“Criatividade S.A.” traz o segredo das ideias inovadoras

in books •  25 days ago

Ter certeza dos seus sonhos profissionais desde criança pode ser um privilégio para poucos. Ed Catmull, presidente da Pixar e Walt Disney Animation Studios, é uma dessas pessoas que desde muito cedo já sabia o que queria fazer quando adulto. Para concretizar suas metas, trabalhou em cima delas com persistência e coragem, mesmo diante das impossibilidades.

criatividade-sa-resenha.png

Seus anos de aprendizado e experiências são compartilhados em Criatividade S.A.. Em treze capítulos, ele conta como a Pixar foi salva da extinção em 1986; a criação inimaginável, considerando a tecnologia da época, do primeiro filme animado feito no computador, Toy Story; posteriormente, a fusão com a Disney. Essas e tantas outras ações feitas com auxílio do obstinado Steve Jobs.

Ele e outros personagens são citados nesse relato de fôlego que levou 45 anos para ser construído. De um lado, a história de uma empresa de sucesso; do outro, as condições e pensamentos necessários para sua criação, chamados de cultura criativa sadia.

Claramente, o mais importante dessa história é a construção e o gerenciamento dessa cultura. O dinheiro investido foi essencial, mas somente ele não teria sido o suficiente.

Afinal de contas, o problema nunca é a falta de talento, e sim anos de condições de trabalho sufocantes que fazem as pessoas perderem suas bússolas criativas.

Para argumentar essa ideia, Ed traz exaustivamente inúmeros exemplos positivos e negativos que presenciou ao longo de todos esses anos. Enquanto acompanha essa jornada, pode relembrar as animações mais carismáticas e premiadas do cinema, ao mesmo tempo em que entende como o ambiente de trabalho agradável foi propício para o nascimento delas ou gestação, nas palavras de Ed.

Particularmente, gostei de acompanhar os modelos de liderança e condições de trabalho favoráveis para todos exemplificados.

Algo raro nas empresas do Brasil, onde os proprietários costumam explorar ao máximo os colaboradores sem recompensas alguma, assim tendo a falsa noção de lucros e rendimentos, enquanto, na verdade, só existem pessoas infelizes, falando mal da empresa pelos corredores. Ou seja, nada de cultura criativa, muito menos, ambiente sadio. O livro também fala sobre isso.

Uma leitura para ser feita várias vezes em diferentes épocas da vida, principalmente por gestores e empreendedores. Talvez, um dos pontos negativos seja a extensão, em muitos trechos, tive a sensação que poderiam ser resumidos, não por serem óbvios, mas por já estarem um pouco exaustivos. Apesar disso, aos poucos, o enredo retoma a linearidade para continuar envolvente.

Título original: Creativity, Inc
Autor: Ed Catmull, Amy Wallace
Editora: Rocco
Páginas: 320
Gênero: Não Ficção
Ano de lançamento: 2014


Confira outros títulos aqui


View this post on Steeve, an AI-powered Steem interface

Authors get paid when people like you upvote their post.
If you enjoyed what you read here, create your account today and start earning FREE STEEM!
Sort Order:  

Parabéns, seu post foi selecionado para o BraZine! Obrigado pela sua contribuição!
BraZine.png

·

Muito obrigada!!

Posted using Steeve, an AI-powered Steem interface

This story was recommended by Steeve to its users and upvoted by one or more of them.

Check @steeveapp to learn more about Steeve, an AI-powered Steem interface.

Congratulations! This post has been upvoted from the communal account, @minnowsupport, by leticiachiantia from the Minnow Support Project. It's a witness project run by aggroed, ausbitbank, teamsteem, someguy123, neoxian, followbtcnews, and netuoso. The goal is to help Steemit grow by supporting Minnows. Please find us at the Peace, Abundance, and Liberty Network (PALnet) Discord Channel. It's a completely public and open space to all members of the Steemit community who voluntarily choose to be there.

If you would like to delegate to the Minnow Support Project you can do so by clicking on the following links: 50SP, 100SP, 250SP, 500SP, 1000SP, 5000SP.
Be sure to leave at least 50SP undelegated on your account.

Muito bom! E com uma ótima critica. Quando leis são criadas para defender direitos do trabalhador, não é para ser contra as empresas, mas sim contra essa cultura que carregamos desde os tempos de escravidão. Não a toa o adoecimento relacionado ao trabalho é tão frequente no Brasil. Se as empresas colaborassem, não precisava de leis. O capitalismo selvagem brasileiro é mascarado por essa luta anti-PT, e no final quem ganha não são as pessoas, e sim os poucos detentores de capitais que temos, e os bancos.

Não conhecia esse livro, gosto bastante dessas perspectivas, e ainda trazendo esse adendo do trabalho colaborativo, e promoção da criatividade. Fiquei curioso, vou separar aqui para procurar posteriormente.

Obrigado pela partilha @leticiachiantia!

Posted using Steeve, an AI-powered Steem interface

·

Disse tudo, precisamos muito mudar essa cultura que vem desde a escravidão, muitas vezes não queremos mudar por achar que as conquistas já foram suficientes, quando, na verdade, ainda nem começamos direito. Obrigada pelo comentário, quando ler espero que goste! =D

Posted using Steeve, an AI-powered Steem interface

Vou tentar ler esse ano!!!

Posted using Steeve, an AI-powered Steem interface

·

Tenho certeza que vai gostar!!

Posted using Steeve, an AI-powered Steem interface

This post was upvoted by SteeveBot!

SteeveBot regularly upvotes stories that are appreciated by the community around Steeve, an AI-powered Steem interface.

É realmente um leitura a ser considera para esse Ano heim! ;)
Vamos ver se me animo mais esse ano com leitura!

Posted using Steeve, an AI-powered Steem interface

·

Começa a escrever sobre as leituras no Steemit, ajuda bastante! Boas leituras!!