O que é o melhor jogador de futebol da história.
Com o argentino Leonel Messi a ganhar o seu sexto troféu Ballon d'Or, o debate diário que se prolonga há uma década está de novo no bom caminho. É ele realmente o melhor jogador de futebol da história ou é apenas um produto do marketing e dos avanços tecnológicos na comunicação?
Seja o que for, o que é inegável é que tanto Messi como Cristiano Ronaldo, o seu maior rival na disputa pelo melhor da história para esta época, deram àqueles de nós que tiveram o prazer de o ver pessoalmente ou na televisão, uma rivalidade única na história, somos verdadeiramente privilegiados de observar ao vivo duas grandes superestrelas ao mesmo tempo e desfrutar semana após semana da sua rivalidade.
Foram nascidos ou feitos?
Entre Leonel Messi e Cristiano Ronaldo, há uma grande diferença em termos do seu treino de futebol, enquanto o nativo de Rosário mostrou, desde muito jovem, um talento único, inato, natural e uma perna esquerda extremamente educada, Cristiano Ronaldo forjava o seu talento com base em horas de treino e uma força mental que o convenceu, desde muito jovem, de que podia ultrapassar as suas fraquezas e tornar-se um jogador excepcional como ele é hoje.
Outro elemento importante é que Messi tinha tudo no futebol desde criança, pode-se dizer que o futebol nasceu num berço de ouro, pois rapidamente o Barcelona de Espanha, uma equipa de elite do futebol mundial, levou-o a complementar o seu processo de crescimento tanto físico como futebolístico e uma vez ultrapassada essa etapa, a sua vida quotidiana num campo foi rodeada pela presença de super-estrelas que o facilitaram a actuar como mais uma delas, chegando mesmo a estrear-se profissionalmente numa que muitos analistas têm sido uma das melhores meias quadras da história.
Entretanto, Cristiano Ronaldo fazia a sua estreia profissional numa pequena equipa de uma pequena liga, onde não havia referência de estrelas para a época, pelo que cabia a ele tornar-se uma estrela. Sem dúvida que isto representa um mérito maior para os portugueses.
Muitas boas, muitas vezes.
O futebol tem sido durante muito tempo e continuará a ser, sem dúvida, o desporto mais praticado no mundo. Obviamente, muitas estrelas surgiram ao longo da história que poderiam ser iguais ou superiores às que foram nomeadas, mas que nunca saberemos se é uma certa hipótese porque não é no tempo presente e nas condições em que é jogado que treina e é vivido actualmente, o futebol total de Cruyff, da Argentina o berço de Leonel Messi, também deixou Alfredo Di Stefano, Daniel Passarella, Gabriel Batistuta, Javier Zanetti, Mario Alberto Kempes, Riquelme, Carlos Tevez, mas de outras latitudes tivemos também o acrobático Hugo Sanchez do México que, como ele, marcou gols vistosos, o peruano Teófilo Cubillas, Puckas, Ronaldo, Michael Platini e Jean Tigana ambos do meio-campo dourado francês, Marcos Van Basten, Franco Baresi, Zico, Muller, Paul Gascoine, Romário, Eusebio, Lottar Matthaus, Don Andrés Iniesta, Rudi Gullit, didi, Garrincha, Karl Rummenigge, Kevin Keegan, Frank Rijkaad, Carlos el pibe Valderrama e tantos outros que estão desaparecidos e formam uma lista interminável de futebolistas de excelente qualidade que poderia ser tão ou melhor que Leonel Messi e Cristiano Ronaldo mas que brilharam noutros tempos com menos penetração comunicacional.
O que pensam os reis.
Edson Arantes Do Nacimiento; O Rei Pelé e Diego Armando Maradona, foram os antecessores de Messi e Cristiano na batalha "mão-a-mão" para serem os melhores do mundo, considerados o verdadeiro número um da história, ambos acreditam que para serem os melhores da história tanto Messi como Cristiano devem alcançar o que ambos fizeram, sendo campeões mundiais, bem como sendo coroados no Colosso de Santa Úrsula, o majestoso estádio asteca na capital mexicana, onde Pelé levantou a taça em 1970, enquanto Maradona fez o mesmo em 1986.
Se a opinião dos reis de outrora é alguma coisa, podemos dizer que há um jogador dos tempos mais recentes que ganhou tudo e pela sua magia, futebol irreverente e alegria que deu ao mundo é melhor do que Leonel Messi e Cristiano Ronaldo e não é outro senão o mágico do futebol Ronaldinho, o único jogador na história a ter ganho cinco dos seis grandes troféus de competição: Copa do Mundo 2002, Copa América 1999, Confederações 2005, Liga dos Campeões 2006, Copa Libertadores 2013.
Para além disso, Ronaldinho ganhou:
Taça do Mundo U17 em 1997.
Campeonato Gaucho em 1999.
Taça Sul Minas em 1999.
Taça Intertototo em 2001.
Liga Espanhola em 2004/2005 e 2005/2006.
Supercopa em 2005 e 2006.
Serie A italiana em 2010/2011.
Campeonato Carioca em 2011.
Taça Guanabara em 2011.
Taça Rio em 2011.
Campeonato do Mineiro em 2013
Taça Sul-Americana em 2013.
Em todo o caso, embora aquela que possa ser a última oportunidade para Messi e Cristiano Ronaldo ganharem um Campeonato do Mundo quando este for disputado no Qatar em 2022, seria interessante saber se Leonel Messi, tem a mesma capacidade de marcar golos e de ganhar o título numa liga mais competitiva em termos de adversários com opções reais para o título, como acontece em Inglaterra, por exemplo; que pelo menos oito equipas podem lutar pelo título numa época e não como acontece em Espanha que se não for o Real Madrid o campeão é o Barcelona com um Atlético de Madrid que de vez em quando assusta um pouco a ambos, enquanto as outras equipas que participam parecem apenas companheiros ou complementos com um nível muito inferior ao das duas grandes em Espanha.
Por agora sabemos com certeza que os números de Leonel Messi fora da Barsa, especificamente na Argentina, não são muito favoráveis para dizer que é "o melhor jogador da história".
Entretanto, diga-nos, depois de ler este artigo, quem é para si o melhor jogador da história.
Até breve, mil saudações e cuidem-se...
Daniel Gómez dango1411
As imagens são gratuitas, publicadas em Pixabay e algumas foram retocadas pelo autor.
Hola ! Ya que eres un amante del fútbol, estás invitado a unirte a nosotros en nuestra recién creada comunidad World of Football ⚽️. Encontrarás excelentes publicaciones relacionadas con el fútbol sobre análisis de partidos, charlas sobre eventos deportivos, etc.
También hay algunos concursos increíbles. Espero verte allí, aficionado al fútbol :).