DESAFIO CINEMATOGRÁFICO (#03): "Quando a arte imita a vida".

in #contest5 years ago (edited)

Associação Brasileira de Cinematografia

E aí, pessoal! Como vocês estão?

Quem anda ligado por aqui nessas duas últimas semanas, sabe que as segundas-feiras agora são sinônimo de desafio cinematográfico.

Então, vamos a mais uma edição do projeto?! Eis a próxima "missão" dos participantes...

TEMA:

Quando a vida imita a arte.

Esse filme foi baseado em fatos reais. - diz o aviso antes do filme começar.

Na história do Cinema, longas ou curtas-metragens com essa temática são recorrentes. Geralmente, são biografias de pessoas que causaram algum tipo de impacto (tornando-as assim, figuras importantes) ou algum tipo de acontecimento marcante resultando em grandes proporções. Seja para o lado positivo ou lado negativo, fato é que ambos são importantes para as pessoas (individualmente e enquanto sociedade).

DESAFIO:

Considerando APENAS os gêneros DRAMA, SUSPENSE ou TERROR... Lembrem-se de todos os filmes baseados em histórias reais que vocês já tiveram a oportunidade de assistir e depois escolham um deles que por algum motivo tornaram-se especiais para você e / ou que vocês acham que carregam consigo uma relevância para um debate.

ATENÇÃO: Publique uma IMAGEM que represente algum momento impactante do filme escolhido (a imagem tem que ser do próprio filme), e em seguida (no mesmo comentário) discorra sobre o mesmo de acordo com o tema proposto.

  • Tudo deve ser feito NESTE post.

AVALIAÇÕES:

De acordo com o tema proposto (onde a fuga do tema gera uma eliminação automática do desafio), as CINCO RESPOSTAS mais CRIATIVAS - e aqui cabe uma infinidade de conceitos - serão escolhidas por mim.

REGRAS:

  • RESTEEM neste post.
  • UPVOTE neste post.
  • SIGAM o tema proposto.
  • ESCREVAM as suas respostas NESTE post.

OBSERVAÇÃO: RESTEEM e UPVOTES são opcionais... No entanto, ambos são muito importantes para que hajam próximas edições!

PREMIAÇÕES:

1º Lugar: 5.000 STEEM
2º Lugar: 4.000 STEEM
3º Lugar: 3.000 STEEM
4º Lugar: 2.000 STEEM
5º Lugar: 1.000 STEEM

TOTAL: 15.000 STEEM

RESULTADOS:

  • 01 (uma) semana depois (Terça-Feira).

DIVULGUEM, INCENTIVEM, PARTICIPEM...

... Pois é através de um iniciativa aparentemente simples igual a essa que a comunidade se mantém unida, interagindo e portanto, tornando-se mais forte! xD

Sort:  
Loading...

Obrigado por postar! Esse comentário é o novo bot que dará upvote 5% para todos os posts que usam a tag #pt. Ainda não votou em mim como witness? Clique aqui e dê o seu voto! É rápido!

Recentemente assisti um, mas era mais comédia e não se encaixa em nenhum daqueles ali.

Foi um filme que seria bom debater haha

Mas, lá vou eu fuçar minha cachola aqui pra lembrar algum dentro desses gêneros. Se bem que, ao escrever, lembrei de um aqui talvez haha

Posted using Partiko Android

Se for algo no estilo "dramédia", é aceitável! xD

Posted using Steeve, an AI-powered Steem interface

Tem não kkkk

Posted using Steeve, an AI-powered Steem interface

Dessa vez vou tentar ser mais rápido em responder hahahaha...

