Envelhecer não necessariamente é o que te torna maduro!
Amadurecer é caminhar para a solidão, ou manter por perto pouquíssimas pessoas. Amdurecer é saber que, definitivamente, a maior parte das pessoas que nos cercam absolutamente não deseja o nosso bem... Mesmo assim, não sofremos com isso... Permanecemos inteiros... convivemos bem com a ideia de que os sentimentos e pensamentos dos outros são responsabilidade dos outros, não nossa. Cabe a nós cuidar de nós mesmos e de quem nos solicita cuidados.. cabe a nós apenas cultivar bons sentimentos. Nem sempre que estamos envelhecendo estamos amadurecendo.
Envelhecer simplesmente acontece.. Amadurecer exige força, resiliência e coragem... Amadurecer exige trazer à tona os nossos fantasmas e estar diante deles até que desapareçam, um a um. Não amadurecemos quando lamentamos, quando justificamos nossos erros, quando reclamamos, quando permitimos que o meio em que vivemos mude quem nós somos. Não amadurecemos quando relativizamos os nossos valores essenciais de acordo com as circunstâncias externas, de acordo com as conveniências do mundo. Amadurecer abre os nossos olhos, faz-nos acordar de nossos sonhos, faz-nos enfrentar a vida como é... Amadurecer nos faz enxergar os nossos pontos cegos e as nossas rotas de fuga interna. Amadurecer não é um processo que possa ocorrer dentro da nossa zona de conforto... Na verdade, amadurecemos quando passamos a buscar desafios internos e externos... quando passamos a desejar tudo que, apesar de ser desconfortável, é necessário ao nosso progresso pessoal. Esse é o verdadeiro amadurecimento. Tem gente que leva muitos anos pra amadurecer... e tem gente que até envelhece antes de amadurecer.
Amadurecer é saber a hora de tomar um banho gelado às 3 da manhã, simplesmente pra se sentir vivo e disposto. É saber a hora de dar um chega pra lá em pessoas tóxicas, que você mantém ali por perto fingindo não ver... É saber a hora de agradecer também o amor que cresce em solo bem fértil em sua vida.. e que você nunca tinha a chance de reconhecer, de retribuir, de demonstrar gratidão- quando você seguia completamente tomado pelas demandas externas, quando você seguia o fluxo de forma insconsciente, quando você apenas caminhava para a velhice e não para o amadurecimento. Amadurecer é fazer escolhas difíceis, quando elas tem que ser feitas.... Amadurecer é assumir seus maiores defeitos, não para os outros, mas pra si mesmo... E lutar a cada minuto para ser alguém melhor.
Amadurecimento é consciência do seu lugar no mundo e do seu lugar dentro de você mesmo. Amadurecimento é a caminhada mais graticante que existe nessa Terra... uma caminhada rumo a espaços desconhecidos dentro de nós mesmos. Parece que um sorriso de gratidão dentro do peito se abre cada vez que tomamos uma atitude que nos permite crescer um pouco mais a cada dia... Amadurecer é se renovar e se redescobrir... É enxergar a si mesmo de um jeito novo a cada dia e a cada dia perceber que de agora em diante SER quem você foi ontem já não é mais possível...
Gostei muito deste artigo e concordo plenamente... Amadurecer também é aprendermos a gostar de nós próprios e saber escolher quem queremos a nosso lado :)
Posted using Partiko Android