Língua Portuguesa: Um Amor para a Vida Toda!

in #blog7 years ago (edited)

Boa noite!

Antes do dia de hoje terminar, queria deixar aqui algumas palavras relativamente à língua portuguesa. E para falar da língua portuguesa, terei de falar, inevitavelmente, de mim, da minha história e das minhas raízes.

Desde os primeiros anos de vida que senti uma necessidade fora do normal para com o mundo das palavras. Lembro-me, como se fosse ontem, do quanto gostava de tocar na capa dos livros, de sentir o cheiro do papel, de perguntar o significado de todas as palavras que não me diziam nada. Pouco a pouco, fui sendo uma menina que vivia dentro e com as palavras. Acredito que esta vivência, este contacto com histórias e personagens tão diferentes e tão únicas, desenvolveu a sensibilidade que tenho hoje quando me deparo com alguns tipos de arte, principalmente com a escrita e com a música.

A língua portuguesa é muito mais do que a língua que eu falo no dia-a-dia. A língua portuguesa é muito mais do que um estereótipo. Há um significado mais profundo. Mais intenso. A língua portuguesa é a minha melhor amiga desde a infância. É através dela que eu exprimo as minhas ideias. É através dela que eu falo sobre os meus sentimentos e a minha saudade. É através dela que me revelo na minha forma mais transparente. É através dela que eu demonstro ao Mundo tudo o que crio, tudo o que invento e uma parte do que sou.

Em momento algum, desde que ganhei consciência do quanto eu sou cada palavra, derramei palavras ao vento sem cuidado. Sem atenção. Porque quando escrevo cada palavra, escrevo com honra. Com orgulho. Mesmo que, por vezes, tenha algum defeito, alguma falha de pontuação, algum erro de distracção. Porque mesmo quando eu falho, eu falho com amor. Porque escrevo com amor. Com o coração que, desde sempre, pertenceu a esta língua.

eric-ward-342202.jpg
Ref: https://unsplash.com/photos/P6NhhvGIL9k

Obrigada pela leitura!!

Beijinhos,
@a-quarius

Sort:  

É uma língua bem complexa, também compartilho do seu post, prefiro as melodias e escritas em português. E a cada dia aprendo uma palavra que não tinha ideia, nova. Parabéns pelo texto, repleto de empatia.

É verdade! Tem tanto de complexa como de inspiradora! Acredito que sim! É uma aprendizagem constante que fica e permanece. Muito obrigada, @matheusggr !!

Cara, nos periodos que ficava fora do país, não tem ideia de como ficava feliz em encontrar alguem que falasse português. Parece uma consulta de terapia, pois como disse, era o momento que conseguia me expressar melhor . Por mais que falemos outro idioma, a gente a gente não consegue expressar o "todo eu" que queremos de verdade. Parece que sempre fica algo entalado na garganta.

Tem uma historinha do manuel bandeira , que adorava o nome de um hotel: Península Fernandes. um dia, não resistiu, entrou e interpelou o dono, português. "Fernandes porque é meu nome". "e Península porque é uma palavra linda". bandeira explica assim o significado da poesia.

Que bonito! Não há como negar a beleza e a magia inerentes à língua portuguesa! 😊

Olá @a-quarius, fiz um post mencionando você por causa da sua publicação! Se puder, espero que possa conferir : https://steemit.com/pt/@coyotelation/leitura-com-o-coyote-um-bom-livro-despedida-na-praia-e-reflexao-003. Tudo em prol de uma boa interação para nossa comunidade #pt. Até mais!

Muito obrigada pelas suas palavras! :D Senti-me lisonjeada!

Gostei demais da forma que você se expressou. Lindo seu texto! Nossa língua é realmente bela!

Muito obrigada, @alinequeiroz !! É um tema muito sensível para mim. Eu sinto muito essa questão da língua portuguesa.

Olá, seu texto foi sugerido por um usuário e consta na Galeria de Leitura do Projeto Lusofonia. Visite a publicação aqui para a lista completa de textos indicados: [Galeria de Leitura 2ª Edição]: Publicações Sugeridas pelos Usuários e pelo Projeto Lusofonia.

Abraços, luz e sucesso!

Obrigada! 😊

Coin Marketplace

STEEM 0.20
TRX 0.14
JST 0.029
BTC 67544.78
ETH 3225.94
USDT 1.00
SBD 2.65