#3 Escritores Portugueses: Camilo Castelo Branco!

in blog •  11 months ago

Boa noite!!

Hoje venho falar-vos de mais um escritor português de grande relevância no panorama literário: Camilo Castelo Branco!

camilo-castelo-branco-resumo-e-obras.jpg
Ref: http://rbscd.cm-santacombadao.pt/camilo-castelo-branco-e-o-escritor-do-mes-na-biblioteca-municipal/

Camilo Castelo Branco nasceu no dia 16 de Março de 1825 em Lisboa. No ano de 1843, entrou na Escola Médico-Cirúrgica na cidade do Porto, mas não concluiu o curso. Publicou os seus primeiros trabalhos literários no ano de 1845. Após vivenciar uma crise espiritual em 1850, decidiu entrar no Seminário do Porto, optando por viver uma vida religiosa. Esta opção não se prolongou muito no tempo e, depressa, recuou na sua decisão.

Em 1863, publicou “Amor de Perdição, a sua obra mais famosa. A sua vida, sempre atribulada, deu-lhe inspiração para elaborar este livro. Os costumes de Portugal existentes no seu tempo assim como as características do povo português eram, também, muitas vezes, retratados nas suas obras.

Camilo Castelo Branco foi um dos primeiros escritores portugueses a viver apenas da literatura. A sua obra é composta por mais de cem livros, passando por satíricas, enredos de mistério ou terror. Em 1889, torna-se uma celebridade nacional como escritor e recebe, por isso, uma homenagem da Academia de Lisboa.

Após descobrir uma doença que iria deixá-lo cego, Camilo Castelo Branco entrou numa profunda depressão e, como consequência, suicidou-se no dia 1 de Junho de 1890 em Vila Nova de Famalicão.

Authors get paid when people like you upvote their post.
If you enjoyed what you read here, create your account today and start earning FREE STEEM!
Sort Order:  

Bom post ;) @a-quarius

·

Obrigada! ☺

·
·

O seguinte tem que ser o Camões de VR
:D

Quando fiz Letras, havia duas matérias obrigatórias sobre Literatura Portuguesa e conheci os autores que você está descrevendo em suas publicações. Porém, devo confessar que Camilo Castelo Branco ficou na minha memória por conta do livro que mencionou. É muito bonito, realmente e, quem não conhece, deveria, pelo menos, folheá-lo.

Obrigado pela grande iniciativa de falar sobre autores de Portugal. Belos escritores!

Abraços, paz e bem! =)

·

Obrigada eu pelo seu feedback! 😊 Como escritora, interesso-me bastante por literatura. Não leio tanto quanto gostaria pois o trabalho não mo permite. Mas gosto sempre de fazer parte deste universo das letras! 😊

Gostaria de sugerir uma publicação sua com os livros que considera serem um clássico da literatura portuguesa, e que todos deviam ler pelo menos uma vez na vida. :)

·

Obrigada pela sugestão! Irei segui-la! 😊

·
·

Que bom! Fico ansiosa por ver essas sugestões :)