A irreverência e curiosidade do "A sutil arte de ligar o foda-se"

Ultimamente, os livros de coaching estão cada vez mais comuns. Estão renovados, repaginados e com novas abordagens, inclusive de nomenclaturas, já que antigamente eram mais conhecidos como sendo de autoajuda.

De olho nessa tendência, nos últimos dois anos, tenho procurado ler alguns deles sem me preocupar com enfoques específicos, pelo contrário. Estar atenta a essas novidades editoriais, para mim, não quer dizer grandes coisas. Basicamente, gosto de acompanhar as críticas.

sutil-arte-ligar-foda-se.jpg

Alguns deles são verdadeiramente muito bons, por exemplo O Poder do Hábito como costumo citar com muita frequência. Diante de tantas opções ainda disponíveis para leitura, resolvi me aventurar no comentado “A Sutil Arte De Ligar o Foda-se”, de Mark Manson.

De uma versão com 163 páginas disponíveis, consegui ler até a 40ª. Isso porque não achei grande coisa no livro, apenas meramente interessante. O autor não consegue ir além da simples proposta do título para trazer metodologias novas, histórias fantásticas ou inspiradoras.

A parte boa é que, logo no início (página 24), ele deixa claro que essa não é a intenção.

“Este livro está pouco se fodendo para o alívio dos seus problemas ou da sua dor, e é exatamente por isso que você vai perceber que o que está escrito aqui é verdade. Este livro não é um guia para a grandeza — não poderia ser, porque a grandeza é apenas uma ilusão criada pela nossa mente, um destino fictício que nos obrigamos a buscar, nossa Atlântida psicológica.”

Nesse sentido, a proposta é mostrar que todos têm problemas, independente das condições físicas e financeiras. O que contrabalanceia eles é a decisão ou o poder de abstrair, desencanar ou no bom linguajar escolhido e conhecido por todos: “ligar o foda-se”.

No entanto, seja sutil nessa tarefa, ninguém vai querer ser indiferente a absolutamente tudo, porém é quase tudo, considerando que estamos frequentemente rodeados por pseudoproblemas ou dramatizações demais da vida. Quando estamos sem problemas, corremos atrás de um, reparem.

Considerando esse quadro imagético, o livro traz grandes exemplificações e também sugestões. Todas elas são acompanhadas pela certeza de que a plenitude pode ser uma ilusão. O melhor a fazer é o desprendimento de uma busca desenfreada por objetivos. A estratégia é ativar a lei do esforço invertido.

De diversas formas, os nove capítulos falam sobre o efeito da pressão negativa da busca obcecada pelo sucesso. A mensagem simplificada, além do sutil "foda-se", é não se sinta mal da próxima vez que abrir as redes sociais e ver tantos rostos e corpos felizes. Aquilo pode ser apenas uma grande "masturbação das good vibes", como sugere o autor nas suas declarações.

Refutando a ideia "simplista" de livro de autoajuda, a narrativa procura fugir dos padrões convencionais. Com uma abordagem renovada, menos eufórica e mais realista, o potencial de atração vem do título curioso e irreverente. A leitura é fácil e rápida.

Nome original: The Subtle Art of Not Giving a F*ck
Autor: Mark Manson
Páginas: 224
Editora: Intrínseca
Gênero: Autoajuda
Ano: 2017

Confira outros títulos aqui

Sort:  

Escrevi sobre esse livro há um tempo atrás. É uma ótima leitura!

Coincidência, é mesmo!

Posted using Steeve, an AI-powered Steem interface

Hehehehe! Hoje em dia, com a concorrência da Internet, os autores tentam chamar a atenção do público em uma linguagem mais popular, imagino. Pessoalmente, não sou tão adepto desta estratégia, apesar de se fazer necessário algumas vezes, em geral não aconselho :D Gostei da análise, obrigado por compartilhar ;)

Posted using Steeve, an AI-powered Steem interface

Comecei a gostar mais de linguagem informal, só que nada muito apelativo. É importante ter conteúdo que agregue tb, se não, não adianta nada! Obrigada!

Posted using Steeve, an AI-powered Steem interface

Congratulations! This post has been upvoted from the communal account, @minnowsupport, by leticiachiantia from the Minnow Support Project. It's a witness project run by aggroed, ausbitbank, teamsteem, someguy123, neoxian, followbtcnews, and netuoso. The goal is to help Steemit grow by supporting Minnows. Please find us at the Peace, Abundance, and Liberty Network (PALnet) Discord Channel. It's a completely public and open space to all members of the Steemit community who voluntarily choose to be there.

If you would like to delegate to the Minnow Support Project you can do so by clicking on the following links: 50SP, 100SP, 250SP, 500SP, 1000SP, 5000SP.
Be sure to leave at least 50SP undelegated on your account.

Eu comecei a ler esse livro o ano passado e já nem me lembrava se não o terminei por falta de tempo se por ele ser pouco interessante... Pelos vistos deve ter sido pelos dois motivos... A vida está F.... mesmo! 😂

Posted using Partiko iOS

Um livro para te lembrar que a vida é foda, mas o importante é ligar o foda-se. hahaha

Posted using Steeve, an AI-powered Steem interface

😂 Fodasse! 🤣

Posted using Partiko iOS

Hi @leticiachiantia!

Your post was upvoted by @steem-ua, new Steem dApp, using UserAuthority for algorithmic post curation!
Your UA account score is currently 2.619 which ranks you at #15098 across all Steem accounts.
Your rank has not changed in the last three days.

In our last Algorithmic Curation Round, consisting of 187 contributions, your post is ranked at #129.

Evaluation of your UA score:
  • Only a few people are following you, try to convince more people with good work.
  • The readers like your work!
  • You have already shown user engagement, try to improve it further.

Feel free to join our @steem-ua Discord server

This post was upvoted by SteeveBot!

SteeveBot regularly upvotes stories that are appreciated by the community around Steeve, an AI-powered Steem interface.

Coin Marketplace

STEEM 0.34
TRX 0.11
JST 0.034
BTC 66344.62
ETH 3214.81
USDT 1.00
SBD 4.37