetos focam exatamente em tornar transações com criptomoedas algo tão simples quanto passar um cartão-de-crédito em uma loja e o sucesso desta empreitada é vital para a popularização dessa tecnologia. Enquanto não atingimos este estágio, vamos tentar facilitar nossas vidas:

1º PASSO: CADASTRO EM CORRETORAS (EXCHANGES)

É necessário que você transforme os seus Reais em Bitcoin, a moeda base do mercado de criptomoedas. Ela atua como o dólar desse mundo e serve para qualquer transação.

Você poderia utilizar plataformas de compra e venda entre pessoas (P2P), mas este é um meio menos seguro já que não existe um intermediário assegurando que você receberá seus Bitcoins. Mesmo se a pessoa for bem avaliada pela comunidade, sempre existe um risco.

Outra alternativa seria o uso de Exchanges Descentralizadas, ou seja, que não possuem uma empresa por trás fazendo a guarda e transação dos seus recursos. Elas são o meio mais seguro, já que utilizam Contratos Inteligentes para assegurar que uma parte só receba o Bitcoin quando a outra parte receber o dinheiro na conta do banco, sem necessidade de precisar confiar na integridade e continuidade de determinada corretora (Exchange). O problema aqui é que, por serem extremamente novas, estas Exchanges ainda não possuem volume de transação suficiente para que você encontre preços menores ou tenha liquidez necessária na hora que quiser realizar alguma venda.

Portanto nos resta seguir com a forma mais tradicional, que é o cadastro em corretoras centralizadas, que atuam como empresas no mercado de compra/venda de criptomoedas, cobrando uma taxa (geralmente entre 0,1% e 0,5%) para realizar transações. Corretoras nacionais cobram taxas maiores, oferecem poucas opções de criptomoedas e possuem interface ruim, mas esta é sua forma de transformar Reais em Bitcoin. Segue abaixo minha recomendação para cadastro:

FOXBIT (https://foxbit.com.br): é a corretora que uso e a que me passa mais sensação de profissionalismo. Tiveram aumento absurdo de demanda nos últimos meses e chegaram a fechar novos cadastros por um bom tempo, mas já reabriram. Atrasos em depósitos e saques podem ocorrer dependendo do volume, mas eles mantém uma boa comunicação com seus usuários.

WALLTIME ou MERCADO BITCOIN: apenas alternativas, caso não consiga cadastro na Foxbit.

Após transformar seus Reais em Bitcoin, você precisa fugir das altas taxas nacionais e também ter acesso a um número maior de criptomoedas, por isso faça cadastro nas maiores corretoras internacionais, se possível em todas, já que determinada criptomoeda será negociada somente em uma ou duas corretoras, jamais em todas. Devido ao número elevado de cadastros, algumas se encontram fechadas para novos cadastros, mas permaneça tentando mensalmente até conseguir acesso. A lista abaixo está em ordem de confiabilidade, mas infelizmente muitas novas moedas (e que possuem maior potencial de valorização) são listadas somente em corretoras menores, como é o caso das últimas duas abaixo:

BINANCE (https://www.binance.com)
BITTREX (https://www.bittrex.com)
POLONIEX (https://poloniex.com)
BITFINEX (https://www.bitfinex.com)
KUCOIN (https://www.kucoin.com/#/)
CRYPTOPIA (https://www.cryptopia.co.nz)

ATENÇÃO: tenha 2 blocos de papel (meios digitais, incluindo fotos, podem ser hackeados) para anotar cuidadosamente todas as chaves e senhas gerados em cada uma dessas corretoras! São elas que garantem que você conseguirá acesso aos seus recursos futuramente. Guarde cada um destes blocos em locais separados e seguros, onde somente você tenha acesso.

2º PASSO: UTILIZAR UMA CARTEIRA (WALLET)

No passo anterior você conseguiu adquirir suas criptomoedas, mas elas ainda estão em posse de corretoras, o que permanece sendo um risco, já que as mesmas podem fechar as portas, até mesmo por imposição estatal (proibição de atuarem, como estamos vendo possivelmente acontecer na China e na Coréia do Sul). De forma a evitar isso, você precisa ter sua própria carteira, somente acessível por você e mais ninguém (incluindo o governo! Ufa!). Aqui temos diversas opções como Paper Wallet, Cold Wallet, Hot Wallet, etc., mas não entrarei em detalhes neste artigo, focando somente no que considero mais seguro para você:

LEDGER NANO S (https://www.ledgerwallet.com/): é uma carteira hardware, parecida com um pen-drive, e que além de senhas possui chips criptografados, protegendo seus fundos mesmo se utilizada em um computador infectado por vírus. É a forma mais segura para guardar suas criptomoedas. O site oficial é internacional e portanto você precisaria aguardar meses para receber seu produto, mas existem lojas nacionais vendendo esta carteira no preço que varia entre R$ 500 e R$ 800. Sem dúvida compensa pra qualquer um que investir valor considerável.

EXODUS: (https://www.exodus.io): é uma espécie de aplicativo que você baixa para o seu computador. A interface é simples e bonita, facilitando o uso por novatos. Apesar de confiável devido ao constante trabalho do time de desenvolvedores, é menos segura que a Ledger Nano, já que possibilita invasão de hackers no caso do seu computador estar comprometido.

MYCELIUM, BREAD ou JAXX: alternativas, principalmente se você precisar de carteiras para celular (Android ou iOS) ao invés de computador.

ATENÇÃO: utilize seus 2 blocos de papel, indicados no 1º passo, para anotar cuidadosamente todas as chaves e senhas gerados por sua carteira! São elas que garantem que você conseguirá acesso aos seus recursos futuramente.

3º PASSO: GERENCIADOR DE PORTFÓLIO

Agora que você possui um número significativo de moedas espalhadas entre corretoras e carteiras, será necessário encontrar uma forma fácil e automática de calcular seu montante e o retorno obtido com cada moeda. Para isto, o mercado já oferece aplicativos de boa interface e recursos interessantes:

DELTA (https://getdelta.io): excelente interface. Atualmente atende somente smartphones (Andoid ou iOS), mas devem fornecer suporte para computadores em breve.

BLOCKFOLIO (https://www.blockfolio.com): outra excelente opção para smartphones, líder de mercado.

MAMMON (https://teamfox.co/mammon/): opção que utilizo para computador (PC ou Mac).

CONCLUSÃO

Com estas ferramentas em mão você estará preparado para realizar transações de forma segura, rápida e eficiente. Tempo nesse mercado é dinheiro.... literalmente.

Caso considere este trabalho interessante, não se esqueça de se cadastrar em minhas redes sociais, curtir e compartilhar. É desta forma que verifico se o trabalho está ou não no caminho certo e você recebe a notificação a tempo de aproveitar as oportunidades. Muito obrigado!

YOUTUBE (vídeos): https://www.youtube.com/channel/UCGdV3fM3Bq90GEHRJhb2QBw
FACEBOOK (vídeos, fanpage e fórum): https://www.facebook.com/criptomaniac...
TWITTER (vídeos e notícias do mercado) : https://twitter.com/Criptomaniacos_
STEEMIT (textos e respostas aos comentários): https://steemit.com/@criptomaniacos
TELEGRAM (alerta sobre criptomoedas! Comprar/Vender) http://telegram.me/criptomaniacosbr

Coin Marketplace

STEEM 0.20
TRX 0.12
JST 0.029
BTC 61205.14
ETH 3376.01
USDT 1.00
SBD 2.51