BITCOIN é uma INVENÇÃO.

in #blockchain7 years ago

O que é Bitcoin?
É uma INVENÇÃO. É dinheiro. Mas está para o papel moeda como o avião está para o cavalo.
A peça chave desta INVENÇÃO se chama TRANSAÇÃO.
A transação é a BASE da tecnologia, e ela é gerada no Node Client.
São duas etapas de trabalho: primeiro a geração das transações.
Depois o envio destas transações para a criação de um bloco.
Uma vez criado o bloco, numa maquina DIFERENTE do Client Node, esta maquina fica tentando descobrir por tentativa e erro QUAL A SENHA que resolve a pergunta que legaliza o bloco. TODAS as mineradoras trabalham nesta etapa AO MESMO TEMPO NO MESMO BLOCO. quem descobrir primeiro, propaga a SENHA, todas mineradoras então descartam este trabalho e passam para o proximo bloco.
Este bloco assim descoberto é devolvido para o CLIENT NODE, que EMPILHA ESTE BLOCO de transações, e começam a lançar TODAS AS NOVAS TRANSAÇÕES no próximo bloco, cuja PERGUNTA, é formulada POR TODOS OS CLIENT NODES igualmente e independentemente uns dos outros, e com a hash tag da pergunta, mandam pra mineradora achar a senha da resposta.
Enquanto isto, TODOS OS CLIENTS nodes estão empilhando transações nos nodes.
Assim...NÃO EXISTE existe BITCOIN. Existe só a TRANSAÇÕES anotadas numa lista, chamada de BLOCK.
A mágica se dá quando uma mineradora descobre a senha da pergunta: o client Node que tem esta mineradora, destrava o script e a primeira transação do bloco tem registrado o numeral ( atualmente de 12,5 bitcoins), que é ANOTADA na primeira transação do block como input de 12,5 bitcoins pro endereço do minerador.
VOILÁ...uma nova transação é CRIADA - assim é criado valor - e o dono da mineradora pode gastar.
Daí em diante, tudo é registro de recebimento e pagamento, recebimento e pagamento.
E assim a moeda circula
o total de moedas é, calcule, de 21 milhos de bitcoins; e o denominador de divisão de cada unidade bitcoin é 1/100.000.000
então o TOTAL de transações possiveis é infinito, mas o universo unitário da menor transação é 21.000.000.000.000.000 sitochis.
: Litecoin tem 4 vezes isto
assim....Bitcoin é pra comprar casa, pagar divida externa, comprar carro, etc.
: Litecoin é pra pagar cafézinho
: as duas JÁ PEGARAM

veja....comprei 100 litecoins na quinta por 26 dolares cada, hoje esta valendo cada litecoin 46 dolares.
Litecoin estava adormecida, como esta ainda Ethereum, que na semana retrazada passou de 100 dolares pra 350, e bitcoin, que passou nos ultimos meses de 800 dolares para 3 mil dolares.
quanto mais crise internacional, quanto mais crise nacional, MAIS ESTAS MOEDAS VAO EXPLODIR.
entao...
o segredo é as pessoas poderem entrar no sistema, transacionar com as moedas.
assim...se tivermos client nodes, e houver uma pane de comunicação internacional na rede, temporaria, os usuários de bitcoin eaesolvidos, tentando enviar pra solução.
: mesmo que demore, assim que se recuperar a propagação, - e basta um nó adicional - o sistema se recompoe automaticamente, recuperando -se o tempo perdido até que os blocos sejam confirmados, e "enterrados" no BLOCkchain
Este BLOCKCHAIN, é como o registro da conta corrente do banco.
os blocos vão ficando enterrados em baixo da pilha, e cada vez que uma nova transação é feita, o clientNode vai buscar a transação de origem, o dinheiro que voce tem, na pilha enterrada.
É assim que funciona.
quanto mais enterrado os blocos na blockchain, menos possivel de serem modificados.
quase impossivel mudar a block chain depois de novos seis blocos terem sido empilhados.
veja eu.
Tenho dois bitcoins duas transações de bitcoins, de valor igual a um bitcoin cada.
Devem estar hoje enterrados há uns 15 mil blocos na blochain.
em algum bloco, 15 mil blocos abaixo do bloco mais recente.
Quando eu quizer usar o meu bitcoin, QUALQUER cliente NODE, em QUALQUER lugar do mundo vai buscar no SEU BLOCKCHAIN que ele construiu a partir do primeiro bloco em 2009, do Satochi, e VOILá, lá está o registro que eu tenho 1 bitcoin.
no registro indica também que SO´A MINHA chave, ou quem tem a minha chave, pode transferir aquele valor indicado, pra alguem
quando eu transfiro, aquele meu registro fica cancelado, um novo registro é criado com o que eu tinha, o que eu gastei, o troco que permanece no meu hash, a taxa q vai pro endereço de quem minerou, e o valor q vai pra quem foi a nova quantia.
e duas novas transaçoes sao feitas no bloco da hora, indicando que eu peguei tanto bitcoin e transferi pra quem eu paguei, e eu peguei a diferença do bloco enterrado e transferi pra mim mesmo, e duas novas transações ficam anotadas na lista de transações do bloco da hora
e daí....pau nas mineradoras pra resolver a SENHA do bloco, a resposta à nova pergunta mágica que libera novos bitcoins, e que funcionam como estimulo para que TODOS os nós que processam transações FUNCIONEM,
não importa quem resolver a senha do bloco, uma vez o bloco resolvido, TODAS AS TRANSAÇÕES até aquele bloco ficam registradas no bloco resolvido, porque todos os blocos estão sabendo de todas as transações que estão ocorrendo ao mesmo tempo em todos os blocos por peer-to-peer.
o sistema é PRÉ configurado para haver estatisticamente UM bloco descoberto a cada 10 m inutos.
se por acaso, duas ou mais mineradoras descobrirem a senha quase no mesmo tempo, os demais client nodes vão julgar qual o bloco que descobriu antes, e empilhar este bloco na sua lista de blocochain
e todas as novas transações este client node manda pro novo bloco.
bem....
deu pra entender?
leia com cuidado
acho que consegui resumir bem.⁠⁠⁠⁠
Qualquer dúvida, me pergunte!

Sort:  

Parabéns @gelson, é o primeiro post em Português que vejo no steemit. Upvote e resteem

Olá pf-coin, eu também tenho posts publicados no Steemit. Hoje eu publiquei um post sobre o modo como surgem os bitcoins. Veja o link abaixo.
https://steemit.com/bitcoin/@adilsontsilva/como-surgem-bitcoins

Coin Marketplace

STEEM 0.17
TRX 0.13
JST 0.027
BTC 60699.39
ETH 2655.06
USDT 1.00
SBD 2.59