"Fragmentado" mostra os descontroles de uma mente

in #bloglast year (edited)

Se parar para pensar pode notar as inúmeras personalidades que pode adquirir em um só dia. Em determinados momentos, pode ser educado, ter um ataque de raiva descontrolado ou se tornar um tanto evasivo às vezes.

Cada uma dessas características variam conforme o ambiente e as situações. Os pensamentos bons ou ruins vêm praticamente sem controle algum.

Apesar de todas essas variações, conseguimos manter tudo dentro de um alter ego. Somos o que lembramos de nós mesmos. No entanto, nem todos conseguem controlar ou memorizar suas próprias ações.

Pensando nisso, o diretor, roteirista e produtor indiano M. Night Shyamalan fez Fragmentado, um dos filmes da trilogia de Vidro e Corpo Fechado. Ele também é responsável por A Vila e Sinais.

Lançado em 2017, Fragmentado acompanha a vida de Kevin (James McAvoy), um homem perturbado com 23 personalidades, diagnosticado com Transtorno Dissociativo de Identidade (TDI), conhecido popularmente ou antigamente por “dupla personalidade”.

fragmentado-filme.jpg
Kevin (James McAvoy) em cena (Fotos: Divulgação/IMDb)

Para retratar a doença, o filme traz alguns aspectos do sintoma da doença. Tudo é explorado com muita liberdade poética, até porque o foco é dividido para explorar as ações perigosas do protagonista.

O pano de fundo é o sequestro de três adolescentes. A partir do incidente, algumas das versões perigosas de Kevin ficam evidentes na trama. O rodízio das personalidades é acompanhado e justificado por sua psicóloga, uma das peças desse quebra-cabeças.

Brevemente, ela ajuda a explicar as nuances desse transtorno raríssimo, com pouca ou nenhuma incidência no Brasil, segundo estudos.

Uma das curiosidades é o fato de algumas personalidades adquirir condições físicas específicas, entre outras peculiaridades. Por exemplo, uma pode ter diabetes e outra não.

fragmentado-critica.jpg
Pessoa com TDI fragmenta sua caixa de memórias em várias

Um desses casos é um registro real do século 18, no início da Revolução Francesa. Na época, uma alemã, de 20 anos, começou a falar francês fluentemente, enquanto imitava o sotaque alemão, quando trocava de personalidade não conseguia se lembrar de nada.

Com certeza, o suspense extrapola todas as possibilidades reais da doença. Apesar do exagero, tudo acontece dentro do esperado para uma ficção. O espectador consegue ficar atento e curioso do começo ao fim. Algumas personagens podem gerar antipatia, dentro do previsível.


Confira outros títulos aqui

Sort:  

Obrigado por postar! Esse comentário é o novo bot que dará upvote 100% para todos os posts que usam a tag #pt.

Parabéns, seu post foi selecionado pelo projeto Brazilian Power, cuja meta é incentivar a criação de mais conteúdo de qualidade, conectando a comunidade brasileira e melhorando as recompensas no Steemit. Obrigado!

footer-comentarios-2.jpg

Depois de tanto tempo sem fazer um filme que realmente prestasse (após de O Sexto Sentido), eis que o Shyamalan conseguiu tirar uma carta da manga com Fragmentado e entregou um trabalho, no mínimo, curioso (apesar de eu não ter achado tão incrível quanto a maioria das pessoas).

Posted using Steeve, an AI-powered Steem interface

O filme deixa um pouco a desejar em alguns quesitos, mas o fato de prender a atenção em muitas cenas, acho que já pode valer a pena. ;)

Posted using Steeve, an AI-powered Steem interface

Hi @leticiachiantia!

Your post was upvoted by @steem-ua, new Steem dApp, using UserAuthority for algorithmic post curation!
Your UA account score is currently 2.602 which ranks you at #16227 across all Steem accounts.
Your rank has not changed in the last three days.

In our last Algorithmic Curation Round, consisting of 115 contributions, your post is ranked at #87.

Evaluation of your UA score:
  • Only a few people are following you, try to convince more people with good work.
  • You have already convinced some users to vote for your post, keep trying!
  • Try to work on user engagement: the more people that interact with you via the comments, the higher your UA score!

Feel free to join our @steem-ua Discord server

Apesar de tudo, TDI pode ser apenas um mito popular. https://en.wikipedia.org/wiki/Dissociative_identity_disorder

Dissociative identity disorder
Dissociative identity disorder (DID), previously known as multiple personality disorder (MPD), is a mental illness characterized by at least two distinct and relatively enduring personality states. This is accompanied by memory gaps beyond what would be explained by ordinary forgetfulness. The personalities alternately show in a person's behavior; presentations, however, are variable. Other problems which often occur in people with DID include borderline personality disorder (BPD), posttraumatic stress disorder (PTSD), depression, substance use disorders, self-harm, or anxiety.Some professionals believe the cause to be childhood trauma.

Vai saber, umas das referências que usei foi esse texto https://emais.estadao.com.br/noticias/bem-estar,conheca-o-transtorno-dissociativo-de-identidade-a-doenca-do-protagonista-do-filme-fragmentado,70001720432
Acho que poucos estudos conseguem atestar a doença, devido ao fato de ser rara.
Tb tem uma teoria pessoal sobre isso.

Posted using Steeve, an AI-powered Steem interface

Coin Marketplace

STEEM 0.18
TRX 0.03
JST 0.025
BTC 18693.04
ETH 569.52
SBD 3.09