Entre em contato com a criança que você foi, antes de educar o seu filho.

in busy •  19 days ago


Não é possível educar as crianças com equilíbrio, se você não se lembra como é ser uma criança. Quando for orientar os seus filhos, lembre-se como é pensar e sentir como uma criança pensa e sente. Não os obrigue a entender que precisam cumprir responsabilidades hoje APENAS para se prepararem para cumprir com demandas que aparecerão na vida adulta. Essa é uma meta muito distante para as crianças. Elas não imaginam o que é ser adulto.

Ensine-os a cumprir as suas metas pelo desafio de se superar, de vencer, de aprender cada vez mais NO PRESENTE... Ensine-os que o aprendizado da escola pode ter sentido pra eles hoje, não apenas amanhã. O aprendizado pode fazer parte de suas brincadeiras e pode aumentar a percepção que elas têm do mundo. Toda criança gosta de aprender coisas novas.

É isso que instiga uma criança... são as novas descobertas. O problema do nosso ensino é que ele se tornou fragmentado, desconectado da vida prática e repetitivo. A criança vive o presente e quer aprender e encontrar sentido no que estão fazendo AGORA...não em um possível amanhã. Para elas, só existe o agora. Todas essas suas ideias adultas de mundo e de futuro encontram pouca correspondência em relação ao mundo delas. Você poderia dizer: "No futuro esse aprendizado fará mais sentido". Mas é preciso mostrar que ainda hoje pode ter muito significado.

Não se esqueça da sua infância... Não se esqueça da sensação que tinha quando despertava de manhã e olhava pela janela todas a possibilidades que estariam disponíveis para você naquele dia. Os dias eram longos e você não queria perder nem um minuto. O aprendizado das escolas devia explorar mais isso... Essa curiosidade e essa vontade de explorar o mundo que as crianças têm naturalmente. O mundo não é dividido em áreas de conhecimento. Isso só existe nas profissões, no trabalho e na vida acadêmica. Os conhecimentos são todos interconectados e todos podem ser relacionados com a vida prática e com o universo infantil.

Se você buscar dentro de você como é ser uma criança, você saberá a medida certa de um sermão, por exemplo. Uma criança se sente segura quando alguém a orienta e chama a atenção quando ela não cumpre uma palavra... A criança sabe o que é justo e o que não é. Mas se o seu sermão extrapola, ela também sente com clareza. Ela sente quando você está estressado, fora de si, inquieto e nervoso. Ela sente quando você não está sendo justo. Ela sente quando você está perdido em suas preocupações... Porque ela vive no agora muito mais do que você. Você se habitou a enxergar o mundo a partir dos conceitos que você acumulou sobre tudo, a partir das preocupações e projeções de futuro que você faz. Elas não, estão aqui e agora experimentando tudo. Às vezes subestimamos a capacidade crítica delas... a capacidade de entender o que dizemos em uma boa conversa com elas, justamente porque nos esquecemos de como é ser uma criança.

Se quiser construir uma boa educação, se quer ser capaz de amparar, orientar e ensinar da melhor forma possível, é preciso não perder de vista a criança que você foi... É preciso aproveitar e aprender a aproveitar toda essa vontade delas de aprender, conhecer e experimentar o mundo. Caso contrário, você será pra elas apenas mais um adulto rabugento e preocupado e a escola será uma prisão, ao invpes de uma oportunidade de adquirir novos saberes que permitam a elas experimentar a vida com maior clareza e explorar o mundo com mais profundidade...
Authors get paid when people like you upvote their post.
If you enjoyed what you read here, create your account today and start earning FREE STEEM!
Sort Order:  

Educar é um desafio, né? Obrigado pela reflexão!

Congratulations! This post has been upvoted from the communal account, @minnowsupport, by Amanda Vale from the Minnow Support Project. It's a witness project run by aggroed, ausbitbank, teamsteem, someguy123, neoxian, followbtcnews, and netuoso. The goal is to help Steemit grow by supporting Minnows. Please find us at the Peace, Abundance, and Liberty Network (PALnet) Discord Channel. It's a completely public and open space to all members of the Steemit community who voluntarily choose to be there.

If you would like to delegate to the Minnow Support Project you can do so by clicking on the following links: 50SP, 100SP, 250SP, 500SP, 1000SP, 5000SP.
Be sure to leave at least 50SP undelegated on your account.

A educação recebida na infância vai nos definir com adultos. Gostei muito do que li e aprendi contigo. Obrigado @amandavale :)

Posted using Partiko Android