Posted using Steeve, an AI-powered Steem interface

Haha... Tranquilo! Chegasse nos 47 min do segundo tempo na última edição, mas tá valendo! :D

Posted using Steeve, an AI-powered Steem interface

Screenshot_2019-05-14-01-05-08.png o filme que indico e Marcas do destino...Foi um dos filmes que marcaram a geracao dos anos 80 . Baseado em fatos reais , o filme conta a historia de Rocky Dennis vivido pelo ator Eric Stoltz que vive com estranha deformacao no rosto a ponto de em certo ponto do filme o organizador de uma excursao pede para ele tirar a mascara e depois ficar constrangido quando percebe ser de fato o rosto dele. O filme tem ainda grande atuacao da atriz Cher que no filme e a mae de Rocky Dennis. Ela chega a contratar uma prostituta para o filho que depois de conversar bastante com esta como amigos se despede dela e reclama com a mae por te la contratado. Rock Dennis conhece uma moca cega e ambos se encantam um pelo outro mas os pais da moca vivida por Laura Dern reprovam o romance. Uma curiosidade do filme ...o ator Eric Stoltz ( protagonizou Alguem muito especial e fez pequena ponta em 94 com pulp fiction) ficou tanto tempo com a pesada mascara que na festa de confraternizacao depois do filme muitos atores que contracenaram com ele nao o reconheceram sem a maquiagemScreenshot_2019-05-14-01-23-37.png

Obrigado pela participação!

Posted using Steeve, an AI-powered Steem interface

Here is the first entry, @namiks.

Posted using Steeve, an AI-powered Steem interface

Quando falei antes sobre o filme que não se encaixava na lista dos gêneros era o Te Peguei, que assisti esses dias por acaso. Quando descobri que era uma história real, me intrigou bastante. Não sei se já viu ^^

Bem, que difícil escolher dentro desses gêneros, pois tenho alguns que sempre ficaram na minha memória. Posso citar como Titanic, A Procura da Felicidade, como tantos outros. Mas minha escolha será exatamente o qual eu pensei na hora que eu escrevi meu comentário na vez passada:

ZODIÁCO

Talvez meio "perturbadora" minha escolha, mas dentro dos temas sugeridos, me lembro muito da primeira vez sobre esse filme e o tempo que eu fiquei depois lendo e pesquisando a respeito da história.
Dias atrás, devido ao seu post dos TOUROS, fez a mesma coisa comigo. Talvez agora me entenda kkk

Apesar de não ser algo "saudável" de leitura como já comentei antes. Eu tenho uma certa curiosidade para ler biografias desses tipos de casos. Eu tento de uma maneira tentar entender o raciocínio do porque tudo isso ter ocorrido e ter feito aquela pessoa ser assim. Como foi a vida dela entre outras coisas assim.

Zodíaco me intrigou e marcou por até então nunca se sabe quem foi o realmente o assassino, comprovado. E isso me levou a analisar vários casos. Como antigamente uma pessoa que fez tudo isso, se hoje com toda tecnologia e vigilância que temos, iria conseguir os mesmos efeitos. Vejo que para certas coisas hoje em dia, é muito difícil viver nas escondidas e não ser pego. Tudo isso me faz pensar sempre nessas situações e não só sobre assassinos ou coisas assim, mas quais as possibilidades de alguém conseguir viver no "anonimato" longe de toda essas câmeras, conexões e dados que nos cercam diariamente. Ao mesmo tempo que cria intriga nas pessoas para descobrir quem é você. Já que o Zodíaco mandava charadas e enigmas para a polícia decifrar.

A imagem escolhida não é do momento impactante. Pois o filme todo virou após eu descobrir que a história era baseado em fatos reais xD


Fonte da Imagem

Agora o comentário no post do touro fez mais sentido, haha!

Obrigado pela participação!

Posted using Steeve, an AI-powered Steem interface

This is the second one, @namiks.

Posted using Steeve, an AI-powered Steem interface

This post was upvoted by SteeveBot!

SteeveBot regularly upvotes stories that are appreciated by the community around Steeve, an AI-powered Steem interface.

Alguns filmes eu amo, mas reluto em assistir novamente, tamanha a angústia e sofrimento que me causam. Ainda que eu tenha uma lista razoavelmente longa de obras assim, ainda me lembro perfeitamente do primeiro filme que esmurrou meu estômago e me fez ver o mundo com olhos bem menos otimistas: Garotos Não Choram.

boysdc1.png

Aliás, faz anos que não assisto, mas só de lembrar daquela história para escrever esse comentário já me causa um nó na garganta e uma sugestão de ódio. Enfim...

