comosefaz: creme de leite

O creme de leite é um verdadeiro coringa na cozinha – parte importante de receitas doces e salgadas, ele está presente do café da manhã às refeições principais e sobremesas. Ele é um derivado do leite de vaca preparado, comercialmente, por separação centrífuga entre a parte lipídica, menos densa, e o leite desnatado. Há diferentes preparações do creme de leite, com diferentes percentuais de gordura e consequentes variações na consistência do creme. Por isso, é importante conhecer mais sobre ele para aprender a preparar melhor seus pratos.

Para saber detalhes sobre a fabricação do creme de leite, conversamos com Pedro Gonçalves, Diretor de Marketing de Sistema de Processamentos da Tetra Pak nas Américas.

Creme-de-leite1.jpg

Creme de leite caseiro
Na prática, preparar o creme de leite em casa é bastante trabalhoso. São necessários pelo menos 2 litros de leite para que se obtenha a quantidade de nata ideal para preparar cerca de 480 gramas de creme de leite. A validade dele é bem menor, sendo necessário refrigerar e consumir rapidamente o produto.

O caseiro pode ser feito com leites não homogeneizados ou crus – mas é importante lembrar que a legislação brasileira não permite a venda direta de leite e derivados crus, pois eles podem conter diversas bactérias nocivas à saúde. Por isso, o mais prático e seguro é optar pelas variações disponíveis no mercado.

Creme de leite pasteurizado
Embora muitas vezes seja vendido como “fresco”, você já sabe que, tecnicamente, esse produto não é literalmente fresco, pois precisa passar pelo processo de pasteurização. Nele, “o produto é aquecido a 90ºC, aproximadamente. Assim, sua validade nas prateleiras dos mercados é de aproximadamente 1 semana ou um pouco mais, se estiver refrigerado”, explica Pedro. “E tudo isso dependendo da qualidade do leite e de outros fatores, como o transporte – se o produto ficar fora do carro refrigerado, por exemplo, algumas bactérias voltam a se reproduzir e irão degradar o produto”.

Essa variação costuma ter um percentual de gordura maior, o que o torna mais adequado para a preparação de produtos como o chantilly.

Creme de leite em caixinha (UHT)
Nessa versão, “o creme de leite é aquecido a uma temperatura bem maior: 140 a 145ºC, capaz de matar todas as bactérias nocivas à saúde”, esclarece o especialista. Clique aqui para saber mais. “Por isso, ele chega a durar até 6 meses nas prateleiras, sem necessidade de refrigeração – o que, aliás, economiza no consumo de energia”. Também não precisa de preservantes.

_creme2.png

Com uma duração tão mais vantajosa, pode ser que, ao longo do tempo, ocorra a separação da gordura presente naturalmente no creme de leite – algo que aconteceria também com o creme de leite pasteurizado, se ele não se estragasse antes. Para evitar que isso ocorra, são adicionados alguns estabilizantes ao produto.

Coin Marketplace

STEEM 0.20
TRX 0.12
JST 0.028
BTC 66137.20
ETH 3543.37
USDT 1.00
SBD 2.56