#BOX DE SÉRIES# - "Os Normais" (2001–2003)

in #boxdeseries5 years ago (edited)

Oba Oba

Um relacionamento a dois nunca foi retratado de forma tão divertida na TV brasileira quanto nesse seriado. Até hoje, em termos de comédia televisiva exclusivamente planejada pensando nesse formato, esse é um dos maiores acertos da Rede Globo.

A trama gira em torno da vida em casal de dois personagens: Rui, um sujeito boa praça / alto astral, torcedor fanático do Botafogo e que trabalha em um departamento de marketing e Vanilce (carinhosamente chamada apenas de Vani), uma esforçada vendedora de roupas, mas que apesar do bom coração, é bem atrapalha e sofre com leves tendências neuróticas.

Globo Play

Noivos há muitos anos (mas sem nunca marcar uma data para o tão esperado casamento... o que acaba sendo motivo de constantes discussões), eles vivem sempre se metendo nos mais diversos tipos de confusões que automaticamente estão ligadas aos problemas do seu agitado cotidiano. Situações típicas de casais que entre aventuras e desventuras (aqueles famosos "trancos e barrancos") vão construindo sua história juntos.

Cada um mora no seu respectivo apartamento (por iniciativa deles mesmos... que alegam o uma melhor valorização da relação), mas vivem praticamente todo o tempo um ao lado do outro (algo que desencadeia - quase que de forma natural - as situações inusitadas que eles acabam tendo que encarar). Compartilhando as alegrias e os perrengues de uma vida a dois, eles são uma criativa caricatura com alguns toques extremamente fiéis dos casais da vida real.

Memória Globo

O roteiro é centrado em um único objetivo: ridicularizar (no bom sentido da palavra) ao máximo, as loucuras que os casais normalmente passam durante o tempo em que estão juntos. Sendo assim, o segmento das narrativas que guiavam os episódios eram sempre focados nos diálogos entre Rui e Vani retratando os seus típicos problemas de casal.

Mas o twist dessa ideia era potencializar à trama no que diz respeito a cumplicidade de ambos enquanto "quase casados" e brincar com isso de uma forma saudável. Seja no âmbito social (relação com família, amigos, colegas de trabalho, vizinhos) ou no âmbito mais íntimo (relação a dois), eles dialogam sobre absolutamente tudo e faziam isso sempre de maneira irreverente, costumando quebrar - frequentemente - a "quarta parede" (quando os personagens param a narrativa e conversam com o telespectador por alguns instantes), fazendo com que as histórias se tornassem ainda mais "intimistas" e de fácil apelo empático para com o público em geral.

Memória Globo

A condução dos episódios era (quase sempre) muito assertiva. Os diálogos eram carregados de ironias e frases de "tiro rápido" (piadas prontas que era verbalizadas em questão de segundos). Esses elementos são fundamentais para que uma sitcom surtisse o efeito esperado e é justamente isso que acontece aqui, porque todos os episódios sustentam-se em tramas simplesmente banais, mas que acabam ganhando mega proporções devido ao desenvolvimento dos seus personagens.

O elenco encabeçado pelos ótimos Luiz Fernando Guimarães e Fernanda Torres era bem alternante (mas obviamente que a dupla dinâmica era o destaque, por serem altamente competentes e naturalmente engraçados... a química dos dois em tela era visivelmente nítida). Rui e Vani eram os únicos personagens fixos (até a chegada de mais dois personagens mais recorrentes na última temporada, interpretados por Selton Mello e Graziella Moretto) e por isso, a série recebia constantemente participações especiais (dentre elas, por exemplo: as presença de Marisa Orth, Edson Celulari, Andréia Beltrão e Cláudia Raia).

Em termos técnicos, a produção era super simples. Desde à sua abertura até a percepção dos cenários, tudo muito próximo a uma realidade na qual o público poderia tranquilamente se ver inserido. Sem nenhuma ambição relacionada a esse tipo de questão, a série se manteve no mesmo patamar por toda a sua trajetória... Focando sempre no que mais importava: fazer rir e mostrar que de perto (mas bem de perto mesmo), nenhum casal é 100% normal.

Memória Globo

Escrita por Fernanda Young e Alexandre Machado, Os Normais ficou no ar por três temporadas e teve um total de 71 episódios. Teve um núcleo composto por Guel Arraes e direção (por sinal, um ótimo trabalho) de José Alvarenga Júnior. Posteriormente, a série foi transformada em dois longa-metragens, Os Normais - O Filme (2003) e Os Normais 2 - A Noite Mais Maluca de Todas (2009) e até hoje mantém uma base fiel de fãs.

Sort:  

Eu nunca assisti na época. Verdade verdadeira

Posted using Partiko Android

Isso era igual Sai de Baixo aos domingos... Programação garantida na sexta-feira, haha!

Posted using Steeve, an AI-powered Steem interface

Parece ser uma série bem curiosa, valeu! :D

Ptgram

Posted using Steeve, an AI-powered Steem interface

Sim, de fato... E extremamente engraçada, haha!

Posted using Steeve, an AI-powered Steem interface

Gostei da descrição. Muitas séries têm melhor qualidade que boa parte dos filmes de grande produção...

ptgram

Posted using Steeve, an AI-powered Steem interface

Se algum dia você decidir assistir a essa série, certamente não irá se arrepender! :D

Posted using Steeve, an AI-powered Steem interface

Coin Marketplace

STEEM 0.39
TRX 0.12
JST 0.040
BTC 70118.22
ETH 3546.28
USDT 1.00
SBD 4.89