Os filmes que quebraram os tabus do cinema

in #cinema6 years ago

Em diferentes épocas, a sociedade vive alguns tabus. Muitos comportamentos ou imagens consideradas transgressoras são evitadas ou proibidas na televisão ou cinema.

Aos poucos, principalmente, a partir dos anos 1960, Hollywood começou a ousar mais. Os primeiros filmes que chocaram o público da época, hoje são considerados obras artísticas inesquecíveis.

psicose.jpg
Psicose exerceu grande influência para as mudanças de Hollywood (Foto: Divulgação/IMDb)

1 - Primeiro beijo

Thomas Edison filmou o primeiro beijo nas telas dos cinemas com a atriz canadense May Irwin no curta O Beijo (1896). Com 23 segundos de duração, a cena foi filmada nos Estados Unidos, em 1896.

2 - Primeiro beijo inter-racial

Em 1934, era proibido qualquer representação de relações inter-raciais no cinema. As produções começaram a desafiar essas imposições a partir dos anos 1950.

Dirigido por Stanley Kubrick, A Morte Passou Perto (1955) conta com um beijo entre a atriz branca Irene Kane e o ator negro Frank Silvera.

3- Primeira cena de sexo

Em 1933, a atriz Hedy Lamarr chocou o público em Êxtase. Em uma das cenas, ela mergulha sem roupa em um lago. Na outra, ela faz sexo com um homem. A câmera enquadrou os rostos o tempo todo.

Dirigido por Gustav Machatý, o longa traz a primeira representação de relações sexuais em um filme não-pornográfico.

Quanto às cenas de nudez masculina, elas sempre foram mais censuradas. Em 1969, Mulheres Apaixonadas foi o primeiro filme a retratar homens nus.

4- Primeiro personagem gay

A homossexualidade sempre foi sugerida de forma vaga no cinema. Em 1947, o curta Fireworks traz o primeiro e mais famoso personagem gay. O cineasta Kenneth Anger foi acusado de obscenidade pelo material. O caso seguiu até a Suprema Corte da Califórnia. Por fim, ele foi absolvido.

5- Primeira descarga

Psicose, de Alfred Hitchcock, não apresentou nudez durante a cena icônica do chuveiro. Mas, foi considerado transgressor pela cena de uma descarga.

Antes disso, em 1928, em The Crowd havia aparecido um banheiro, mas a censura proibiu a cena.

6 - Cena de morte com tiros (sem cortes)

As regras de Hollywood determinavam que cenas de tiroteio deveriam ser sempre filmadas em dois planos. O primeiro exibe a arma sendo disparada, na sequência mostra a queda da vítima.

Em 1964, o filme de faroeste Por um Punhado de Dólares quebrou a regra. Em uma das cenas, a câmera mostra o personagem de costas enquanto atira em um grupo de rivais, que caem um por um.

7 - Primeira cena sangrenta

Com os advento dos filmes coloridos, as cenas sangrentas começaram a ser menos frequentes. Em 1967, Bonnie e Clyde: Uma Rajada de Balas foi o responsável pelas mudanças.

Sort:  

Impressionante que até uma descarga causava um verdadeiro alvoroço na época, haha!

Lembro que quando li isso pela primeira vez há um tempo atrás, demorei para acreditar. U.u'

hahahaha também fiquei meio abismada. Até estava na dúvida se deseja esse item

Parabéns, seu post foi selecionado pelo projeto Brazilian Power, cuja meta é incentivar a criação de mais conteúdo de qualidade, conectando a comunidade brasileira e melhorando as recompensas no Steemit. Obrigado!

footer-comentarios-2.jpg

Muito obrigadaa

Coin Marketplace

STEEM 0.29
TRX 0.12
JST 0.033
BTC 62831.42
ETH 3123.16
USDT 1.00
SBD 3.85