Os melhores e piores filmes de ficção científica

in cinema •  5 months ago

As recomendações de livros ou filmes são sempre bem-vindas, principalmente quando vêm de pessoas com alguma autoridade no assunto. Em outro post, eu trouxe os melhores filmes da história, segundo diretores renomados.

Dessa vez, são as indicações dos melhores e piores filmes de ficção científica, de acordo com as cientistas da Nasa. A BBC Radio 5 perguntou quais obras mais inspiraram suas carreiras e suas indicações. Confira as respostas!

giphy.gif
Opinião de quem entende do assunto (Giphy)


Os melhores filmes de ficção científica

Gravidade (Gravity, 2013)

Vencedor de sete Oscar, o longa acompanha Sandra Bullock e George Clooney lutando por sobrevivência no espaço depois de perderem o contato com a Terra.

Estrelas Além do Tempo (Hidden Figures, 2016)

Dirigido e escrito por Theodore Melfi, o filme conta a história de três mulheres que venceram preconceitos racial e de gênero, graças ao seu trabalho na Nasa. São elas: Katherine G. Johnson (Taraji P. Henson), Dorothy Vaughan (Octavia Spencer) e Mary Jackson (Janelle Monáe).

O longa rendeu três indicações ao Oscar.

Apollo 13 (1995)

Estrelado por Tom Hanks e Kevin Bacon, o longa conta a história de sobrevivência da tripulação da nave depois de alguns incidentes técnicos. O filme é inspirado nos acontecimentos da sétima missão tripulada do Projeto Apollo.

Perdido em Marte (The Martian, 2015)

Baseado no livro homônimo de Andy Weir, o longa acompanha o astronauta Mark Watney (Matt Damon) em sua missão para Marte. Lá, ele é precisa lutar por sua sobrevivência depois de ser dado como morto.

Star Trek - The Next Generation

A série parece que é lembrada com frequência pelos cientistas. Mae Jemison, a primeira mulher afro-americana a chegar ao espaço, também era fã, inclusive se inspirou na Tenente Uhura para conquistar o sonho.

Interestelar, Star Wars e Guardiões da Galáxia (Guardians of the Galaxy) completam a lista.


Os piores filmes de ficção científica

S.O.S. - Tem um louco solto no espaço (Spaceballs, 1987)

A trama gira em torno do maquiavélico Skroob, presidente do planeta Spaceball. Depois que tudo vira deserto, ele resolve atacar o planeta vizinho.

A mistura de ficção científica com comédia não foi bem vista.

Armagedom (1998)

Depois da ameaça da colisão de um asteroide na Terra, a Nasa resolve montar uma equipe nada convencional para a missão que impedirá o dano.

Planeta dos Macacos (Planet of the Apes)

A jornada dos humanos contra os macacos e vice versa ameaçando o futuro do planeta conquistou muitos fãs. No entanto, não agradou as cientistas entrevistadas.

Missão: Marte e Planeta Vermelho complementam a lista dos piores.


Infelizmente, eles falaram só com mulheres, acho que uma opinião masculina tornaria a lista com mais variedades. O vídeo com a opinião e justificativa delas sobre as escolhas de cada filme pode ser visto aqui


A mensagem da Terra para o Universo

Authors get paid when people like you upvote their post.
If you enjoyed what you read here, create your account today and start earning FREE STEEM!
Sort Order:  

Saudações, mocinha Letícia

Gostei muito dessa lista. Eu retiraria alguns e incluiria outros, como imagino que todo mundo faria. Porém, discordo da crítica sobre SOS tem um louco solto no espaço. Essa paródia feita sobre star swars, em minha opinião, foi super engraçada na época hehehe. Deve fazer mais de 15 anos pelo menos que vi. Acho que passou na sessão da tarde. Foi bem legal. Me lembro de algumas passagens, por exemplo, o anel com poder da salsicha e o capacete do vilão que não entrava direito hahaha. O vilão era o ser mais cômico desse filme.

Você assistiu esse??? O que achou??

Obrigado por esse texto!! Vc sempre fala de áreas que não conheço muito. É bom aprender.

Boa noite!!!!

·

Eu não vi não esse, me deixou curiosa hahaha Vou assistir!! Que bom que ajuda, fico feliz! Gosto bastante dos seus textos tb sobre psicologia, é uma área que me atrai bastante. Bom fim de semana, amigo!!

Muito boa a lista. Adorei também Gravidade e Estrelas Além do Tempo. O primeiro porque é com a Sandra Bullock e adoro todos filmes dela hehe e o segundo porque a historia é muito envolvente... Parabéns @leticiachiantia abraços ^^

·

Também gosto desses, mas o meu favorito ainda é Interestelar. =D Bom fim de semana, abraço!

A sua consistência e qualidade foram premiadas com um voto do grupo ptgram power. Obrigado por fazer parte deste projeto #ptgram power

·

Parabéns, seu post foi selecionado pelo projeto Brazilian Power, cuja meta é incentivar a criação de mais conteúdo de qualidade, conectando a comunidade brasileira e melhorando as recompensas no Steemit. Obrigado!

footer-comentarios-2.jpg

·

Muito obrigadaaa

Nãããão acredito que elas esqueceram de colocar Interestelar entre os melhores filmes de Ficção Científica! Poxa... Armargedom entre os piores é sacanagem heim? É engraçado a gente ver como nossas ideias serão sempre diferentes hahaha...

·

Essa está escrito lá em cima sim.. =) Como dizem gosto não se discute hahaaha Acho que elas vêm mais do ponto de vista da ciência, então o que não é muito factível, acabam desconsiderando.

Que curioso, estou certo de que há filmes melhores e piores. Bom, é questão de opinião, então fica complicado dizer. EM termos de ficção científica, meu favorito é Stalker (não tem nada a ver com espaço). O pior que eu já vi foi Dinosaur from the Deep, um filme completamente horrível. Tão horrível que chegava a ser engraçado hahahahha

·

Esses filmes ruins é assim mesmo, fira até comédia de tão mal feito hahaa Eu até achei que houve bastante concordância entre as entrevistadas, então elas devem olhar pelo lado mais científico mesmo. Tb não concordei com algumas escolhas ;)

Poxaaaa, eu gosto de Planeta dos Macacos hahahahah

·

Eu tb gosto muito desse filme hahaha