Fork do Monero foi adiado para o final de abril
Em comunicado oficial, a equipe do hard-fork MoneroV declarou que o lançamento foi adiado para atender pedidos da comunidade
Os criadores declararam que o projeto MoneroV tem ganhado força e dada a alta demanda de usuários, plataformas de trade e pools de mineração o projeto terá seu lançamento adiado para aproximadamente 30 de abril no bloco 1564965.
Monero holders prior to the hard-fork split that will occur in block 1564965 (~30th of April 2018) will receive 10 times their holdings in MoneroV coins.
As razões listadas no anúncio são:
- Exchanges e serviços de custódia precisam de mais tempo para implementar em suas plataformas a tecnologia do MoneroV. Dessa forma os usuários que possuem Monero (XMR) terão rápido acesso ao seu saldo de MoneroV (XMV). Além disso, a equipe diz estar trabalhando em conjunto com as 5 maiores plataformas de trade de Monero para agilizar o lançamento.
- O Monero também possui um lançamento de atualização agendado para março e isso estava gerando confusão em ambas as comunidades.
- Os pools de mineração estão pedindo por mais tempo para que possam ajustar seus sistemas. Um maior número de pools adotando ao fork significa maior estabilidade e robustez para a criptomoeda.
- Devido ao grande tamanho do blockchain usuários estão tendo problemas para sincronizar suas wallets. A alteração do lançamento irá ajudar os usuários que querem recuperar seu saldo em XMV.
Notas da Equipe
- MoneroV possui proteção contra ataques de replay. Transações no blockchain do Monero que ocorrerem após o fork não poderão ser refeitas no blockchain do MoneroV.
- O código fonte do fork está pronto e testado. Atualmente possui suporte para macOS Sierra, Windows e Linux 64-bit. A equipe usará o tempo extra para ampliar o suporte.
- Outro ponto que será tratado pela equipe é o problema de privacidade das assinaturas usadas nas transações. O problema foi levantado pela comunidade e pode significar o fim do anonimato das transações no fork. Caso queira entender melhor o problema veja este vídeo https://youtu.be/TlVsMTeT_nE
Esclarecimentos
- O código fonte do projeto MoneroV, MoneroV GUI wallet e MoneroV daemon será disponibilizado publicamente no GitHub para análise da comunidade antes do fork.
- O código fonte da MoneroV GUI wallet não será disponibilizado antecipadamente para evitar ataques de phishing.
- A equipe adverte que eles não estão e não irão distribuir moedas mediante registro em nenhum formulário ou website. A única forma de conseguir ter acesso aos coins é possuindo Monero em sua wallet antes da data do fork.
Detalhes do hard-fork MoneroV
O principal motivador para o projeto é o problema de escalabilidade do Monero. Atualmente, o tamanho médio das transações no blockchain do Monero é 51.2x maior que o tamanho médio das transações do Bitcoin (13.21kb vs 258 bytes). Se o Monero tivesse que registrar a mesma quantidade de transações que o Bitcoin registra hoje, o seu blockchain ocuparia 7.7 Tebabytes contra 155 Gigabytes do Bitcoin. Outra feature importante do projeto é a MoneroV light wallet. Hoje, caso um usuário queira instalar a Monero wallet em seu computador ele deve baixar todo o blockchain. A wallet proposta pelo MoneroV dará a liberdade para o usuário escolher se ele quer ou não baixar o blockchain.
- Quantidade máxima de coins: Limitada a 256 milhões, sua emissão será reduzida gradativamente até o mínimo de 6 XMV até seu limite ser atingido.
- Moedas em circulação até o fork: ~158 Milhões de XMV equivalente a 10x do número de XMR no mercado (~15.8).
- Proof of Work: CryptoNight.
- Ajuste de dificuldade: Irá acontecer a cada bloco.
- Tempo de criação de bloco: 120 segundos.
- Tamanho de Bloco: Dinâmico sendo no máximo 2xM100 [1].
- Privacidade: Utiliza Ring signature e Stealth adresses.
- Exchanges: Oficialmente ainda não pode ser obtido em nenhuma exchange.
Financiamento do Projeto
Outro ponto importe no desenvolvimento de uma altcoin é o seu modelo de financiamento. O White paper do MoneroV detalha como o financiamento será feito. O primeiro bloco a ser minerado será destinado para o time, isso se dará através de um trecho especial de código incluído no bloco. O time terá o controle sobre a mineração desse bloco, assim o mesmo poderá ser minerado de forma controlada. De uma forma geral, 5.859375% das moedas de MoneroV serão destinadas para o financiamento do projeto. O valor destinado para o financiamento será usado da seguinte forma:
- 6% dos recursos minerados pelos desenvolvedores será distribuído promocionalmente para todos os membros do time e contribuidores.
- 3% será destinado para uma multisignature wallet, cuja chave privada de visualização será pública.
- Todos os outros custos com desenvolvimento e infraestrutura serão detalhados e acessíveis ao público.
[1] M é o tamanho médio dos últimos N blocos. No caso do Monero N = 100, oficialmente não foi declarado o valor de N a ser usado pelo MoneroV.