#1 Escritores Portugueses: Almeida Garrett!

in #blog6 years ago (edited)

Boa noite!!

Hoje venho falar-vos de um escritor português de grande relevância no panorama literário: Almeida Garrett!!

Almeida_Garrett_por_Guglielmi.jpg
Ref: https://pt.wikipedia.org/wiki/Almeida_Garrett

Almeida Garrett nasceu em 1799 na cidade do Porto. Nesta cidade, passou a sua infância em contacto com a alta sociedade burguesa e, aos 10 anos, foi para os Açores com a sua família. Nos Açores, deu início à sua formação literária sob a tutela do bispo de Angra.

No ano de 1816, entra na Universidade de Coimbra. O ambiente académico foi essencial para entrar na vida política e filosófica. Participou, também nesta época, no movimento que conduziu à revolução de 1820. No ano seguinte, publicou o seu primeiro livro chamado O Retrato de Vénus.

Paralelo a este percurso literário, Almeida Garrett envolve-se na história política do Liberalismo. A revolução liberal foi um momento fugaz de entusiasmo, mas a sua duração foi curta e, por isso, Almeida Garrett foi obrigado a deixar Portugal. Por ter de abandonar o seu país e permanecer em países como França e Inglaterra, ganhou um conhecimento mais aprofundado sobre o movimento cultural europeu nas suas vertentes artística e ideológica. O resultado mais fiel desta experiência é a publicação dos poemas “Camões e Dona Branca”, sendo estes os primeiros textos românticos portugueses.

Em 1832 regressou a Portugal e fez parte da expedição liberal comandada por D. Pedro. Para Almeida Garrett, este feito foi uma espécie de momento heróico, incorporando, assim, o Batalhão Académico. Participou nas reformas legislativas, embora se afastasse tempos mais tarde devido às suas missões diplomáticas fora do país. Em 1836, regressa à vida política através de Passos Manuel. Faz parte das Cortes Constituintes e auxilia na redacção da Constituição de 1838. Paralelamente ao seu papel de deputado, Almeida Garrett assume grande importância no programa de educação cultural, nomeadamente na renovação da dramaturgia nacional. Cria uma Inspecção Geral dos Teatros, do Conservatório de Arte Dramática e do Futuro Teatro Nacional. É de salientar que cria, ainda, o Entreato – Jornal de Teatros e leva à cena a peça Um Auto de Gil Vicente.

Durante os próximos 40 anos, Almeida Garrett destaca-se na oposição sob o regime autoritário de Costa Cabral. Contudo, o entusiasmo vai diminuindo e ele acaba por se afastar da vida pública em 1847. Neste período, algumas obras da sua autoria foram publicadas, nomeadamente O Alfageme de Santarém, Frei Luís de Sousa, Viagens na minha Terra, entre outras.

Almeida Garrett morreu no dia 9 de Dezembro de 1854.

Sort:  

Um grande escritor sem dúvida nenhuma!

É mesmo! :D

Muito bom post... não conhecia muita da vida dele confesso...

Fico contente por contribuir um pouco para aumentar o conhecimento da vida dos escritores portugueses!

Gostei de saber um pouco sobre a vida dele. Não conhecia.

Que bom!! 😊

Olá @a-quarius, fiz um post mencionando você por causa da sua publicação! Se puder, espero que possa conferir neste post. Tudo em prol de uma boa interação para nossa comunidade #pt. Até mais!

Muito obrigada, amigo! 😊

De nada, estamos aqui pra sempre apoiar! ;D

Coin Marketplace

STEEM 0.33
TRX 0.11
JST 0.031
BTC 67508.70
ETH 3753.40
USDT 1.00
SBD 3.73