A história de Brandon Teena definou a forma como eu percebi a luta pela causa LGBTTQ+. Tanta violência, tanto ódio, tanto machismo, tanta homofobia... tudo condensado em socos, chutes, estupro e tiros numa pessoa que só queria se descobrir e ser feliz.

Fiquei chocado ao ver os até então amigos de Brandon mudando toda a relação por uma revelação tão pessoal e, essencialmente, banal. Por quê? Nunca conseguirei entender. Tampouco quero.

Mas mesmo diante toda agressividade visual, todas aquelas lágrimas e violência, o que ficava na minha cabeça era "baseado em fatos". Isso é lacerante. Isso é cruel.

Alguns anos depois, ao rever o filme, fui pesquisar sobre Brandon. E para aumentar essa dor, descobri que muitos dos diálogos são literais. A pesquisa da diretora durou anos e a fidelidade do filme com os fatos é até atípica em grande parte de obras desse estilo. A cada vislumbre de dou à Meninos Não Choram, mais me revolto e me deprimo.

O filme é atemporal, mas atualmente parece ser obrigatório. Diante a onde conservadora que viraliza pelo mundo, o preconceito deixou sua forma velada e implícita para mostrar-se abertamente, orgulhoso. Meninos Não Choram é o resultado final da piadinha homofóbica, é a conclusão do "homem é homem e mulher é mulher". É o lembrete que não existe insignificância no preconceito. É extremo, realmente, e não é toda pessoa preconceituosa que o fará. Mas enquanto uma fizer, já é demais.

Obrigado pela participação!

Posted using Steeve, an AI-powered Steem interface

Uma Mente Brilhante

greash.jpg

Filme que narra a vida de John Forbes Nash Júnior, pesquisador na Universidade de Princeton, cuja tese de doutorado em matemática e posteriores trabalhos revolucionaram o universo acadêmico com uma teoria que utiliza a dinâmica de jogos e relações de rivalidade no entendimento de questões econômicas complexas.


No final da década de 50, Nash começou a apresentar os sintomas da esquizofrenia, e sofrer frequentes alucinações. Depois de uma longa luta contra a doença, o matemático veio a receber o prêmio Nobel de Economia em 1994. Tendo controlado suas crises, voltou a ministrar aulas em Princeton. Vindo a falecer em 2008 em um acidente de carro.

O filme dirigido por Ron Howard, foi indicado a 8 oscars e venceu 4, incluindo melhor filme. Embora tenha sofrido muitas críticas por diferir consideravelmente dos eventos reais da vida de Nash, foi aclamado pelo público e pela crítica e conseguiu moldar a vida do personagem em grande estilo para os padrões do cinema hollywoodiano, equilibrando suspense, romance e drama. A trama se baseia na trajetória sofrida e desafiadora do cientista e no ideal do amor incondicional entre ele e sua esposa Alicia. Junto com as interpretações inspiradas de Crowe e Connelly, temos uma obra dramática clássica de alto nível, com direito a um final feliz.

Este filme foi importante para mim, pois abriu meus olhos para outras teorias economicas que eu desconhecia e me influenciou para saber mais sobre o autor e a querer cursar a faculdade de economia. Uma das cenas que me impressionou foi a cena do bar, onde é apresentada e retratada uma de suas teorias mais famosas “O Equilibrio de Nash”. Depois estudando o assunto mais a fundo, descobri que embora a cena simbolize um dos raciocínios da Teoria dos Jogos de antecipar e prever movimentos dos oponentes, não é tecnicamente um Equilíbrio de Nash. Mas não importa, pois para mim serviu como uma porta de entrada para me interessar e estudar o assunto. Por isto escolhi a imagem desta cena.


fontes de pesquisa: Omelete e Wikipedia

Obrigado pela participação!

Posted using Steeve, an AI-powered Steem interface

Coin Marketplace

STEEM 0.30
TRX 0.12
JST 0.034
BTC 64038.60
ETH 3148.89
USDT 1.00
SBD 3.97